Entrevista Nota 10: Evineide Dias e a trajetória de uma profissional polivalente no mercado financeiro

seg, 5 fevereiro 2024 14:25

Entrevista Nota 10: Evineide Dias e a trajetória de uma profissional polivalente no mercado financeiro

A atual Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste fala sobre a carreira no meio bancário, onde trabalha há 19 anos utilizando múltiplas habilidades de diferentes áreas do conhecimento


Egressa do curso de Direito da Unifor, Evineide possui MBA em Gestão de Negócios, Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, Marketing Digital e Gestão de Projetos em Auditoria (Foto: Arquivo pessoal)
Egressa do curso de Direito da Unifor, Evineide possui MBA em Gestão de Negócios, Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, Marketing Digital e Gestão de Projetos em Auditoria (Foto: Arquivo pessoal)

A cada dia, a necessidade de um profissional polivalente se faz mais latente no mercado de trabalho. Detentor de múltiplas habilidades e conhecimentos sobre áreas diversas, esse tipo de colaborador pode desempenhar funções variadas com autonomia e uma visão abrangente dos problemas. Tal diferencial dá a ele um potencial valioso na resolução de desafios cotidianos por meio da criatividade e inovação.

Um exemplo disso pode ser visto em Evineide Dias, atual Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Formada em Direito pela Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, ela atua há 19 anos no mercado financeiro, tendo desempenhado inúmeras funções que a fizeram acumular um volume inestimável de informações e experiências.

Da área de Produtos e Serviços Bancários às verticais de Empréstimos e de Cartões, passando ainda pelo ramo de Governança Corporativa, Evineide pode dizer que liderou um leque de equipes com objetivos e funções distintas. Sua curiosidade aguçada ainda a fez se envolver com o marketing logo no início de sua jornada, quando trabalhava em um escritório de advocacia.

“Acredito que a minha experiência profissional [...], bem como a minha formação acadêmica, fez com que o BNB identificasse em mim competências e habilidades para assumir a missão de liderar a Superintendência. A oportunidade surgiu em um momento de plena realização em minha carreira, e fiquei muito honrada pela confiança depositada pelo Banco em me convidar a assumir esse desafio”, revela a executiva, que está há 13 anos na instituição.

Ela possui MBA em Gestão de Negócios, Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, Marketing Digital, Gestão de Projetos e em Auditoria. Concluindo uma especialização em Publicidade e Propaganda, a egressa da Unifor já planeja seguir sua formação no futuro próximo com um MBA em Neuromarketing.

Na Entrevista Nota 10 desta semana, Evineide fala sobre a carreira no meio bancário, onde utiliza múltiplas habilidades de diferentes áreas do conhecimento. Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 — Sua formação é no Direito, mas antes de chegar ao Banco do Nordeste, você passou por outras instituições, como HSBC e Santander. Como aconteceu essa guinada para o mercado financeiro? O que te motivou a trilhar esse caminho?

Evineide Dias — O marketing está na minha vida desde muito cedo. Antes de ser bancária, eu trabalhei em um escritório de advocacia onde o proprietário também atuava no ramo de agências de viagens. Como sempre fui muito curiosa, além das atividades do escritório, apoiava a elaboração das peças publicitárias da agência de viagens.

Quando ingressei no mercado financeiro, atuei na área comercial de grandes bancos multinacionais, onde aprendi bastante a dinâmica e estratégia comercial, bem como gestão de times. Entrando no BNB, depois de alguns anos de trabalho em agências, passei a atuar na área de criação de produtos (financeiros e não financeiros), serviços e canais de atendimento. Nesse período, além da concepção do produto/serviço em si, eu participava ativamente do planejamento mercadológico e de promoção conjuntamente com as áreas de marketing e comunicação.

Toda essa dinâmica fez com que eu passasse a estudar bastante sobre as linhas que tangenciam o marketing. E adorei! Fiz um MBA em Gestão de Negócios, um MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, além de um MBA em Marketing Digital. Dessas linhas, me aproximei cada vez mais da comunicação, e estou concluindo uma especialização em Publicidade e Propaganda. Como estudar é algo muito comum na rotina e sou muito interessada no tema, iniciarei, em breve, um MBA em Neuromarketing.

Entrevista Nota 10 — Já é mais de uma década de atuação contínua dentro do Banco do Nordeste, com diversos cargos no currículo que mostram uma trajetória de trabalho dedicada à instituição. Poderia compartilhar como surgiu a oportunidade de ser a nova Superintendente de Marketing e Comunicação do BNB? O que isso significou para você?

Evineide Dias — O Banco é uma empresa com multiplicidade de oportunidades. Desde que ingressei no BNB, conduzo meu trabalho sempre pautado em valores éticos e com foco na alta performance. Busco adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades adicionais, principalmente as ligadas à gestão de equipes e experiência do cliente, pois são temas que tenho muita afinidade.

Acredito que a minha experiência profissional — em especial como Gerente do Ambiente de Marketing; do Ambiente de Assessoria a Comitês e Colegiados Estatutários; do Ambiente de Produtos e Serviços Bancários e do Ambiente de Empréstimos e Cartões, além de Superintendente Interina de Empréstimos, Transações e Serviços Bancários —, bem como a minha formação acadêmica, fez com que o Banco identificasse em mim competências e habilidades para assumir a missão de liderar a Superintendência de Marketing e Comunicação. A oportunidade surgiu em um momento de plena realização em minha carreira, e fiquei muito honrada pela confiança depositada pelo Banco em me convidar a assumir esse desafio.

Entrevista Nota 10 — Quais são as principais metas da Superintendência de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste para este novo ciclo, com você à frente da gestão? De que forma os seus 19 anos de experiência no mercado têm contribuído para cumprir esses objetivos?

Evineide Dias — Nossas metas visam implementar ações que permitam que o Banco continue avançando nas verticais de excelência na experiência dos nossos clientes, competitividade e aderência dos produtos oferecidos, além da ampliação da nossa presença e fortalecimento da marca, em especial no digital. O BNB tem uma missão muito nobre, onde impacta positivamente milhares de pessoas todos os dias por meio das diversas frentes de atendimento, que vão de financiamentos ao incentivo à cultura, gerando agendas positivas que precisam ser amplamente divulgadas para ampliação da percepção de importância do Banco para toda a região. 

Entrevista Nota 10 — Conhecida como a maior instituição da América do Sul voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como um órgão executor de políticas públicas. Quais são os desafios no desenvolvimento sustentável do Nordeste, especialmente quando falamos sob a ótica do marketing digital?

Evineide Dias — O desenvolvimento sustentável do Nordeste enfrenta diversos desafios, e quando consideramos a ótica do marketing digital, alguns aspectos específicos merecem atenção, tais como a inclusão e a educação digital, além da expansão da infraestrutura digital, o que torna possível a ampliação e a difusão das ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo local e à redução das desigualdades sociais. Superar esses desafios requer uma abordagem integrada, envolvendo os entes públicos e privados, além da comunidade geral. É uma responsabilidade de todos. 

Entrevista Nota 10 — Em 2013, você concluiu a graduação em Direito na Universidade de Fortaleza, depois, seguiu formação com MBAs em diversas áreas de atuação. Qual o papel da base jurídica em sua atuação profissional? E qual foi a importância da Unifor na sua carreira?

Evineide Dias — A base jurídica adquirida nos bancos da universidade me auxilia diariamente na tomada de decisão. Ainda que eu atue em áreas principalmente ligadas à criatividade, há uma grande fatia de responsabilidades inerentes ao cargo que exigem decisões assertivas e ponderadas, potencializadas pelo fato da empresa onde eu trabalho ser de economia mista, na qual o arcabouço regulatório é bastante acentuado. A formação em Direito me propicia uma visão sistêmica em comitês e negociações. 

A Unifor teve um papel fundamental na minha carreira. Recebi uma excelente formação, tanto que, à época, fui aprovada no Exame da Ordem antes mesmo de me formar. Além disso, tenho maravilhosas recordações da época de universitária, que vão desde a disponibilidade dos funcionários e professores em buscar as melhores soluções para os alunos até o contato com a natureza e com as artes. Há algum tempo, conheci a professora Ana Quezado em um evento em São Paulo, e quando ela perguntou qual a minha opinião sobre a Universidade, a resposta foi categórica: “Só entende o carinho pela Unifor quem estudou lá”. É algo que não conseguimos colocar em palavras, só vivendo para saber.