Entrevista Nota 10: Evineide Dias e a trajetória de uma profissional polivalente no mercado financeiro
seg, 5 fevereiro 2024 14:25
Entrevista Nota 10: Evineide Dias e a trajetória de uma profissional polivalente no mercado financeiro
A atual Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste fala sobre a carreira no meio bancário, onde trabalha há 19 anos utilizando múltiplas habilidades de diferentes áreas do conhecimento
A cada dia, a necessidade de um profissional polivalente se faz mais latente no mercado de trabalho. Detentor de múltiplas habilidades e conhecimentos sobre áreas diversas, esse tipo de colaborador pode desempenhar funções variadas com autonomia e uma visão abrangente dos problemas. Tal diferencial dá a ele um potencial valioso na resolução de desafios cotidianos por meio da criatividade e inovação.
Um exemplo disso pode ser visto em Evineide Dias, atual Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Formada em Direito pela Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, ela atua há 19 anos no mercado financeiro, tendo desempenhado inúmeras funções que a fizeram acumular um volume inestimável de informações e experiências.
Da área de Produtos e Serviços Bancários às verticais de Empréstimos e de Cartões, passando ainda pelo ramo de Governança Corporativa, Evineide pode dizer que liderou um leque de equipes com objetivos e funções distintas. Sua curiosidade aguçada ainda a fez se envolver com o marketing logo no início de sua jornada, quando trabalhava em um escritório de advocacia.
“Acredito que a minha experiência profissional [...], bem como a minha formação acadêmica, fez com que o BNB identificasse em mim competências e habilidades para assumir a missão de liderar a Superintendência. A oportunidade surgiu em um momento de plena realização em minha carreira, e fiquei muito honrada pela confiança depositada pelo Banco em me convidar a assumir esse desafio”, revela a executiva, que está há 13 anos na instituição.
Ela possui MBA em Gestão de Negócios, Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, Marketing Digital, Gestão de Projetos e em Auditoria. Concluindo uma especialização em Publicidade e Propaganda, a egressa da Unifor já planeja seguir sua formação no futuro próximo com um MBA em Neuromarketing.
Na Entrevista Nota 10 desta semana, Evineide fala sobre a carreira no meio bancário, onde utiliza múltiplas habilidades de diferentes áreas do conhecimento. Confira na íntegra a seguir.
Entrevista Nota 10 — Sua formação é no Direito, mas antes de chegar ao Banco do Nordeste, você passou por outras instituições, como HSBC e Santander. Como aconteceu essa guinada para o mercado financeiro? O que te motivou a trilhar esse caminho?
Evineide Dias — O marketing está na minha vida desde muito cedo. Antes de ser bancária, eu trabalhei em um escritório de advocacia onde o proprietário também atuava no ramo de agências de viagens. Como sempre fui muito curiosa, além das atividades do escritório, apoiava a elaboração das peças publicitárias da agência de viagens.
Quando ingressei no mercado financeiro, atuei na área comercial de grandes bancos multinacionais, onde aprendi bastante a dinâmica e estratégia comercial, bem como gestão de times. Entrando no BNB, depois de alguns anos de trabalho em agências, passei a atuar na área de criação de produtos (financeiros e não financeiros), serviços e canais de atendimento. Nesse período, além da concepção do produto/serviço em si, eu participava ativamente do planejamento mercadológico e de promoção conjuntamente com as áreas de marketing e comunicação.
Toda essa dinâmica fez com que eu passasse a estudar bastante sobre as linhas que tangenciam o marketing. E adorei! Fiz um MBA em Gestão de Negócios, um MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, além de um MBA em Marketing Digital. Dessas linhas, me aproximei cada vez mais da comunicação, e estou concluindo uma especialização em Publicidade e Propaganda. Como estudar é algo muito comum na rotina e sou muito interessada no tema, iniciarei, em breve, um MBA em Neuromarketing.
Entrevista Nota 10 — Já é mais de uma década de atuação contínua dentro do Banco do Nordeste, com diversos cargos no currículo que mostram uma trajetória de trabalho dedicada à instituição. Poderia compartilhar como surgiu a oportunidade de ser a nova Superintendente de Marketing e Comunicação do BNB? O que isso significou para você?
Evineide Dias — O Banco é uma empresa com multiplicidade de oportunidades. Desde que ingressei no BNB, conduzo meu trabalho sempre pautado em valores éticos e com foco na alta performance. Busco adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades adicionais, principalmente as ligadas à gestão de equipes e experiência do cliente, pois são temas que tenho muita afinidade.
Acredito que a minha experiência profissional — em especial como Gerente do Ambiente de Marketing; do Ambiente de Assessoria a Comitês e Colegiados Estatutários; do Ambiente de Produtos e Serviços Bancários e do Ambiente de Empréstimos e Cartões, além de Superintendente Interina de Empréstimos, Transações e Serviços Bancários —, bem como a minha formação acadêmica, fez com que o Banco identificasse em mim competências e habilidades para assumir a missão de liderar a Superintendência de Marketing e Comunicação. A oportunidade surgiu em um momento de plena realização em minha carreira, e fiquei muito honrada pela confiança depositada pelo Banco em me convidar a assumir esse desafio.
Entrevista Nota 10 — Quais são as principais metas da Superintendência de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste para este novo ciclo, com você à frente da gestão? De que forma os seus 19 anos de experiência no mercado têm contribuído para cumprir esses objetivos?
Evineide Dias — Nossas metas visam implementar ações que permitam que o Banco continue avançando nas verticais de excelência na experiência dos nossos clientes, competitividade e aderência dos produtos oferecidos, além da ampliação da nossa presença e fortalecimento da marca, em especial no digital. O BNB tem uma missão muito nobre, onde impacta positivamente milhares de pessoas todos os dias por meio das diversas frentes de atendimento, que vão de financiamentos ao incentivo à cultura, gerando agendas positivas que precisam ser amplamente divulgadas para ampliação da percepção de importância do Banco para toda a região.
Entrevista Nota 10 — Conhecida como a maior instituição da América do Sul voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como um órgão executor de políticas públicas. Quais são os desafios no desenvolvimento sustentável do Nordeste, especialmente quando falamos sob a ótica do marketing digital?
Evineide Dias — O desenvolvimento sustentável do Nordeste enfrenta diversos desafios, e quando consideramos a ótica do marketing digital, alguns aspectos específicos merecem atenção, tais como a inclusão e a educação digital, além da expansão da infraestrutura digital, o que torna possível a ampliação e a difusão das ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo local e à redução das desigualdades sociais. Superar esses desafios requer uma abordagem integrada, envolvendo os entes públicos e privados, além da comunidade geral. É uma responsabilidade de todos.
Entrevista Nota 10 — Em 2013, você concluiu a graduação em Direito na Universidade de Fortaleza, depois, seguiu formação com MBAs em diversas áreas de atuação. Qual o papel da base jurídica em sua atuação profissional? E qual foi a importância da Unifor na sua carreira?
Evineide Dias — A base jurídica adquirida nos bancos da universidade me auxilia diariamente na tomada de decisão. Ainda que eu atue em áreas principalmente ligadas à criatividade, há uma grande fatia de responsabilidades inerentes ao cargo que exigem decisões assertivas e ponderadas, potencializadas pelo fato da empresa onde eu trabalho ser de economia mista, na qual o arcabouço regulatório é bastante acentuado. A formação em Direito me propicia uma visão sistêmica em comitês e negociações.
A Unifor teve um papel fundamental na minha carreira. Recebi uma excelente formação, tanto que, à época, fui aprovada no Exame da Ordem antes mesmo de me formar. Além disso, tenho maravilhosas recordações da época de universitária, que vão desde a disponibilidade dos funcionários e professores em buscar as melhores soluções para os alunos até o contato com a natureza e com as artes. Há algum tempo, conheci a professora Ana Quezado em um evento em São Paulo, e quando ela perguntou qual a minha opinião sobre a Universidade, a resposta foi categórica: “Só entende o carinho pela Unifor quem estudou lá”. É algo que não conseguimos colocar em palavras, só vivendo para saber.