Objetivo geral
Ensinar ao participante a utilizar o Microsoft Project agregado com boas práticas do PMI para o gerenciamento de projetos.
Objetivos específicos
- Utilização prática da ferramenta;
- Orientação sobre boas práticas para elaboração de cronogramas;
- Aplicação prática das técnicas de gerenciamento de Projetos do PMI;
- Desenvolvimento de um projeto passo a passo.
Público-alvo
Treinamento direcionado para gerentes de projetos, engenheiros, gestores e demais profissionais interessados em ter maior controle sobre o planejamento, execução e controle de projetos.
CONHECENDO O MICROSOFT PROJECT
• A área de Trabalho
• Interface
• Backstage
• Acesso aos comandos mais usados
• Planejador de Equipe
• Linha do Tempo do Projeto
• Compatibilidade com versões anteriores
OPERAÇÕES BÁSICAS COM O MICROSOFT PROJECT
• Criando um novo projeto
• Salvando um projeto
• Salvando um modelo de projeto
• Abrindo um projeto
• Excluindo um projeto
MODOS DE EXIBIÇÃO DO MICROSOFT PROJECT
• Gráfico de Gantt
• Gantt de Controle
• Diagrama de Rede
• Calendário
• Planilha de Recursos
• Gráfico de Recursos
• Uso dos Recursos
• Planejador de Equipe
• Uso da Tarefa
• Planilha de Tarefas
CALENDÁRIOS
• Calendário Base, Calendário do Projeto, Calendário de Recurso e Calendário da Tarefa
• Criação e alteração de calendários
• Programação de feriados e dias de horários específicos
• Editando horas de trabalho
• Programação de feriados periódicos
• Opções avançadas de calendário
PREPARANDO O AMBIENTE DO PROJETO
• Definindo o modo de visualização
• Definindo o local de salvamento do projeto
• Definindo o intervalo de salvamento do projeto
• Ícones de acesso rápido
DESENVOLVENDO A EAP (WBS) DO PROJETO
• Definição de Fases
• Definição de Pacotes de trabalho
• Dicionário da EAP
CRONOGRAMA DO PROJETO
• Inserindo atividades
• Movendo atividades
• Inserindo tarefas recorrentes
• Divisão de atividades
• Edição de atividade
• Exclusão de atividade
• Preenchendo informações com o recurso de fill handle
• Definindo os marcos (milestones) do projeto
RELACIONAMENTO ENTRE ATIVIDADES DO PROJETO
• Tipos de relacionamentos entre atividades
• Estabelecendo relacionamento entre atividades do projeto
• Alterando o tipo do relacionamento entre as atividades
• Antecipação e retardo entre atividades
• Excluindo o relacionamento entre as atividades
ALOCANDO RECURSOS AS ATIVIDADES
• Registrando os recursos do projeto
• Alterando recursos da empresa
• Recursos genéricos
• Exclusão de recursos
• Atribuindo recursos as atividades do projeto
CUSTOS
• Estimando o custo com recursos para o projeto
• Opções de tipo de moeda
• Gerenciando diferentes custos para um recurso
ESTIMANDO A DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
• Entendendo o processo do cálculo de duração das atividades de um projeto
• Tipos de duração para as atividades
• Prazos finais (deadline)
OTIMIZANDO O CRONOGRAMA DO PROJETO
• Registrando as reuniões de status do projeto
• Superalocação de recursos
• Utilizando o planejador de equipe para solução da superalocação de recursos
• Reavaliando a quantidade de horas de trabalho
• Alteração da escala de trabalho
• Redistribuição de recursos
• Prioridades do nivelamento
Germano Fenner,
Especialista em Estratégia, Gestão de Projetos e Processos. Participa como membro filiado ao Project Management Institute (PMI) e da Association of Business Process Management Professionals International (ABPMP), organizações mundiais voltadas ao gerenciamento e gestão de projetos e processos, do International Project Management Association (IPMA), da Scrum Alliance e do Information Systems Audit and Control Association (ISACA).
Graduado em Informática, possui MBA executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA executivo em Gestão de Negócios pelo Instituído Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC), é Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Tese defendida em Dinâmica de Sistemas e Tomada de Decisão Multicritério e Pós-Doutorando em Gestão Corporativa de Riscos pela USP – São Paulo.
É certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP), pela ABPMP como Certified Business Process Professional como CBPP®, pelo EXIN em ITIL, ISO/IEC 20.000, ISO/IEC 27.002 e Green IT Citizen, pelo ISACA como Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT) e especialista Black Belt pela Hansei. É Certified Scrum Master (CSM) pelo Scrum Alliance, COBIT 5, PRINCE2® Foundation e Practitioner pela PEOPLECERT, HCMBOK Certified Professional pelo Human Change Management Institute, Microsoft Project Orange Belt pelo International Institute for Learning (IIL), Certified Project Manager Associate IPMA Level D pelo CIC-IPMA Brasil, Microsoft Certified Technology Specialist pela Microsoft Corporation, pela CertiProf como Design Thinking Professional Certificate e Remote Work and Virtual Collaboration Professional Certificate, Scrum Professional pela SCRUMstudy e CertiProf e Kanban Certified Professional pelo Kanban Institute.
É autorizado pela Microsoft como Microsoft Certified Trainer (MCT) para treinamentos de Microsoft Project, é instrutor Accredited Trainer do Examination Institute for Information Science (EXIN) e instrutor Approved Trainer pela Peoplecert. Tem orientado profissionais na capacitação em boas práticas de Gerenciamento e Controle de Projetos, Programas e Portfólio, Gestão de Riscos e em cursos visando à implementação de PMO, Gestão por Processos, Governança de TI e Melhoria da Performance Pessoal e Profissional. Possui experiência em implantação de Escritórios de Projetos, Gestão de Processos, Elaboração de Planejamento Estratégico Corporativo para Organizações, Desenvolvimento de Metodologias e Ferramentas de Apoio.
Participou da revisão para a língua portuguesa do The Standard for Program Management, o Guia Padrão para o Gerenciamento de Programas do PMI. Autor dos Livros “Gerenciando Múltiplos Projetos com o Microsoft Project Server”, “Microsoft Project 2010 com Boas Práticas PMI”, Editora Ciência Moderna e “Mapas Mentais - Potencializando Ideias” pela editora Brasport. É professor convidado da FGV e UFRJ (Escola Politécnica de Engenharia da UFRJ) e instrutor em cursos para públicos como: Philip Morris, Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, DETRAN, Exército Brasileiro, INFRAERO, TRT, PETROBRAS e Banco Mundial.
Forma de Pagamento
Matrícula R$ 475,00
OBS1.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Termos de Cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.