52 pesquisadore(a)s da Unifor estão entre o(a)s cientistas mais influentes do mundo; sete figuram na lista dos 20% mais citados
qui, 7 março 2024 17:14
52 pesquisadore(a)s da Unifor estão entre o(a)s cientistas mais influentes do mundo; sete figuram na lista dos 20% mais citados
O AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais
A Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - celebra mais uma importante conquista da sua comunidade científica! Segundo o sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadore(a)s individuais do ranking AD Scientific Index 2024, 52 do(a)s cientistas mais influentes do mundo estão na Unifor. A instituição aponta ainda que a universidade possui sete pesquisadore(a)s entre os 20% mais citados no mundo, além de cinco entre os 10% mais citados na América Latina.
Desenvolvido em 2021 pelo Prof. Dr. Murat ALPER (MD) e pelo Prof. Dr. Cihan DÖĞER (MD), o AD Scientific Index utiliza os valores totais e dos últimos seis anos do índice i10, h-index e pontuações de citações no Google Scholar. Utilizando um total de nove parâmetros, mostra a classificação de cientistas em 11 áreas (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e de Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras). A edição de 2024 analisou 23.189 instituições do mundo, sendo 2.064 da América Latina e 578 do Brasil.
Ana Maria D’Ávila Lopes
Pesquisadora na área de Direito Constitucional, a professora Ana Maria D’Ávila Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), é uma das integrantes da lista dos cientistas mais citado(a)s no mundo. Para a docente esse reconhecimento é produto de uma vida dedicada à pesquisa, que não se limita ao trabalho solitário da leitura de livros e artigos científicos ou à escrita diante de uma tela do computador, mas que se enriquece e se renova todo dia com o diálogo acadêmico.
“A Unifor propicia esse diálogo, seja com meus colegas do PPGD (o melhor do Norte-Nordeste do Brasil), seja na sala de aula da graduação ou da pós-graduação, onde os alunos me instigam a estar sempre atualizada, ou nas reuniões do meu grupo de pesquisa, cujas atividades são diretamente financiadas pela Instituição. O reconhecimento do ranking do AD Scientific Índex não é, portanto, só meu, mas de todos os que fazem possível que eu possa ser uma pesquisadora”, destaca.
Geraldo Bezerra da Silva Junior
Geraldo Bezerra da Silva Junior, pesquisador da área de Nefrologia, docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e Saúde Coletiva, ressalta que, ao reconhecer os pesquisadores mais citados no mundo por área de conhecimento, região e instituição de ensino/pesquisa, é possível mapear onde a ciência é mais produtiva. Ele acrescenta que o parâmetro da citação é tão importante quanto (ou até mais) que o número de publicações, uma vez que evidencia a relevância da pesquisa que foi publicada.
“O meu reconhecimento, especificamente, resulta de mais de 20 anos dedicado à pesquisa científica, iniciado ainda na minha graduação na UFC, como bolsista do CNPq, que dei continuidade na pós-graduação e, há 13 anos, na Unifor, mantendo parcerias com outras instituições de ensino superior. Então, considero um desempenho que alcancei em equipe e com apoio de várias instituições, sobretudo da Unifor, que tem cada vez mais apoiado a pesquisa científica".
Nos últimos anos, várias iniciativas têm sido implementadas pela Unifor para estimular a pesquisa científica, dentre elas programas de iniciação científica, programas de pós-graduação (que vêm progressivamente aumentando a qualificação e pontuação junto à CAPES) e programas de produtividade em pesquisa, estimulando os professores a produzir ciência, apoio financeiro a projetos de pesquisa, entre várias outras iniciativas. Por isso, Geraldo reforça que "institucionalmente, um reconhecimento individual de seus professores/pesquisadores, em índices internacionais, é de extrema relevância, uma vez que qualifica a instituição, credibilizando cada vez mais como uma universidade de excelência em ensino e pesquisa”, sublinha.
Plácido Rogério Pinheiro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) e pesquisador da área de Ciência da Decisão e Gestão de Operações, Plácido Rogério Pinheiro, afirma que a importância no reconhecimento das citações ressalta a contribuição da pesquisa na ciência e seu impacto social. “Para tanto, a Fundação Edson Queiroz/Universidade de Fortaleza tem proporcionado um ambiente acolhedor para o desenvolvimento de pesquisas no qual encontramos apoio, estímulo e motivação", acrescenta.
Confira abaixo a lista completa do(a)s sete cientistas da Unifor que estão entre os 20% mais citados no mundo.
- Ana Maria D´Ávila Lopes - Direito Constitucional
- Adriana Rolim Campos - Farmácia e Ciências Farmacêuticas
- Geraldo Bezerra da Silva Junior - Nefrologia
- Lilia Maia de Morais Sales - Direito e Estudos Jurídicos
- Nabor das Chagas Mendonça - Ciência da Computação
- Plácido Rogério Pinheiro - Ciência da Decisão e Gestão de Operações
- João José Vasco Peixoto Furtado - Ciência da Computação
Entre o(a)s 10% mais citado(a)s na América Latina estão:
- Plácido Rogério Pinheiro - Ciência da Decisão e Gestão de Operações
- Normanda Araujo de Morais - Psicologia
- João José Vasco Peixoto Furtado - Ciência da Computação
- Ana Maria D´Ávila Lopes - Direito Constitucional
- Lilia Maia de Morais Sales - Direito e Estudos Jurídicos
Mais influentes cientistas do mundo
A grande maioria do(a)s 52 pesquisadore(a)s que estão entre o(a)s melhores cientistas do mundo atuam nos programas de mestrado e doutorado ofertados pela Unifor, sendo 29 mulheres, evidenciando o protagonismo feminino na Unifor também na área da pesquisa.
Conheça o(a)s docentes que figuram no ranking AD Scientific Index.
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado e Doutorado
- José Milton de Sousa Filho
- Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
- Fernando Luiz Emerenciano Viana
- Oderlene Vieira de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) - Mestrado e Doutorado
- Ana Maria D´Ávila Lopes
- Lilia Maia de Morais Sales
- Joyceane Bezerra de Menezes
- Martonio Mont´Alverne Barreto Lima
- Eduardo Rocha Dias
- Francisco Humberto Cunha Filho
- Monica M. Tassigny
- Francisco Luciano Lima Rodrigues
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) - Mestrado
- Geraldo Bezerra da Silva Junior
- Adriana Rolim Campos
- Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira
- Carlos Ewerton Maia Rodrigues
- Danielle Malta Lima
- Marcelo Borges Cavalcante
- Fernanda Martins Maia Carvalho
- Jeová Keny Baima Colares
- Leonardo Tondello Martins
- Dionne Bezerra Rolim
Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) - Mestrado e Doutorado
- Plácido Rogério Pinheiro
- João José Vasco Peixoto Furtado
- Nabor das Chagas Mendonça
- Adriano Bessa Albuquerque
- Maria Elizabeth Sucupira Furtado
- Maria Andréia Formico Rodrigues
- Ernerson Alves de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) - Mestrado e Doutorado
- Normanda Araujo de Morais
- Regina Heloísa Mattei de Oliveira Maciel
- Cynthia de Freitas Melo Lins
- José Clerton de Oliveira Martins
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) - Mestrado e Doutorado
- Geraldo Bezerra da Silva Junior
- Raimunda Magalhães da Silva
- Luiza Jane Eyre De Souza Vieira
- Mirna Albuquerque Frota
- Maria Alix Leite Araújo
- Karla Maria Carneiro Rolim
- Antonio Augusto Ferreira Carioca
- Aline Veras Morais Brilhante
- Ana Paula Vasconcellos Abdon
Mestrado Profissional em Odontologia (MPO)
Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE)
- Aline Rodrigues Feitoza
- Karla Maria Carneiro Rolim
- José Eurico Vasconcelos Filho
- Islene Victor Barbosa
- Raimunda Magalhães da Silva
- Mirna Albuquerque Frota
- Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu
- Rita Mônica Borges Studart