Objetivo Geral

Apresentar as modernas técnicas de gestão de processos, riscos, controles e indicadores.

Objetivos Específicos

Permitir que os egressos do curso possam criticar estruturas de processos propondo melhorias, identificar e avaliar riscos e controles e desenvolver metas e indicadores para os mais variados níveis de gestão.

Público Alvo

• Alunos de administração, contábeis e engenharia de produção a partir do 5º semestre, alunos de tecnologia em gestão da qualidade, recursos humanos e alunos de processos gerenciais a partir do 3º semestre e profissionais experientes das áreas de:
    • Gestão de operações;
    • Auditoria interna e/ou externa;
    • Processos;
    • Controles Internos;
    • Compliance;
    • Gestão de riscos;
    • Business Intelligence;
    • Planejamento;
    • Consultoria gerencial;
    • Controladoria;

Conhecimentos necessários para participação no curso

Excel básico.

0 Mês

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3114
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Até 01 de junho de 2018, ou enquanto houver vagas.

de 11 a 15 de junho de 2018.

18h30 às 22h30 (2ª a 6ª feira)

Mapeamento de processos AS IS e TO BE

Desenvolvimento de POPs (procedimento operacional padrão)

Desenvolvimento de planos de ação com 5W2H

Metodologia de análise SIPOC

Utilização do diagrama de Ishikawa para análise de processos

Gerenciamento de mudanças

Identificação e categorização de riscos

Criação da matriz RACI

Análise e tratamento de riscos

Criação de mapas de riscos corporativos

Criação de matriz de avaliação de riscos

Construção do portfólio de riscos

Mitigação dos riscos de fraude

Formatação de controles internos

Limitações dos controles internos

Função controle e ferramentas de controle

Controles preventivos

Controles detectivos

Matriz de relação entre processos, riscos e controles

Otimização de controles

Tipificação de indicadores de desempenho

Elementos formadores de um indicador

Criação de metas de desempenho

Matriz "motor" de criação de indicadores

Wellington Alencar da Silva

Profissional formado em Administração de Empresas (UECE) e Contabilidade (UNOPAR), pós-graduando em Auditoria, Finanças e Controladoria (FGV), com quase 10 anos de experiência na área gerencial. Possui sólida experiência e conhecimentos em auditoria e consultoria, tendo prestado serviços para algumas das maiores empresas do mundo no Brasil e na América Latina. É um profissional certificado pelo The Institute of Internal Auditors com as certificações internacionais CIA e CCSA. Atualmente é Gerente Geral de um hospital privado com fins lucrativos, Professor de Educação Executiva e autor do blogwww.produtividademaxima.com.

Matrícula de R$ 455,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco reais).

**Condições especiais para pagamento

Formas de Pagamento

Para efetuar a inscrição (ou pré-inscrição) neste curso, basta clicar na aba “Inscreva-se já” e preencher com os seus dados. Ao final deste processo, você escolhe a forma de pagamento, que pode ser por meio de boleto bancário ou cartão de crédito (online ou presencial).

O boleto pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e na Tesouraria da Unifor (térreo do prédio da reitoria – ao lado da Divisão de Assuntos Estudantis).

Se optar pelo pagamento com cartão de crédito na modalidade on line, você pode parcelar em até 6 vezes nas bandeiras VISA ou MASTERCARD. Na modalidade presencial também são aceitos os cartões Dinners, Hipercard, American Express e Elo.

Política de Descontos

A universidade pratica a seguinte política de descontos nas mensalidades dos cursos de curta duração:

• Ex-aluno Unifor: 10 a 15%

• Funcionários Unifor: 10% a 15%

Os descontos não são cumulativos e estão condicionados à regularidade do egresso junto à Universidade. Para fins de desconto, são considerados ex-alunos os graduados e/ou pós graduados pela Unifor.

Para receber o desconto, você deve se dirigir à secretaria da Pós-Graduação com o boleto impresso e ir à Tesouraria da Unifor (térreo do prédio da reitoria – ao lado da Divisão de Assuntos Estudantis) e efetuar o pagamento.