Esse curso é para quem quer…
...ser um agente de mudança na identificação de oportunidades para inovação na área de marketing digital, desenvolvendo e executando planos de marketing digital estratégico; capaz de detectar oportunidades e assessorar empresas; criar conteúdos e divulgar marcas com eficiência nos meios digitais; atuando também no gerenciamento e promoção das mídias sociais e canais digitais, com postura ética, visão crítica, sistêmica, criativa, espírito empreendedor e agilidade para trabalhar com equipes multidisciplinares.
e planeja...
..atuar nas carreiras de gestão do marketing digital para inserir de forma competente produtos e serviços de empresas nos mercados, com atração e manutenção de clientes, além de agregar valor às marcas e gerar resultados em vendas, com o uso de estratégias focadas no ambiente digital.
Modalidade
EAD
Duração
2 anos
Provas
Presenciais*
*Realizadas duas vezes por semestre no Campus da Universidade de Fortaleza, nos termos da Portaria nº 9057/2017 do MEC.
Coordenação EAD
- curso.ead@unifor.br
- 0800-2800550
- EAD | Bloco N | Térreo
Coordenação: Profa. Dra. Milena Reis Auip Barbosa
- marketingdigital@unifor.br
- (85) 3477.3190
- Bloco Q | Sala 03
POR QUE CURSAR MARKETING DIGITAL EAD NA UNIFOR?
TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL
Na graduação tecnológica em Marketing Digital, você vai ser capacitado para estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico a fim de criar e inovar produtos ou serviços de forma a promovê-los, solidificar sua marca no mercado e definir o posicionamento e personas das empresas com o uso das estratégias online e offline.
Como profissional, você estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado, inovar e analisar riscos. Da mesma forma, desenvolver e gerenciar programas de comunicação de maneira eficaz, com base na análise de dados e informações, na geração de processos de negociação significativos em ambientes competitivos. Também terá conhecimentos que permitirão elaborar políticas e projetos com vistas à implementação de estratégias de marketing nas organizações, de maneira a considerar os processos logísticos, os valores propostos e sua sustentabilidade.
DESENVOLVA VISÃO ESTRATÉGICA E COMPROMISSO COM RESULTADOS
Na Unifor, você se gradua Tecnólogo em Marketing Digital com capacidade de desenvolver planejamento e administrar processos de marketing digital nos diversos canais digitais, analisar tendências de mercado, gestão de branding e do portfólio de produtos, sempre de forma a considerar as relações com stakeholders, baseadas em informações estratégicas a fim de trazer resultados efetivos e contribuir com o crescimento da organização.
Aqui, você aprende a trabalhar em todos os subsistemas de marketing digital com competência para o gerenciamento de negócios. Vai desenvolver uma visão estratégica de negócios, com habilidade para identificar novas oportunidades, viabilizar negócios e gerar rentabilidade financeira.
VEJA OUTRAS COMPETÊNCIAS QUE VOCÊ VAI TER
Adquirir consciência de seu papel na sociedade, respeitando a diversidade da sociedade brasileira, os limites éticos e preservando e atuando pela sustentabilidade ambiental e social; além da preparação para coordenar equipes e projetos de marketing, liderando times e gerenciando projetos dentro de organizações; capacitar a compreender as contingências e particularidades de cada organização e do seu mercado de atuação, relacionando com a realidade e desafios regionais e contribuindo para o crescimento local; e capacitar ainda para compreender e atuar em um cenário de interferências do contexto global na dinâmica local. Estando sintonizado com tendências e inovações do mercado no âmbito nacional e internacional.
Ainda, possibilita o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração, inovação, criticidade e criatividade, aspectos que são hoje levados em consideração pelo mercado e que conferem ao egresso da Universidade de Fortaleza uma completa formação profissional técnico-científica e cidadã.
Nosso curso cada vez melhor...
A Unifor realiza, semestralmente, a avaliação institucional. Assim, a coordenação do curso realiza melhorias a fim de atender as necessidades dos alunos e do mercado.
Seguem as melhorias anuais que fazemos no curso de Marketing Digital:
2024
- Utilização de softwares de gestão e marketing geralmente utilizados nas organizações durante as oficinas presenciais.
2023
- A média do NPS dos dois semestres do ano de 2023 referente ao curso de Marketing Digital foi de 87,5%.
- Avaliação dos estudantes em relação ao AVA com a nota 9,1.
- Divulgação aos estudantes da agenda semanal, com foco na organização do tempo.
- Tutores mais preparados e direcionados aos cursos em EaD.
- Divulgação do grupo de pesquisa voltado para a área do Marketing, com participação de estudantes EaD.
- Encontros acadêmicos no formato presencial e transmitidos ao vivo, como parte da acolhida aos alunos EaD.
- Crescimento no número de alunos e maior comunicação com os estudantes.
- Aplicação de provas presenciais em laboratório com uso de software específico de prova e segurança.
- Criação do Projeto Comunica EaD.
- Divulgação de participação para os alunos no Programa Institucional de Bolsas de
- Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
- Ofertas de vagas de estágio no Laboratório de Práticas de Inteligência de Mercado- InMarketing.
2022
- Comunicações mais diretivas aos estudantes.
- Aumento de quadro de funcionários a fim de otimizar os processos EaD, na produção de materiais educacionais.
- Reestruturação da disciplina de Integração e Acolhida, com foco mais expressivo para a ambientação EaD, e com isso tentar engajar os estudantes já na primeira disciplina do curso.
- Informação e divulgação aos estudantes sobre a nova possibilidade de aulas ao vivo, a partir das solicitações discentes.
- Encontros acadêmicos voltados à experiência no campus, e alusão à prática, com oficinas, workshops, salas temáticas, entre outros.
- Criação do Grupo de Pesquisa - Grupo Observatório do Comportamento do Consumidor.
2021
- Área de EaD vinculada à Vice Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, e passando a ser denominada de CGEaD - Coordenação Geral de EaD. Criação de uma campanha específica voltada para a modalidade EaD em diferentes veículos de comunicação, propondo o reconhecimento da modalidade EaD na instituição.
- Criação de uma interface no AvA específico para a modalidade EaD.
- Contratação de tutores específicos para a modalidade EaD.
- Criação e divulgação de um edital e banco de currículos específicos para a produção de material em EaD.
UNIFOR ENTRE AS MELHORES DO MUNDO
Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.
Marketing Digital EAD é nota máxima no MEC
Curso conta com professores e tutores preparados e comprometidos com a educação e com uma formação sólida, além de infraestrutura de excelência com capacidade para atender os alunos e material didático.
Leia maisCom o curso na modalidade EAD, consigo planejar melhor meus horários e, assim, conciliar estudo e trabalho. Além disso, os cursos EAD são financeiramente mais acessíveis.
Brenda Rodrigues - Marketing Digital
Estou amando e muito feliz com essa etapa importante na minha vida, sabendo que tenho EAD de qualidade.
Natanael Regis - Marketing Digital
Escolher a Unifor para fazer parte da minha história profissional me deixa muito feliz por saber que vou ter o apoio de toda a estrutura, seja física ou digital, de uma universidade mais do que consolidada no mercado.
Gustavo Lima - Marketing Digital
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Curso planejado por educadores da instituição
Conteúdos de autores reconhecidos e titulados
Orientação com mestres e doutores da Universidade
Encontros presenciais ou virtuais colaborativos
Atividades integram teoria e prática profissional
Oportunidades no mercado de trabalho
TECNOLOGIA DE PONTA
Ambiente de aprendizagem online de última geração
Equipes multidisciplinares na produção de conteúdos
Virtualização de laboratórios e atividades
Recursos que facilitam os estudos e a interatividade
Atendimento automatizado ou presencial para assuntos administrativos
Sistema de integração e atendimento educacional interativo e pessoal
ATIVIDADES CURRICULARES EAD
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Componente Curricular Obrigatório, composto de atividades extracurriculares que os estudantes realizam além das disciplinas obrigatórias do seu curso. Elas são uma parte importante do currículo acadêmico e têm como objetivo enriquecer a formação do estudante, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos que não são adquiridos apenas através dos conteúdos regulares.
Carga horária: 108 horas
PROJETOS EXTENSIONISTAS
Promover uma interlocução transformadora entre a universidade e a sociedade, articulando o ensino e a pesquisa por meio de ações educativo-pedagógicas, inter/transdisciplinares, multiprofissionais, acadêmico-científicas, artístico-culturais, sociais, ambientais, esportivas, tecnológicas, de inovação e de inclusão social, direitos humanos e justiça, saúde, e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena, impactando mutuamente na formação do estudante e no desenvolvimento social. Além de proporcionar conhecimento e desenvolvimento sustentável em atividades de responsabilidade social, por meio da interação dialógica com públicos alvos diversos
Carga horária: 216 horas
Semestre 1
G435 - GESTÃO DE MÍDIAS DIGITAIS
Carga horária: 72 horas
G436 - DESIGN DE PROCESSOS GRÁFICOS
Carga horária: 72 horas
G427 - MARKETING DIGITAL
Carga horária: 72 horas
G405 - INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
Carga horária: 72 horas
Semestre 2
G407 - MATEMÁTICA PARA EMPREENDEDORES
Carga horária: 72 horas
G408 - ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
Carga horária: 72 horas
G437 - BRANDING
Carga horária: 72 horas
G743 - INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E ÉTICA
Carga horária: 72 horas
G438 - MERCADO E CONSUMIDOR
Carga horária: 72 horas
Semestre 3
G401 - NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA
Carga horária: 72 horas
G441 - MARKETING DE CONTEÚDO
Carga horária: 72 horas
G416 - CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
Carga horária: 72 horas
G440 - MARKETING CONTEMPORÂNEO
Carga horária: 72 horas
G747 - DADOS E TOMADA DE DECISÃO
Carga horária: 72 horas
G393 - CICLO AVALIATIVO I
Carga horária: horas
Semestre 4
G443 - MÉTRICAS EM MARKETING
Carga horária: 72 horas
G444 - OMNICHANNEL E TRADE MARKETING
Carga horária: 72 horas
G447 - MARKETING DE RELACIONAMENTO
Carga horária: 72 horas
G751 - DESIGN, PRODUTOS E SOLUÇÕES
Carga horária: 72 horas
G394 - CICLOS AVALIATIVOS II
Carga horária: 0 horas
Disciplinas Optativas
G429 - GESTÃO DE OPERAÇÕES
Carga horária: 72 horas
G448 - GESTÃO DE PROJETOS
Carga horária: 72 horas
H998 - LIBRAS
Carga horária: 36 horas
F227 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carga horária: 72 horas
G826 - ARTE E CULTURA BRASILEIRA
Carga horária: 72 horas
G868 - RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Carga horária: 72 horas
G754 - METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga horária: 72 horas
G449 - GESTÃO DE VENDAS
Carga horária: 72 horas
G452 - LIDERANÇA E GESTÃO
Carga horária: 72 horas
G744 - DINÂMICAS DE GRUPO E TRABALHO EM EQUIPE
Carga horária: 72 horas
G755 - TENDÊNCIAS NO VAREJO
Carga horária: 72 horas
G766 - TECNOLOGIA EM ANALÍTICA DE NEGÓCIOS
Carga horária: 72 horas
Coordenação
Milena Reis Auip Barbosa
A professora está ligada à área de Tecnol Eventos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutora, está lotada como Assistente-1 e trabalha em regime integral.
Professores
ADRIANA HELENA SANTOS MOREIRA DA SILVA
A professora está ligada à área de Com Social - Public/Propaganda do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-6 e trabalha em regime integral.
BRUNO DE SOUZA LESSA
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-1 e trabalha em regime integral.
CLAUDIA MARIA CARVALHO MIRANDA
A professora está ligada à área de Administracao do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Assistente-2 e trabalha em regime parcial.
CLAUDIO AZEVEDO PEIXOTO JUNIOR
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
Daniel de Carvalho Bentes
O professor está ligado à área de Economia do Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime integral.
DANILO CAVALCANTE DE VASCONCELOS
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotado como Assistente-4 e trabalha em regime horista.
DAVI DE CASTRO ROCHA
O professor está ligado à área de Com Social - Public/Propaganda do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
EUGÊNIA MELO CABRAL
A professora está ligada à área de Tecnologia e Marketing do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
GLEIVA RIOS DE ARAÚJO FÉLIX
A professora está ligada à área de Tecnologia e Marketing do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-3 e trabalha em regime integral.
GUSTAVO VIRGINIO PETER BARBOSA
O professor está ligado à área de Comércio Exterior do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Especialista, está lotado como Auxiliar-1 e trabalha em regime parcial.
FRANCISCO JOSÉ FREIRE DE ARAÚJO
O professor está ligado à área de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-3 e trabalha em regime horista.
HERBERT LIMA SANTOS DA ROCHA
O professor está ligado à área de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Tecnológicas. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
JOSE IRAN BATISTA DE MELO FILHO
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
JOSIMAR COSTA SOUZA
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-4 e trabalha em regime integral.
JULIO PEIXOTO DA SILVA JUNIOR
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
KEYSA MANUELA CUNHA DE MASCENA
A professora está ligada à área de Pós-Graduação/Mestrado do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotada como Assistente-6 e trabalha em regime integral.
LUCAS LOPES FERREIRA DE SOUZA
O professor está ligado à área de Pós-Graduação/Mestrado do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotado como Assistente-6 e trabalha em regime integral.
MARCIO MACHADO RODRIGUES
O professor está ligado à área de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-3 e trabalha em regime horista.
MARCUS MAURICIUS HOLANDA
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotado como Assistente-1 e trabalha em regime integral.
MILENA REIS AUIP BARBOSA
A professora está ligada à área de Tecnol Eventos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutora, está lotada como Assistente-1 e trabalha em regime integral.
NAIDERSON FERREIRA DE LUCENA
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime integral.
OLGA MARQUES SOUZA LESSA DELAMONICA
A professora está ligada à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime integral.
RAQUEL TAVARES BASTOS
A professora está ligada à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão e à Divisão de Pós Graduação. Tem título de Mestre, trabalha em regime horista.
RENATA REGUEIRA GAMA
A professora está ligada à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime parcial.
ROBERTO WAGNER DIAS
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotado como Auxiliar-2 e trabalha em regime integral.
ROMULO ALVES SOARES
O professor está ligado à área de Administração do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotado como Auxiliar-3 e trabalha em regime integral.
ROSELENE COURAS DEL VECCHIO DA PONTE
A professora está ligada à área de Tecnol Processos Gerenciais do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Doutor, está lotada como Auxiliar-3 e trabalha em regime parcial.
THAYANNE LIMA DUARTE PONTES
A professora está ligada à área de Tecnologia e Marketing do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão. Tem título de Mestre, está lotada como Auxiliar-2 e trabalha em regime integral.
A graduação em Marketing Digital EAD da Unifor possui uma matriz curricular fechada, com valores fixos mensais.
Fluxo regular: serão ofertados semestres fechados, com mensalidades fixas e compatíveis com o mercado.
- Tempo de graduação: 2 anos
- Mensalidade: R$ 405,00*
- Mensalidade com desconto de 40%: R$ 243,00*
*Valor referente ao ano de 2024.
FORMAS DE SELEÇÃO
VESTIBULAR EAD
Faça sua prova sem sair de casa e quando desejar.
Você terá 2 horas para realizar a redação, que ocorrerá 100% online.
INGRESSE COM A NOTA ENEM
Exames aceitos: de 2009 a 2023.
Desempenho mínimo: igual ou superior a 350 pontos.
O candidato não pode ter zerado em nenhuma prova objetiva, nem na redação.
USE NOTAS DE PROVAS ANTERIORES
Vestibulares da Unifor: de 2017 a 2023.
Se você foi aprovado em processos seletivos anteriores da Universidade de Fortaleza, poderá utilizar sua nota.
TRANSFERÊNCIA
Pare de andar em círculos e escolha o caminho que a sua carreira merece. Transfira para a melhor do Brasil e potencialize seu currículo.
SEGUNDA GRADUAÇÃO
Amplie seu conhecimento com uma segunda graduação na Unifor.