null Novidade na graduação: além dos cursos presenciais, Unifor oferece semipresenciais e EAD

Qui, 20 Maio 2021 12:55

Em seis cursos noturnos, parte das disciplinas poderá ser cursada a distância. O objetivo é oferecer uma nova opção de formação semipresencial para alunos que apostam na qualificação, mas dispõem de menos tempo para frequentar o campus

A Unifor viabiliza que alunos possam cursar parte das disciplinas em EAD  e outras presencialmente (Foto: Getty Images)
A Unifor viabiliza que alunos possam cursar parte das disciplinas em EAD e outras presencialmente (Foto: Getty Images)

Investir na própria qualificação depende também de encontrar soluções possíveis para fazer caber horas de aprendizado no cotidiano de muitos compromissos. A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, busca oferecer, ao mesmo tempo, qualidade e diversidade nas opções de graduação para alunos dos mais diferentes perfis. Por isso, a partir do semestre 2021.2, seis cursos presenciais passam a disponibilizar parte das disciplinas em EAD. As novas oportunidades de formação semipresencial são para as Engenharias Civil, Mecânica e de Produção, Administração, Ciências Contábeis e Marketing.

Os alunos que fizerem a escolha por essas graduações no turno da noite terão a opção de continuar frequentando o campus em alguns dias da semana, mas contam também com a disponibilidade de parte das disciplinas na modalidade EAD. Quem sonha com uma segunda graduação, o aluno que precisa conciliar trabalho e estudo ou ainda quem precisa dividir o tempo para cuidar de familiares e tarefas do lar ganha mais oportunidades para estudar na melhor universidade particular do Norte e Nordeste.

Com essas novas opções, a depender da matriz curricular, os alunos poderão cursar até um limite de 40% das disciplinas a distância, como explica a assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza, professora Maria Cristina Germano Maia.  Em um primeiro momento, os cursos que oferecem essa flexibilidade são dos Centros de Ciências Tecnológicas (CCT) e de Comunicação e Gestão (CCG).

Formação semipresencial

A busca pelo conhecimento é uma constante para os profissionais que querem se manter em atuação em um mercado cada vez mais exigente. Apostar na qualificação em uma universidade de tradição como a Unifor requer olhar para as possibilidades mais viáveis e contar com suporte para desenvolver a própria carreira. O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor, Jackson Sávio, destaca esse acompanhamento.

“A Universidade de Fortaleza está disponibilizando aos alunos dos cursos de engenharia no turno da noite a comodidade e flexibilidade de cursar disciplinas em formato semipresencial, desta forma ele precisará vir apenas três vezes por semana ao campus, contando com professores e tutores que acompanharão seu percurso acadêmico de forma personalizada”, explica o professor.
A oportunidade reforça a missão da Unifor, que é “contribuir para o desenvolvimento humano por meio da formação de profissionais de excelência e da produção do conhecimento”, e valores como o de considerar “o aluno como centro do processo educacional”.

“Esta novidade possibilitará flexibilidade a estes alunos, sendo baseada em um arranjo pedagógico motivador que utilizará técnicas e ferramentas inovadoras, permitindo uma aprendizagem significativa e uma formação diferenciada, características dos profissionais egressos da Unifor e reconhecidas pelo mercado”, destaca Jackson Sávio.

A professora Danielle Coimbra, diretora do CCG, também reforça a importância de a Universidade de Fortaleza estar sempre conectada com as demandas dos alunos. “Atentos às mudanças e alinhados às necessidades de novos modelos e estratégias no processo de formação, lançamos os cursos presenciais flexíveis. Esta nova modalidade é o casamento perfeito entre o melhor do EAD e uma presencialidade significativa, que fomenta os encontros, a troca de experiências e a ampliação do networking”, avalia.

Para Danielle Coimbra, trata-se de uma experiência para quem deseja estudar com flexibilidade, “sem a necessidade de se deslocar todos os dias para a universidade, e ao mesmo tempo, desfrutar da companhia dos colegas, das vivências e principalmente dos relacionamentos, que só se fortalece no ambiente presencial”.

Estude na melhor

A Universidade de Fortaleza conta com 31 cursos de graduação e é considerada a melhor instituição de ensino particular do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) pelo oitavo ano consecutivo. A qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Unifor também é reconhecida internacionalmente. A instituição cearense está entre as melhores universidades do mundo para estudar de acordo com dois rankings de âmbito mundial: o “World University Rankings 2021”, feito pela entidade britânica Times Higher Education (THE), e o QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Escolha agora seu curso de graduação e aproveite a flexibilidade da formação semipresencial.