Comércio Exterior Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Aluna estuda pelo computador.

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Comércio Exterior de Fortaleza; e trabalhar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

e planeja...

... exercer funções gerenciais em empresas públicas e privadas, como funcionário ou consultor, ou atuar também na intermediação de operações de exportação e importação de companhias que estão iniciando na área de exportação (formação de trading company).

Duração
8 semestres

Período
Noite

vagas
120

Informações para contato

Coordenação: Prof. Josimar Souza Costa

  • Fone de contato: (85) 3477.3087
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 04

Por que cursar Comércio Exterior na Unifor?

A Universidade de Fortaleza possui o único bacharelado em Comércio Exterior no Estado do Ceará. Isto significa que você vai estar apto a atuar em Comércio Exterior e na Gestão de Negócios Internacionais. Reconhecido por duas vezes consecutivas com a nota máxima pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) - 2012 e 2015 -, o curso é o único dos 14 bacharelados em atividade no Brasil com esses resultados. 

O profissional de Comércio Exterior formado na Unifor está apto a analisar os mercados, conhecer as regras de legislação entre os vários países e também controlar e acompanhar de perto os processos de exportação/importação e negócios internacionais. Aqui, você vai estudar as regras de direito internacional e as culturas dos diversos países, com o objetivo de facilitar o entendimento entre as diversas culturas corporativas e criar ambiente favorável e amigável de cooperação. Da mesma forma, vai poder gerenciar processos de despacho de mercadorias para exportação e importação, e participar diretamente do processo de negociação, ao falar em nome da sua empresa e defender os interesses dela.

Como estudante do curso de Comércio Exterior da Unifor, você amplia sua possibilidades dentro do mercado de trabalho e pode ir além da gerência dos processos de Exportação e Importação.

Nosso curso é integralizado em no mínimo quatro anos e sua matriz curricular estruturada com base nos cursos de Economia e Administração. Isso vai permitir a você assumir qualquer função gerencial em empresas públicas e privadas, tanto como funcionário, quanto como consultor, entre elas a de diretor de marketing com formação em Marketing Internacional, diretor financeiro com conhecimento de Finanças Internacionais, e diretor de logística com conhecimento em Logística Internacional, entre outros.

Na área específica de Comércio Exterior, você vai poder explorar um grande nicho de mercado, no caso a formação de trading company, ou seja, empresas de comércio exterior que prestam assessoria na intermediação das operações de Exportação e Importação para companhias que estão começando na área de exportação. Existem mais de seis mil indústrias no Ceará e elas são atendidas por menos de cem empresas de trading.

Aqui você pode optar por ter aulas ministradas em inglês. Isso permite exercitar a língua estrangeira utilizada nos negócios e relações internacionais.

Estude em um curso com elevado índice de internacionalização. No curso de Comércio Exterior, cerca de 10% dos alunos são estrangeiros de diversos países que participam dos programas de intercâmbio na Unifor. Isso vai possibilitar a você a inserção em redes de relacionamento (networking) internacional.

Uma vez que os alunos precisam obter 16 créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Comércio Exterior são estas:

  • Gestão Estratégica e Inovação,
  • Marketing,
  • Finanças,
  • Economia e
  • Logística.  

Para conhecer mais sobre as trilhas, CLIQUE AQUI

O aluno pode concluir em cinco anos duas graduações na Unifor: Ciências Econômicas e Comércio Exterior.

O curso oferece integração com o mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas que lidam com comércio exterior e negócios internacionais e associações como Centro Industrial do Ceará (CIC), Centro Internacional de Negócios (CIN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Correios, Receita Federal, Banco do Brasil, Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Comissão de Comércio Exterior e Câmara Temática de Comércio Exterior do Governo do Estado do Ceará, entre outras empresas e instituições. Essas parcerias proporcionam aos alunos a vivência profissional no setor por meio de estágios e participação em eventos da área.

No Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX), você vai poder elaborar, sob a supervisão de professores, projetos de exportação, importação e em negócios internacionais para as micro, pequenas e médias empresas cearenses. As atividades fazem parte da disciplina de Estágio Supervisionado, na qual os alunos são divididos em grupos e, por meio do NUPEX, exercitam as competências e habilidades necessárias para atuar na gestão de negócios internacionais e no comércio exterior.

Aqui você pode obter duas graduações em quatro anos, sendo Comércio Exterior na Unifor e Gestão Internacional em Deggendorf Institute of Technology (Alemanha) ou Marketing Internacional na Novancia Business School (Paris).

O curso de Comércio Exterior da Unifor foi avaliado por duas vezes consecutivas com a  Nota 5 (nota máxima) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4