angle-left Projetos de extensão da Unifor proporcionam experiência extraclasse para alunos

Qui, 13 Dezembro 2018 09:55

Projetos de extensão da Unifor proporcionam experiência extraclasse para alunos

Os alunos têm a oportunidade de participar de visitas técnicas, aulas de campo e viagens institucionais através da universidade.


Alunos do Pau de Arara no Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras (PB). Foto: Jari Vieira.
Alunos do Pau de Arara no Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras (PB). Foto: Jari Vieira.

A educação na Universidade de Fortaleza (Unifor) ultrapassa os muros institucionais. Com projetos que aliam turismo e aprendizagem, os alunos da Unifor têm a oportunidade de realizar visitas técnicas e aulas de campo, através das quais podem obter experiências de imersão cultural em outra cidade ou estado, adquirindo conhecimento a partir da exploração dos locais visitados com a orientação de seus professores, que ministram aulas extraclasse nos locais visitados. 

São exemplos desses projetos o Pau de Arara e o Bagagem, ambos ações de extensão do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor. Os estudantes inscritos viajam até determinada cidade, pré-definida no ato de divulgação do evento, onde vão acompanhados de professores, técnicos de laboratórios e colegas de classe. 

No caso dos alunos do curso de Direito (CCJ), a experiência imersiva acontece através de aulas de campo e visitas jurídicas proporcionadas pelos professores, e também pelo Projeto Cidadania Ativa. Com visitas em cidades históricas, como Baturité e Redenção, e em presídios e penitenciárias, os estudantes têm a oportunidade de aliar as técnicas e conceitos aprendidos em sala de aula à prática jurídica em campo. 

Para os alunos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as experiências imersivas são realizadas através de aulas de campo promovidas pelos professores dos centros. Sejam elas aulas internas, dentro da própria universidade ou externas, em lojas e fábricas de materiais de construção, como é o caso dos alunos de cursos como Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, ou em Hospitais e Clínicas, para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição.  

O Projeto Pau de Arara

Com o objetivo de aproximar os alunos de Comunicação com a cultura nordestina, o projeto propõe realizar visitas ao interior do Nordeste, incentivando a  produção de fotografias artísticas e documentais dos locais. 

Coordenado pelo professor dos curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Jari Vieira, o projeto Pau de Arara foi criado em 2004 e já percorreu cidades nordestinas como Exu (PE), Barbalha (CE) e Cabaceiras (PB). Os registros feitos pelos alunos são posteriormente expostos ao público através de exposições. Em 2007, os alunos que participaram do Pau de Arara e submeteram suas fotos para avaliação no prêmio Intercom, ganharam a premiação nas categorias de fotografia. 

A próxima parada do projeto acontece de 17 a 20 de dezembro e será na cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará, localizada na microrregião do Cariri. Os alunos irão visitar Fundação Casa Grande, onde realizarão, dentro da fundação, uma exposição fotográfica de fotos tiradas anteriormente pela edição do projeto em 2015. A estátua de Padre Cícero e o ateliê do artista Espedito Seleiro também fazem parte do roteiro da viagem. 

O projeto Bagagem 

O Projeto Bagagem, realizado pelo curso de Administração da Unifor, tem o objetivo de realizar viagens técnicas para visitar empresas consideradas de classe mundial e líderes de seus segmentos para troca de experiências em gestão e administração. 

A última edição do projeto visitou a metrópole de São Paulo, onde os alunos visitaram as empresas Bayer, Mercedes-Benz e Novartis. Após a visita, os alunos participantes devem produzir um relatório sobre o que foi aprendido durante as visitas. A viagem vale como atividade complementar, na qual o aluno recebe um certificado de participação. 

Processo Seletivo Unifor

A Unifor realiza o Processo Seletivo Continuado 2019.1. Nesta etapa serão utilizados três critérios para a seleção: a Prova, que acontece dia 15 de dezembro, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Escore Unifor, aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1 aplicado no dia 21 de outubro, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha.

Será aceito o uso da nota do Enem de 2015 a 2017, contanto que o candidato não tenha zerado nenhuma prova objetiva, nem a Redação. Nessa fase, a classificação dos candidatos inscritos na modalidade será feita obedecendo-se a ordem decrescente da média aritmética das notas do Enem até o limite de vagas ofertadas. Para esta modalidade, não será cobrada taxa de inscrição.

Já para quem vai optar pela modalidade de Prova Unifor, as inscrições já estão abertas para cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura). A prova será aplicada no dia 15 de dezembro, de 8h30 às 11h30, no campus da Unifor. A taxa de inscrição para a modalidade de Prova Unifor será de R$ 50,00 para cursos de Bacharelado e Licenciatura.

O Escore Unifor é aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1, aplicado no último dia 21 de outubro, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha. Dessa forma, o escore obtido anteriormente pelo candidato poderá ser usado para classificação em outro curso.