Fonoaudiologia Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Fonoaudiólogo usa aparelho em paciente.

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Fonoaudiologia de Fortaleza; e trabalhar com promoção da saúde, prevenção, avaliação, pesquisa, diagnóstico e tratamento nas diversas áreas, tais como: voz, linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva.

e planeja…

… atuar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, maternidades, unidades básicas de saúde e emissoras de televisão, dentre outros, em todo o ciclo de vida do ser humano.

Período
Manhã

Duração
4 anos

Vagas
40

Informações para contato

Coordenadora: Profª. Fernanda Sampaio

  • E-mail de contato: fonoaudiologia@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3203
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04

Por que cursar Fonoaudiologia na Unifor?

Na Unifor, você será formado para trabalhar como profissional generalista capaz de atuar na comunicação e deglutição humana, em pesquisa, promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação, reabilitação e aperfeiçoamento destas funções. Como fonoaudiólogo, vai poder aplicar seus conhecimentos técnico-científicos com competência, responsabilidade e ética.

Avaliado com conceito 4 pelo MEC, o curso vai capacitá-lo a atuar em todo o ciclo de vida do ser humano, desde o nascer até o envelhecer. Como egresso da Unifor, você pode trabalhar em associação com outros profissionais como fisioterapeutas, médicos (cirurgiões, oncologistas, otorrinolaringologistas, neonatologistas, neurologistas, pediatras), nutricionistas, cirurgiões-dentistas (odontopediatras, ortodontistas e cirurgiões buco-maxilo-faciais), pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outras especialidades. Seus conhecimentos habilidades e atitudes permitirão o exercício da profissão nas mais diversas áreas e espaços de atuação, tais como:
• Hospitais e maternidades
• Clínicas
• Home Care
• Postos de Saúde - UAPS/NASF
• Escolas, Creches e Berçários
• Meios de Comunicação: TV, Rádio
• Empresas de Call Center, Telemarketing
• Secretarias de Saúde e Educação (Gestão)
• Teatro, conservatórios e indústrias
• Empresas de aparelhos auditivos

Aqui, você estuda a partir de um currículo integrado, com visão generalista e baseado em competências. Isso possibilita ao aluno uma experiência teórico-prática desde o primeiro semestre. A proposta do curso está pautada em uma matriz por competências e fundamentada nas diretrizes curriculares nacionais, ofertada na modalidade de bacharelado, com finalização em 4 anos ou até em 3 anos e meio.

A graduação em Fonoaudiologia tem como eixo central de estudo a deglutição e comunicação humana, a qual se divide em onze grandes áreas: Voz, Audição, Motricidade Orofacial, Linguagem, Saúde Coletiva, Disfagia, Gerontologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia e Fonoaudiologia Neurofuncional.

Como aluno de Fonoaudiologia, você tem a oportunidade de atuar nos projetos de pesquisa e extensão. Alguns deles são desenvolvidos em parceria com outros cursos do Centro de Ciências da Saúde. Entre as iniciativas, estão o Projeto Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica, o Ambulatório de Tontura, Disfagia e Dislexia, o núcleo de linguagem e o clube da transcrição, atuação interdisciplinar da fonoaudiologia e odontologia na clínica infantil e na prótese dentária, grupo de estudos em voz - UNIVOZ e em estimulação precoce. A clínica-escola do curso está inserida no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), que realiza desde exames a terapias fonoaudiológicas.

Há ainda ligas acadêmicas interdisciplinares e a Empresa Júnior de Fonoaudiologia – CEFONO.

Espaço de estágio para os alunos do Centro de Ciências da Saúde, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) oferece atendimentos fonoaudiológicos de excelência e espaços de práticas discente como: salas de audiologia, salas de fonoterapia, salas de monitoramento, arsenal de materiais, laboratório de voz e espaço vivenciar. Sob a supervisão dos professores, você vai poder aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

O curso de Fonoaudiologia da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3