null Alunos e professores celebram conquistas nos Encontros Científicos 2021

Qui, 25 Novembro 2021 16:23

Alunos e professores celebram conquistas nos Encontros Científicos 2021

O evento acadêmico da Universidade de Fortaleza aconteceu em outubro e premiou 58 trabalhos de docentes e discentes de várias áreas do conhecimento


A estudante Lídia Baima (à direita) recebe seu certificado de 1º lugar junto à sua professora orientadora, Luciana França. (Foto: Acervo pessoal)
A estudante Lídia Baima (à direita) recebe seu certificado de 1º lugar junto à sua professora orientadora, Luciana França. (Foto: Acervo pessoal)

Os Encontros Científicos da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, têm o intuito de incentivar a pesquisa científica e a prática da docência. Realizados anualmente, eles apresentam resultados nas mais variadas áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, Ciências Jurídicas, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências de Vida e Ciências Sociais Aplicadas.

Neste ano, a apresentação das atividades nos Encontros aconteceu de forma virtual, entre os dias 18 e 22 de outubro. Dos 188 trabalhados apresentados, foram 58 premiados em 1º, 2º e 3º lugares nos quatro segmentos distintos do evento: Encontro de Iniciação à Pesquisa, Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, Encontro de Iniciação à Docência e Encontro de Práticas Docentes.

Os alunos e professores da Universidade de Fortaleza que foram selecionados ao pódio de cada área celebram a conquista em 2021 e comentam sobre como foi a elaboração dos trabalhos, além da experiência de participar no evento acadêmico. Confira alguns destaques dos Encontros Científicos 2021 a seguir.

Autores e trabalhos em destaque

Samuel Lopes é estudante do curso de Administração e se destacou no XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Com um trabalho intitulado "Dinâmica das Posturas Estratégicas das Instituições de Ensino Superior Ex Ante e Durante a Pandemia da Covid-19”, ele conquistou o primeiro lugar na categoria “Ciências Sociais Aplicadas”.

“Eu e o professor Sérgio Henrique, meu orientador, fizemos esse projeto ativamente, buscando ajudar as instituições de ensino que enfrentaram essa situação tão atípica, como foi a pandemia. A premiação deste trabalho foi muito gratificante, confirmou a eficiência das estratégias que nós elaboramos”, afirma o  universitário.

Já no XXI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, a mestranda em Psicologia Letícia Bezerra ficou em primeiro lugar na categoria "Ciências Exatas e Tecnológicas”. Conquistando o destaque com a autoria do trabalho “O Uso do Sistema de Drenagem Sustentável Para Minimizar os Casos de Alagamentos na Cidade de Fortaleza”, ela revela que não esperava a classificação: “Fiquei muito surpresa, estou até agora sem acreditar. Esse resultado gerou uma felicidade imensa. Ver o trabalho sendo reconhecido é muito gratificante”.

A estudante explica que explorou, em seu projeto, um segmento que vem se aprofundando no mestrado. “Trabalhei uma temática que estou imersa, que é a psicologia ambiental. Com esse incentivo que a Unifor me deu, por meio do Encontro Científico, e com a empolgação do resultado, pretendo me aprofundar neste meio e nas soluções que desenvolvemos no trabalho”, acrescenta Letícia.

Com a produção da obra “Fibras Têxteis e o Vestuário do Idoso: Uma Revisão de Literatura”, a estudante e monitora institucional do curso de Design de Moda Lídia Baima conquistou a primeira colocação na categoria “Ciências Humanas” do XXI Encontro de Iniciação à Docência. “Fiquei bastante feliz, era o estímulo que eu necessitava para explorar ainda mais esse assunto”, diz a discente.

Lídia também reforça a importância da realização de ações como os Encontros Científicos. “Com essa mobilização da Unifor, conseguimos, por exemplo, nos aprofundar em temáticas do nosso interesse e aperfeiçoarmos a escrita científica. Para mim, que quero me tornar professora, é muito importante, pois consigo introdução no meio acadêmico”.

Solange Katio é professora do curso de Odontologia e ficou em primeiro lugar na categoria “Metodologias Inovadoras de Ensino/ Aprendizagem no Ensino Superior” do XIII Encontro de Práticas Docentes. Autora do trabalho “Estratégias Pedagógicas de Ensino Aplicadas na Clínica Integrada de Odontologia da Universidade de Fortaleza Durante a Pandemia de Covid-19”, ela celebra o resultado de seu projeto e enaltece a realização de ações de cunho científico: “Estou muito alegre com a premiação, é uma satisfação gigantesca. Foi maravilhoso participar de um movimento que exalta a academia. Mostrar o nosso trabalho e acompanhar o trabalho dos outros colegas é uma troca extremamente legal e que atribui muito conhecimento”. 

“Trabalhamos com uma metodologia aplicada na Clínica de Odontologia. Nós elaboramos, por meio da estrutura e tecnologia da Unifor, técnicas para compensar a falta de pacientes presenciais, devido a pandemia, sem que os estudantes fossem prejudicados. Essas técnicas foram aprovadas pelos discentes e pretendemos aperfeiçoá-las para o futuro. Isso prova que podemos continuar transmitindo conhecimento mesmo diante de situações adversas”, esclarece a docente sobre a escolha do seu tema.

Sobre os Encontros Científicos

O Encontro de Iniciação à Pesquisa reúne as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza e de outras instituições de ensino superior do país. Ele é composto pelas seguintes categorias: Ciências Jurídicas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Vida; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas.

O Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa é voltado para professores, pesquisadores, alunos e egressos de cursos de Pós-Graduação (especialização, mestrado acadêmico/profissional e doutorado) da Universidade de Fortaleza e de outras instituições de ensino superior do país e do exterior. Ele é composto pelas seguintes categorias: Ciências Jurídicas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Vida; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas.

O Encontro de Iniciação à Docência tem o objetivo de divulgar as atividades de monitoria realizadas pelos alunos dos cursos de Graduação da Unifor e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Ele é composto pelas seguintes categorias: Ciências Jurídicas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Vida; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas.

O Encontro de Práticas Docentes reúne professores e gestores para a socialização de práticas e compartilhamento de experiências.  Ele é composto pelas categorias Acessibilidade e Inclusão; Avaliação: Institucional, Curricular e Aprendizagem Institucional; Desenvolvimento Curricular: Formação Docente, Práticas Curriculares, Currículos Integrados; Metodologias Inovadores de Ensino/ Aprendizagem no Ensino Superior; e Tecnologias Educativas e Inovação no Ensino Superior: O Uso De Tecnologias Educativas em Tempos de Aprendizagem Remota.