angle-left Enade aponta: o curso de Medicina da Unifor é o terceiro melhor do Brasil

Ter, 20 Outubro 2020 18:48

Enade aponta: o curso de Medicina da Unifor é o terceiro melhor do Brasil

No total, 10 cursos das áreas de saúde e de tecnologia da Universidade de Fortaleza tiveram conceito máximo


Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, obteve nota máxima no Enade (Imagem: Felipe Ferreira)
Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, obteve nota máxima no Enade (Imagem: Felipe Ferreira)

O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira, 20 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O Conceito 5 no Enade coloca a graduação de Medicina da Unifor em terceiro lugar entre todas as instituições de ensino superior privadas do Brasil, e em 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste.

Anualmente, o Enade avalia o desempenho de alunos por áreas do conhecimento. Em 2019, os grupos avaliados abrangeram os cursos das áreas da saúde e tecnologia. No geral, todos os cursos dos Centros de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor apresentaram excelente desempenho, destacando-se, além de Medicina e de Farmácia, com conceito 5, as graduações de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, todos com nota 4.

Segundo o vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, o curso de Medicina é diferenciado desde a sua fundação, em 2006. “A graduação de Medicina da Unifor possui um projeto pedagógico extremamente inovador. Apesar de ter apenas 14 anos, é um dos cursos mais jovens da região Nordeste, ele já traz, no seu DNA, um elemento de inovação que trabalha o desenvolvimento de competências complexas em torno de humanismo, integração ensino-serviço e problematização”, salienta.

Para o professor Henrique Sá, o curso de Medicina alcança a nota máxima no Enade para reforçar a qualidade e a competência dos egressos da Unifor. “Dos 232 cursos de medicina no país, 28 receberam conceito máximo, incluindo os de universidades federais, estaduais e particulares. Apenas quatro são de instituições privadas, e a Unifor é uma delas. Ou seja: estamos entre as quatro melhores universidades do país, e entre as 28 melhores, considerando públicas e privadas, no que diz ao estudo de medicina. Isso é um feito muito importante”, ressalta. 

De acordo com a professora Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde, "o resultado do Centro de Ciências da Saúde no Enade 2019 resulta do trabalho conjunto dos alunos, professores e colaboradores que a cada dia constroem uma história de sucesso profissional em nosso campus. Nosso compromisso com a formação profissional de cada aluno compreende possibilitar vivências e experiências diferenciadas dentro de cada área do seu curso, desde o início da formação, tanto em nossos laboratórios como em instituições parceiras. Tudo isto apenas reforça a já consolidada posição da Unifor entre as melhores Universidades do Brasil. Essa conquista pertence a todos nós que fazemos a Universidade de Fortaleza", destaca.

A professora Sílvia Melo, coordenadora de Medicina da Unifor, destaca o que ela chama de ‘construção coletiva desse resultado’. “Em meio à alegria e ao orgulho de dizer ‘Somos Medicina Unifor’, o sentimento que emerge é, sem dúvida, o de gratidão ao corpo docente qualificado, corajoso, inovador e acima de tudo apaixonado pelo que faz. Nossos resultados são validados pelo desempenho entusiasmado de nossos professores, preceptores, gestores, alunos e funcionários. O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza se traduz por afeto misturado com compromisso. Nosso propósito é a formação de excelência para fazer diferença na qualidade da assistência à saúde no nosso estado e no nosso país”, pontua.

Quanto ao desempenho do Centro de Ciências da Saúde no Enade, o professor Henrique Sá cita a qualidade do portfólio dos cursos da Unifor, considerados os mais completos das regiões Norte e Nordeste, atestados em todos os rankings educacionais do País. “Temos praticamente todas as graduações nessa área, e que há muitos anos demonstram a qualidade da prestação de serviço em saúde da Universidade de Fortaleza. O desempenho foi excelente. Além de Medicina e Farmácia com nota máxima, não podemos tirar o mérito de outros cursos, todos com conceito 4, que é um conceito muito bom, e que reforçam também esse papel”, explica. Sobre o desempenho do Centro de Ciências Tecnológicas no Enade, o Vice-Reitor de Graduação da Unifor frisa que o importante é enfatizar a manutenção dos perfis de qualidade de todos os cursos avaliados, ressaltando principalmente as graduações de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura, todos com conceito 4.

Como funciona o Enade

A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:

I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

São dois instrumentos de avaliação:

  • Prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);

  • E questionário de perfil dos alunos.