null Unifor também está entre as melhores universidades do mundo na área de Saúde

Ter, 19 Novembro 2019 10:37

Unifor também está entre as melhores universidades do mundo na área de Saúde

No curso de Medicina da Unifor, você é preparado para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo na área de saúde. A constatação é do Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional de educação. A Universidade de Fortaleza está entre as 775 melhores universidades do mundo na área da saúde, sendo uma das três únicas particulares do Brasil e a única das regiões Norte e Nordeste a fazer parte do ranking mundial. No Brasil, entre particulares e privadas, apenas 32 universidades foram ranqueadas.

A avaliação da Times Higher Education leva em consideração critérios como qualidade de ensino, volume de publicações de pesquisa, citações em artigos científicos, transferência de conhecimento e projeção internacional.

Em 2019, a Universidade de Fortaleza obteve amplo reconhecimento internacional pela qualidade de ensino. Em junho, o THE já tinha ranqueado a Unifor entre as melhores universidades da América Latina e Caribe. Três meses depois, o THE colocou a Unifor também entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.

Além de fazer parte dos dois rankings da Times Higher Education, a Universidade de Fortaleza passou a figurar em 2019 também no prestigiado QS World University Rankings, que, desde 2004, avalia o desempenho de instituições de ensino superior do mundo inteiro. A Unifor foi incluída em 2019 nos rankings da América Latina e dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela sua excelência no ensino e na pesquisa.

Pioneirismo e excelência

Segundo o vice-reitor de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza, professor Henrique Sá, pioneirismo e qualidade são méritos dos cursos na área da Saúde desde a sua implantação. “Desde os primeiros passos da Universidade de Fortaleza, os cursos na área da Saúde já se destacavam ocupando não só um espaço de provimento de recursos humanos, como também explorando a pesquisa e a produção de conhecimento, além de serviços e ações de responsabilidade social. Posso citar o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), por exemplo, que atualmente é um dos mais importantes equipamentos de saúde do Ceará, e o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), com ênfase em pesquisas principalmente nas áreas de biotecnologia e farmacologia”, avalia.

Ainda de acordo com o professor Henrique Sá, a participação da Universidade de Fortaleza no Times Higher Education demonstra o potencial de internacionalização do ensino. “Ser citada pela primeira vez reforça não só o êxito da Unifor na concepção da sua missão, mas também o reconhecimento internacional. A Universidade de Fortaleza está se orientando para se constituir como uma referência internacional, isso se dá não só pela qualidade dos seus produtos, mas também pelas parcerias que vem travando”, destaca Henrique Sá.

Unifor no RUF e Estadão

O desempenho da Universidade de Fortaleza também é bem avaliado por instituições brasileiras. Pelo oitavo ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza foi eleita a melhor instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste, segundo a edição 2019 do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado em outubro, pelo jornal Folha de S. Paulo. Além disso, é a 10ª melhor do Brasil entre as particulares.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2019 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas todas as 197 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: Pesquisa (peso 42), Ensino (peso 32), Mercado (peso 18), Inovação (peso 4) e Internacionalização (peso 4).

Dos 11 cursos da área de saúde da Unifor, oito (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia) foram considerados os melhores pelo Ranking Universitário Folha entre todas as universidades particulares do Ceará.

Ainda em outubro, a Universidade de Fortaleza também foi destaque no ranking universitário do jornal O Estado de S. Paulo. A Universidade de Fortaleza foi a única instituição de educação superior particular do Ceará a ter curso de graduação com nota máxima no Guia da Faculdade. Além disso, foi disparadamente a universidade melhor ranqueada, com 27 cursos pontuados, sendo um nota 5, no caso o de Direito, e 19 nota 4.

A melhor entre as empreendedoras

A Universidade de Fortaleza também é a melhor instituição de ensino superior privada das regiões Norte e Nordeste segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019 (RUE), divulgado no final de outubro pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Ao elaborar o ranking, a Brasil Júnior leva em consideração diversos indicadores, incluindo cultura empreendedora, projetos de extensão, acessibilidade entre os estudantes, inovação e pesquisa, internacionalização, infraestrutura e proximidade com o mercado, entre outros. No quesito infraestrutura, que leva em consideração a qualidade das instalações e do parque tecnológico, a Universidade de Fortaleza está entre as Top 10 do Brasil, na 7ª posição.

Universidade de Fortaleza na área de saúde *

• A melhor do Norte e Nordeste