Nutrição REFERÊNCIA NACIONAL EM SAÚDE ALIMENTAR

alunos e professores em laboratório da nutrição

Esse curso é para quem quer…

A melhor formação em Nutrição de Fortaleza; capacitando-se para planejar, executar e avaliar ações de cuidado integral à saúde humana, garantindo a prevenção de doenças e a total segurança alimentar e nutricional.

e planeja...

Atuar em clínicas, hospitais, saúde coletiva e alimentação de grupo; estendendo-se à docência, marketing, indústrias, academias, spas, consultórios, nutrição esportiva e à gestão de serviços e vigilância sanitária.

Período
Manhã

Duração
4 anos

Vagas
120

Informações para contato

Coordenação: Profa. Dra. Carolinne Reinaldo Pontes

Por que cursar Nutrição na Unifor?

Formação estratégica para um setor em plena ascensão no Brasil e no Ceará. Você estará preparado para atuar na nutrição clínica e hospitalar, alimentação coletiva, políticas públicas de segurança alimentar, indústria de alimentos, nutrição esportiva e no empreendedorismo físico ou digital, com destaque para nichos inovadores como vegetarianismo, veganismo e cuidados especializados.

A matriz curricular do curso é integrada, atualizada às tendências do mercado e às diretrizes do MEC, e utiliza metodologias ativas que estimulam autonomia, pensamento crítico e competência profissional. A formação prepara o aluno não só para atuar, mas para liderar, inovar e empreender na área da saúde.

O Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), ativo desde 2005, é referência no país no tratamento de anorexia, bulimia, compulsão alimentar e outros transtornos. Com mais de 500 pacientes atendidos, o programa insere o aluno numa prática interdisciplinar única, ao lado de psicólogos e psiquiatras, dentro de um cenário real de impacto social.

+ Pronutra da Unifor: 20 anos de cuidado e transformação

A vivência do mercado dentro da universidade: você atende pacientes reais a partir do 4º semestre do curso no Ambulatório de Nutrição do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), referência regional em excelência médica. Sob supervisão docente, essa vivência clínica antecipada desenvolve habilidades práticas, humanização do cuidado e segurança na tomada de decisão profissional.

O Ambulatório oferece serviços com valores de tarifa social, tornando os atendimentos especializados mais acessíveis a você. As consultas estão disponíveis para o público interno e externo da Unifor.

Confira a seguir a nossa variedade de atendimentos e agende sua consulta:
➔ Clique e confira todos os serviços

A Unifor disponibiliza 9 laboratórios especializados — de Práticas Dietéticas, Tecnologia de Alimentos, Análise Sensorial, Bromatologia, Avaliação Nutricional, Práticas Educativas, Nutrição e Informática, Nutrição Materno-Infantil e Alimentação Coletiva — equipados com ultrassom, calorimetria indireta, adipômetros e peças anatômicas, garantindo uma formação prática de nível profissional desde o início da graduação.

A Unifor mantém convênios e parcerias estratégicas com redes de hospitais, clínicas, escolas, indústrias de alimentos, supermercados e com instituições de prestígio como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Isso garante cenários de prática diversificados e estágios que frequentemente se transformam em contratação rápida.

Estímulo à criação do próprio negócio através de disciplinas de gestão, participação na Mostra de Nutrição e no Concurso Gastronômico anual. Projetos como o Inova Science, iniciação científica, mentorias com professores atuantes no mercado e intercâmbios internacionais conectam você às oportunidades reais e emergentes da profissão.

Conexão contínua com todas as áreas da saúde. Através de módulos comuns do 1º ao 6º semestre, você aprende de forma colaborativa com estudantes de outros cursos, culminando no Estágio Interprofissional em Saúde Coletiva. Essa dinâmica desenvolve a liderança e a capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais de saúde.

Além da formação base nas três grandes áreas da Nutrição, o aluno pode aprofundar conhecimentos em nichos de alta demanda e diferenciação no mercado, como nutrição esportiva, gastronomia funcional e nutrição oncológica — ampliando as possibilidades de atuação e especialização ainda na graduação.

Mais do que ensinar ciência, a Unifor cuida de quem cuida. Oferecemos programas de monitoria, bolsas de iniciação científica, atuação no centro acadêmico, atendimento ambulatorial com tarifa social e uma rede de docentes renomados que atuam ativamente no mercado, garantindo suporte constante, pertencimento e direcionamento de carreira desde o primeiro semestre.

O curso de Nutrição da Unifor mantém parcerias estratégicas com instituições renomadas ao redor do mundo. Conheça os convênios ativos e aproveite benefícios exclusivos:

Alemanha ALEMANHA
Argentina ARGENTINA
Bélgica BÉLGICA
Chile CHILE
Colômbia COLÔMBIA
Coreia do Sul COREIA DO SUL
Estados Unidos EUA
Espanha ESPANHA
Itália ITÁLIA
México MÉXICO
Portugal PORTUGAL

* Esta lista está sujeita a alterações e a flutuações em status de aplicabilidade.

O curso de Nutrição da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos principais rankings internacionais e eleita a melhor Universidade privada do Norte e Nordeste no prestigiado Ranking Universitário Folha (RUF), a Universidade de Fortaleza oferece uma experiência educacional completa, que transcende a sala de aula.

Como empreender e criar um negócio de sucesso

Baixe gratuitamente Ebook Nutrição além das dietas

Como empreender e criar um negócio de sucesso

Paula Cals, egressa e professora do curso de Nutrição

“Tive muitas oportunidades durante o curso: monitoria institucional, iniciação científica. Após a graduação, fiz especialização e mestrado. Esse vínculo com a Unifor me ajudou muito na atuação profissional"

Paula Cals, egressa e professora do curso de Nutrição

Daniel Gurgel, egresso do curso de Nutrição

“Minha trajetória acadêmica foi voltada desde o princípio para a pesquisa e aproveitei tudo o que a Unifor oferece: extensão, pesquisa, monitoria, disciplinas optativas e estágios extracurriculares”

Daniel Gurgel, egresso do curso de Nutrição

Sistema de avaliação da aprendizagem

Mantendo coerência com os processos de desenvolvimento curricular ocorridos nos últimos anos na Unifor, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza, de 07 de dezembro de 2017, foi aprovado o novo Sistema de Avaliação do desempenho discente na Graduação, regido pela Resolução CEPE Nº 44, de 11 de dezembro de 2017, com implantação a partir de 2018.1.

A diretriz institucional sinaliza que o Sistema de Avaliação tem como objetivo aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes)previstas no perfil do egresso de cada curso. Assim, reforçando o caráter de multidimensionalidade dos processos avaliativos na Universidade, corroborando cada vez mais a busca por excelência na formação dos nossos estudantes, no preparo não só para o mundo do trabalho, mas, para a vida, enquanto cidadãos.

O novo Sistema tem como premissa compor o próprio processo de ensino-aprendizagem como meio diagnóstico e certificativo do desempenho discente, com caráter processual formativo, inclusivo, contínuo e cumulativo de competências. Dessa forma, busca-se oportunizar aos alunos mais momentos avaliativos, com um percurso de formação em complexidade crescente de saberes dentro do componente curricular (disciplina ou módulo), mas, sem deixar de articular os saberes do início ao fim de todo o período letivo ofertado, permitindo assim que os docentes conheçam cada vez mais seus alunos e suas individualidades, em diferentes domínios, para melhor avaliá-los. Dois são os critérios para aprovação: frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e rendimento acadêmico, ambos eliminatórios por si mesmos.

O rendimento acadêmico é acompanhado por meio de três registros de Avaliação – AV (AV1, AV2 e AV3) resultantes da consolidação do desempenho nas atividades avaliativas aplicadas em cada período e aferido por Nota Final (NF) correspondente à média aritmética entre a nota resultante da média de AV1 e AV2 e a nota de AV3, atribuídas numa escala de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero), conforme a seguinte fórmula:

NF = [(AV1 + AV2)/2 + AV3]/2

Estará aprovado por rendimento acadêmico, o aluno que obtiver Nota Final (NF) igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero), desde que a nota resultante da média entre AV1 e AV2 seja igual ou superior a 4,0 (quatro vírgula zero) e a nota de AV3 seja igual ou superior a 4,0 (quatro vírgula zero).

Na Unifor, são regidos por esse Sistema de Avaliação os componentes curriculares caracterizados no sistema acadêmico como “Regulares”, ou sejam, componentes teóricos, práticos ou teórico-práticos, obrigatórios ou optativos, que exigem notas das três avaliações: AV1, AV2 e AV3.

A avaliação do aluno nos Estágios curriculares obrigatórios, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e nos Componentes Curriculares Especiais (CCE), assim definidos pelos respectivos Conselhos de Centro, são regulamentados por normas específicas, que preveem o registo apenas de nota final única de AV3 como consolidação do processo avaliativo.

Os Centros de Ciências, diante de suas especificidades inerentes à diversidade de cursos, poderão propor subsistemas de avaliação, desde que validados pela Vice-Reitoria de Ensino de Graduação – VREGRAD.

Para saber mais, leia a Resolução na íntegra, clicando aqui.

A partir dos três registros de Avaliação – AV (AV1, AV2 e AV3), para aprovação por rendimento acadêmico, a Nota Final (NF) corresponde à média aritmética entre a nota resultante da média de AV1 e AV2 e a nota de AV3. A Nota Final para aprovação deve ser igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero).

Entretanto, para tal, a média entre a AV1 e a AV2, bem como a nota individual da AV3, deve ser igual ou superior a 4,0 (quatro vírgula zero). Ou seja, aplica-se a fórmula:

Componente Descrição / Fórmula
Fórmula de Cálculo da Nota Final (NF) NF = [(AV1 + AV2) ÷ 2 + AV3] ÷ 2 ≥ 5.0
Regra 1 AV1 + AV2 ≥ 4.0
Regra 2 AV3 ≥ 4.0
Regra 3 NF ≥ 5.0 para aprovação

Não. A avaliação Final (AF) era uma avaliação com características de recuperação para os alunos que não alcançavam média 8,0 de nota parcial (NP). Diferentemente, a AV3 faz parte da distribuição de todo o conteúdo previsto para o componente curricular, do mesmo modo que AV1 e AV2.

O Sistema de Avaliação aprimora o processo de ensino aprendizagem já que o seu desempenho acadêmico será avaliado por meio de um processo formativo, inclusivo, contínuo e cumulativo de competências. Em outras palavras, dá a oportunidade a você aluno de participar de mais momentos avaliativos, para articular os conhecimentos do início ao fim do período letivo ofertado, permitindo que os seus professores lhe conheçam cada vez mais e às suas individualidades, em diferentes domínios. Isso vai lhe preparar melhor para o mundo do mercado e para a vida, como cidadão.

Sim. Como já falado, as notas de AV1, AV 2 e AV3 resultam da aplicação de uma ou várias atividades avaliativas. Então, ao aluno está assegurada pelo menos uma atividade de 2a chamada por AV. O professor também possui autonomia para propor, já no Plano de Ensino, atividades que funcionem como reposição, de acordo com o tipo de componente curricular.

Não. O período letivo continua o mesmo. A diferença é que agora serão oportunizados a todos os alunos de graduação da Unifor a realização de mais atividades avaliativas, distribuídas do início ao fim do período letivo, possibilitando a você, aluno, ser melhor avaliado por seus professores.

Não. Para o estágio curricular obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Componente Curricular Especial (CCE), em que há apenas o registro de Nota Única, a média é 6,0 (seis vírgula zero), podendo os Centros de Ciências indicar valores ainda superiores, de acordo com suas especificidades.

A frequência também é um critério de aprovação e, para tal, é necessário que o aluno cumpra o percentual mínimo de 75% da carga horária do componente curricular (disciplina ou módulo). Mas, o estágio curricular obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Componente Curricular Especial (CCE), caso determinado pelo Centro de Ciências, poderão ter frequência mínima em valor superior a 75%, contanto que não ultrapasse 90% da carga horária, para aprovação por frequência.

O estágio é parte integrante da formação e pode ser obrigatório (consta na matriz curricular e é requisito para diplomação) e não obrigatório (atividade opcional complementar). Ambos articulam teoria e prática, fortalecendo a formação profissional.

O TCC é obrigatório, orientado por um professor e avaliado conforme critérios definidos no PPC do curso. Pode ser desenvolvido nas seguintes modalidades: Monografia; Artigo científico ou ensaio; Projeto técnico, protótipo ou produto, acompanhado de relatório.

Todos os cursos de graduação da Unifor estão autorizados e/ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os atos oficiais estão publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.

Coordenação

Não há resultados para sua busca.

Professores

Não há resultados para sua busca.

 

A graduação em Nutrição adota o sistema de semestralidade, cujo valor é expresso em créditos (um crédito equivale a 18 horas-aula) e distribuído em 6 parcelas mensais. O valor da mensalidade depende do número de créditos cursados pelo aluno, de acordo com a sua conveniência.

  • 1 crédito = 18 horas/aula
  • Valor do crédito hora/aula* = R$ 606,00
  • Valor do crédito laboratório* = R$ 757,50

*Valores referentes ao ano de 2026. Desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. 

Como calcular

Para calcular a mensalidade do semestre, o aluno deve ter como base a quantidade/valor dos créditos (teórico ou prático) que deseja cursar, sendo 12 o valor mínimo por semestre. Seis créditos (com base sempre no valor teórico) são divididos entre as mensalidades dos dois primeiros meses do semestre; e os créditos restantes (teóricos e/ou práticos) divididos entre os quatro meses seguintes. 
 

 Simulação 1° Semestre Créditos: 10 teóricos e 14 práticos
Mensalidade Valor
R$ 1.818,00
R$ 1.818,00
R$ 3.257,25
R$ 3.257,25
R$ 3.257,25
R$ 3.257,25