Programa Cidadania Ativa, do CCJ, recebe inscrições para projetos deste semestre

qui, 5 agosto 2021 16:10

Programa Cidadania Ativa, do CCJ, recebe inscrições para projetos deste semestre

Alunos de graduação interessados podem se inscrever até 20 de agosto, data em que ocorre seminário de abertura dos projetos


Evento realizado pelos projetos Brincando com Livros e Projeto Quinta Literária, que fazem parte do Cidadania Ativa, em 2019. A ação foi realizada antes da pandemia de Covid-19 (Foto: Ares Soares)
Evento realizado pelos projetos Brincando com Livros e Projeto Quinta Literária, que fazem parte do Cidadania Ativa, em 2019. A ação foi realizada antes da pandemia de Covid-19 (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para o Programa de Cidadania Ativa (PCA). A iniciativa  do curso de Direito desenvolve os projetos sociais da graduação, que são divididos em áreas específicas e conta com encontros quinzenais. Os interessados podem se inscrever até 20 de agosto.

O programa tem como objetivo proporcionar aos cidadãos mais conhecimento sobre os direitos e deveres, por meio de palestras e orientações jurídicas. O Cidadania Ativa atende à comunidade em locais como escolas, associações de bairro e ao público em geral. Todos os alunos da Unifor podem participar.

No dia 20 de agosto o Programa Cidadania Ativa promove seminário  de abertura dos projetos deste semestre. O tema do evento online será "Procedimento policial: O limite entre o dever e os direitos do cidadão", com início às 11h30, com transmissão pelo Youtube da TV Unifor. Veja os participantes do evento:

Palestrante

Juarez Gomes Nunes Junior

Mestre em em Direito e Gestão de Conflitos (Unifor). Doutorando em Políticas Públicas (UECE). Coronel da Polícia Militar do Ceará. Ex-Secretário Executivo da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará. Ex-Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).

DEBATEDORAS

Ana Virginia Porto


Advogada trabalhista sindical. Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Mestre em Direito Privado. Presidente do Instituto de Pesquisas Sindicais. Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE.

Ana Paula Araújo de Holanda

Professora de Direito da Universidade de Fortaleza. Doutora e Mestre em Direito. Especialista em Direito Público. Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Ceará. Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do Ceará. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-CE. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas do IAB. Advogada Colaborativa e Mediadora Judicial e extrajudicial. 

Sobre o Programa

Criado em 2001, o Cidadania Ativa do CCJ é uma prática de responsabilidade socioambiental da Universidade de Fortaleza. Constitui-se em uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas para a conscientização de direitos nas comunidades, além da de viabilizar a intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não governamentais.
 
Alunos e professores voluntários do curso de Direito desenvolvem, por meio dos seis projetos existentes, palestras, reuniões, apostilas, folders e cartilhas, com o objetivo de fortalecer a cidadania e de ampliar o conhecimento jurídico da população.

 

Públicos diversos são o foco do Projeto que estimula a população a conhecer melhor os direitos e deveres (Foto: Ares Soares) 

O professor Erick Cysne, assessor de Projetos Especiais do CCJ, comenta sobre como o Programa é importante para a comunidade.  “A sociedade sai beneficiada pois, como nosso público vai de crianças a idosos, temos várias pessoas que, ouvindo uma palestra nossa ou recebendo um panfleto com orientação sobre seus direitos, têm a oportunidade de mudar suas vidas e de seus familiares e amigos, exercendo verdadeiramente sua cidadania.”, afirma o assessor. 

Experiência para alunos

Segundo Erick Cysne, o Programa proporciona também uma grande experiência para os alunos, que têm a oportunidade de entender melhor sobre vários assuntos. “O aluno terá a chance de conhecer muitos temas, os quais, dentro do curso, talvez só aprenderiam nos últimos semestres e, com isso, perceber na prática a importância de todos conhecerem seus direitos e deveres como cidadãos, além de verem sua aplicação na sociedade, no dia-a-dia, levando o Direito dos tribunais, da Universidade, para todos”, diz Erick. 

Francisca Arivaldenir Braga,  estudante do curso de Direito da Unifor, afirma que foi e é uma experiência enriquecedora. “Participei   em 2018  e 2021 no grupo Resgate Familiar com foco no idoso. Foi uma experiência muito rica. A forma como os conteúdos foram abordados, com debates, leitura de livros,  análise das leis, além  do estímulo à pesquisa", explica a aluna de 52 anos. Ela ressalta que a oportunidade de viver experiências no projeto foi além da teoria e contribuiu para a minha formação como profissional numa visão mais humanizada e realista do contexto social do idoso. 

Além dela, Letícia Mota Cardoso, graduanda do curso de Direito, também conta sobre a experiência positiva que teve com o Programa e ressalta o que mais gostou. “A primeira vez que eu participei foi em 2016. O que mais gosto dos projetos é que consigo trabalhar com o curso que eu faço de maneira mais dinâmica e ver outras facetas que não são abordadas na sala de aula”, explica. A estudante também considera importante perceber que pode contribuir com a sociedade. “Eu senti mais isso no semestre passado, talvez por conta do amadurecimento. Aprendi sobre novos assuntos e perspectivas. A questão sobre colocar em prática é enriquecedora”, afirma a estudante, de 23 anos.

Serviço:

Seminário de abertura do Programa Cidadania Ativa
Data: 20 de agosto
Horário: 11h30
Tema: "Procedimento policial: O limite entre o dever e os direitos do cidadão"
Transmissão pelo Youtube da TV Unifor

Projetos de 2021.2

O projeto trabalhará propondo campanhas de ajuda e orientação sobre direitos de crianças e adolescentes moradores de rua e em outras situações de vulnerabilidade, demonstrando o dever do Estado e da sociedade diante do Estatuto da Criança e do Adolescente
Professora orientadora: Cremilda Maria Silveira Moreira
Dia: Terça-feira
Horário: 11h20

O projeto possibilita ao aluno identificar e conhecer os espaços protegidos de Fortaleza, mais precisamente Unidades de Conservação existentes na cidade, observando a importância desses espaços na perspectiva da biodiversidade, estética e sanitária.
Professora orientadora: Sheila Pitombeira
Dia: Terça-feira
Horário: 14h30

Projeto em consonância do artigo 8°, IX da lei Maria da Penha para disseminação dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. Nele, acontecem aulas expositivas dialogadas, rodas de conversas, webinários e pesquisa bibliográfica.
Professora orientadora: Ana Paula Holanda
Dia: Quinta-feira
Horário: 11h20 

Difundir direitos civis aos cidadãos, focando nas datas comemorativas para apresentação dos temas ao público de forma virtual, em face da pandemia do Covid-19, restringindo o atendimento ao público, nos serviços da Universidade de Fortaleza. 
Professor orientador: Erick Cysne
Dia: Quinta-feira
Horário: 14h30

Busca analisar e debater os clássicos da literatura brasileira e estrangeira por viés jurídico, literário, sociológico, econômico, psicológico, filosófico e jornalístico, ou seja, de forma interdisciplinar, para que por meio do lúdico e das múltiplas representações das relações humanas encontradas na literatura e na arte, o aluno possa dar novo significado ao conteúdo apreendido em sala de aula e, assim, ampliar sua visão de mundo.
Professora orientadora: Ivanilda Sousa
Dia: Sexta-feira
Horário: 20h30

Tem como objetivo levar temas do Direito por meio da linguagem lúdica da literatura infantil, da poesia, do teatro, da música, da dança, da pintura, dos desenhos para a criança, no intuito de despertar nos infantos a consciência cidadã. 
Professora orientadora: Ivanilda Sousa
Dia: Sábado
Horário: 16h