null Dia T: evento expõe projetos desenvolvidos por alunos do Centro de Ciências Tecnológicas

Ter, 10 Dezembro 2019 12:44

10ª edição do evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Universidade de Fortaleza, no dia 7 de dezembro

O evento, promovido pelo Centro de Ciências Tecnológica (CCT), da Universidade de Fortaleza, ocorreu neste sábado (7), no Ginásio Poliesportivo da Universidade. Foto: Ares Soares.

Em sua décima edição, o Dia T possibilitou que os estudantes mostrem ao público acadêmico interno e externo, seus projetos desenvolvidos durante o semestre. O evento, promovido pelo Centro de Ciências Tecnológica (CCT), da Universidade de Fortaleza, ocorreu no último dia 7 de dezembro (sábado), no Ginásio Poliesportivo da Universidade.

Durante o evento, estiveram presentes todos os cursos pertencentes ao Centro, além de  empresas externas convidadas, influenciando diretamente na visibilidade dos projetos apresentados. As empresas montaram estandes e seus representantes estiveram abertos para esclarecer dúvidas sobre estágios para os interessados.

A professora Milena Barata destaca que a iniciativa é uma parceria entre a Central de Estágios do CCT e a Central de Carreiras da Universidade. “A Central de Carreiras possui um programa denominado ‘Ô de Fora’, em que empresas externas são convidadas para vir falar sobre seus planos de carreira. Fizemos essa parceria e conseguimos trazer hoje duas empresas, a Nasser Hissa Arquitetos Associados e a RAIZEN, empresa que trabalha com energias renováveis”, completa a professora, pertencente à supervisão de estágio.

Projetos de destaque

Entre os projetos apresentados, destaca-se o de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvido pela graduanda Maria Eduarda, durante a disciplina Ateliê I. “Meu projeto consiste em uma residência familiar, que teve como objetivo integrar a sala de jantar, com a varanda gourmet e a cozinha. Quis deixar o pavimento térreo integrado e o segundo pavimento reservei apenas para o setor íntimo, que inclui escritório, quartos e suíte master. Além disso, priorizei a integração com a natureza”, explica Eduarda.

A disciplina é ministrada também pela professora Milena Barata. Maria Eduarda ressalta a importância da experiência em sua questão profissional. “Desenvolvemos o projeto ao longo do semestre. Me senti motivada em saber desenvolver um projeto, ter a noção do que precisa entregar, como funciona, além da persistência em ir até o fim. O professor influencia muito em como nos sentimos, e a professora Milena nos deu muito suporte”, enfatiza a aluna.

Já o estudante do curso de Energias Renováveis, Fábio Araújo, desenvolveu um projeto sobre a produção de biomassa de microalgas. “Esse projeto é sobre a produção da biomassa de microalgas a partir de efluentes. No cultivo de microalgas convencional, é utilizado água comum e adicionado nutrientes. Aqui, reciclamos nutrientes que tem em águas de estação de tratamento e lagoas, para aproveitar esses nutrientes e produzir a biomassa da microalga. Usamos a lagoa e a estação de tratamento que tem na Universidade”, explica o aluno, que também é bolsista de Iniciação Científica.

Os estudantes do curso de Engenharia Civil iniciaram seu projeto baseado em seu grupo de estudos sobre a reutilização de materiais descartados na construção civil. “Visitamos a demolição ocorrida no Centro de Eventos, e a partir das amostras dos agregados, estamos estudando suas propriedades para fazer um traço e a partir deste, produzir os blocos intertravados que serão usados no novo estacionamento da Universidade. Além disso, os agregados maiores (graúdos maiores) serão utilizados para a pavimentação. Todo o material que está sendo descartado, será utilizado no estacionamento”, explana Karolina Alves, estudante do 9º semestre.

Meu Amigo quer ser #SOUCCT

Durante o Dia T, os alunos que obtiveram os melhores projetos desenvolvidos durante o  semestre, foram avaliados por seus respectivos professores e receberam medalhas de acordo com a sua classificação.

Além disso, o evento promoveu a ação “Meu Amigo quer ser #SOUCCT”, em que o aluno do centro leva para o evento três amigos pertencentes à outra instituição para visitar seis estandes de cursos diferentes e carimbar o seu passaporte dia T, para concorrer a sorteios e brindes.

Jackson Sávio, diretor do Centro, destaca que o evento promove a integração entre os cursos. “Potencializamos que os alunos apresentem projetos de forma integrada, temos uma competição das engenharias mecânica, de produção e civil em conjunto, incentivamos a multidisciplinaridade. Isso faz com que o profissional, desde o primeiro semestre, se prepare para o mundo em transformação. No futuro, precisaremos de profissionais que transitem por diversas áreas do saber, e é isso o que incentivamos”, destaca.