ter, 2 abril 2024 11:11
Inscrições prorrogadas para o Programa de Dupla Titulação Internacional 2024.2
Agora, os interessados podem se inscrever até 10 de abril. Para participar, é necessário estar matriculado em um dos cursos de graduação contemplados no programa
Sempre em busca de estreitar laços com a comunidade internacional, e com o objetivo de oferecer aos seus alunos o contato com outras línguas e culturas, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, lançou editais de seleção para o Programa de Dupla Titulação referente ao semestre 2024.2. A iniciativa contempla alunos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da instituição.
Sobre o Programa
Por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), vinculado à Reitoria, a Unifor possui convênio com mais de 140 instituições de ensino superior ao redor do mundo.
A Universidade possui, desde 2008, o Programa de Dupla Titulação. A iniciativa permite que o aluno estude durante um ano em universidade e/ou instituição de ensino superior em outro país, e volte para casa com dois diplomas de uma só vez: um nacional e outro internacional.
Experiências internacionais
Caio Paiva, estudante do sétimo semestre do curso em Engenharia Civil, entrou na Universidade já com o sonho de fazer intercâmbio. Por recomendação de seu antigo coordenador, decidiu aproveitar a oportunidade da dupla titulação e realizar o desejo que vinha desde a infância. Assim, se inscreveu no programa, participou do processo seletivo e foi aprovado para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.
Durante dois semestres, o futuro engenheiro se viu em uma realidade muito diferente daquela à qual estava acostumado, mas conta que a vivência em outro país foi fundamental para adquirir maturidade e responsabilidade. "Estudar fora, para mim, foi uma experiência maravilhosa. [...] Foi realmente um divisor de águas e algo que eu indicaria para todos que tiverem a oportunidade", afirma.
Em Portugal, Caio conheceu outras formas de estudo, metodologias diferentes e abordagens distintas sobre assuntos trabalhados tanto na Unifor quanto no IPB, o que enriqueceu sua visão acadêmica. O networking também foi algo muito presente em seu intercâmbio.
"Fiz grandes amizades e conheci pessoas de todo o Brasil e do mundo. Até hoje falo com amigos meus italianos e um amigo polonês. Então, são grandes amizades que a gente faz e que vamos lembrar para o resto da vida. Realmente, essa questão de amizade, networking, também é uma algo incrível [desta experiência]", diz.
O aluno do sétimo semestre de Comércio Exterior, Victor Hugo Matos, compartilha do mesmo sentimento. Ele caracteriza a experiência do intercâmbio como a melhor de sua vida. "Conheci pessoas, vivi culturas, viajei por incríveis países. Sempre foi um sonho meu estudar fora e a dupla titulação me proporcionou muito mais do que eu poderia imaginar", afirma.
Victor conta que, como estudante de "comex", escolheu o Deggendorf Institute of Technology, na Alemanha, por ter tudo a ver com sua formação. Além de se graduar em International Management, pôde estudar em uma universidade conceituada internacionalmente, com pessoas de diversas nações, e viver em um país central na Europa.
(Foto: Arquivo pessoal)
"Eu acredito que a dupla titulação abre muitas portas. Um diploma internacional de uma prestigiada universidade alemã é muito bem visto no mercado de trabalho mundo afora. Além do conhecimento acadêmico, você ganha experiências internacionais que vão além do papel, como o contato com pessoas de diversos países, o intercâmbio cultural que você tem com elas, aprender outra língua e desenvolver um ponto de vista multicultural, entre muitas outras [vantagens]", pontua o graduando.
Com a certeza de tudo o que viveu, Victor afirma que a bagagem adquirida durante seu tempo na Alemanha sempre o acompanhará em sua jornada pessoal e profissional. "Para qualquer um que me pergunte, eu super recomendo fazer intercâmbio. É uma experiência única de vida que você precisa vivenciar em primeira mão", finaliza.
Thaís Escóssia, estudante de Comércio Exterior, também participou do Programa de Dupla Titulação Internacional e, assim como Victor Hugo, teve a experiência de estudar no Deggendorf Institute of Technology. Desde que ingressou na graduação, ela tinha interesse em realizar uma experiência acadêmica internacional, e encontrou no programa a oportunidade perfeita de realizar essa vivência.
Segundo a aluna, apesar das dificuldades de adaptação a uma nova cultura, todo o processo de intercâmbio foi facilitado pelo apoio prestado pela Universidade de Fortaleza, por meio do NEI, do começo ao fim. Assim, o programa se tornou um marco na sua vida pessoal, acadêmica e profissional.
“A assistência que a Unifor presta durante todo o processo de intercâmbio é muito grande. Ela vai atrás e te auxilia em todas as dúvidas, como documentações e moradia. Isso acontece especialmente no pré-intercâmbio, quando a Universidade também promove momentos muito importantes de integração entre os alunos intercambistas” — Thaís Escóssia, estudante de Comércio Exterior que participou do Programa de Dupla Titulação Internacional
Inscrições e processo seletivo
Agora, as inscrições podem ser realizadas até 10 de abril, exclusivamente de forma online. A entrevista, que configura a segunda fase do processo seletivo, será realizada entre os dias 11 e 12 de abril, em horário divulgado por meio de e-mail enviado pela Coordenação de Dupla Titulação do CCG e CCT aos alunos inscritos.
A convocação do candidato será feita seguindo a ordem divulgada no e-mail de divulgação da lista das inscrições aprovadas, conforme convocação a ser disponibilizada por e-mail, e também na Coordenação do Núcleo de Estratégias Internacionais e Dupla Titulação do CCG/CCT, no dia 11 de abril. Em caso de ausência, não será concedido prazo adicional, e o candidato será eliminado.
Confira os cursos com possibilidade de dupla titulação e as respectivas instituições de ensino superior:
- Berlin School of Economics and Law (Alemanha)
Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e COMÉRCIO EXTERIOR da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
- Deggendorf Institute of Technology (Alemanha)
Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS ECONÔMICAS da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
- Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia)
Serão selecionados cinco alunos dos cursos de graduação em ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COMÉRCIO EXTERIOR e MARKETING - Bacharelado da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
- Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
Serão selecionados cinco alunos do curso de graduação em ADMINISTRAÇÃO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
- Instituto Politécnico de Bragança (Portugal):
Serão selecionados quatro alunos do curso de graduação em ENGENHARIA CIVIL da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
- Instituto Politécnico de Bragança (Portugal):
Serão selecionados quatro alunos do curso de graduação em ENGENHARIA MECÂNICA da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
- Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
Serão selecionados quatro alunos do curso de graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da Unifor, a fim de realizar o intercâmbio no período de 2024.2 e 2025.1.
Requisitos para inscrição
- Ser brasileiro (nato ou naturalizado), maior de 18 anos;
- Possuir passaporte válido até, no mínimo, dezembro de 2025;
- Estar regularmente matriculado em um dos cursos de Graduação contemplados com o Programa de Dupla Titulação durante todo o processo de seleção, desde sua inscrição até o final do Programa;
- Ter cursado efetivamente mais de 30% (trinta por cento) e menos de 70% (setenta por cento) dos créditos exigidos para a conclusão de seu curso de graduação até o término do semestre 2024.1;
- Possuir performance média global (PMG) igual ou superior a 7,0 (sete) e não possuir reprovações no histórico;
- O candidato deverá ter cursado e ser aprovado, até o término do semestre 2024.1, em no mínimo de 2 (duas) disciplinas em idioma inglês (para as universidades alemãs);
- O candidato deverá apresentar certificado de proficiência de nível intermediário/B1 em Espanhol no momento da inscrição (para a universidade colombiana);
- O estudante deve firmar o compromisso de ser aprovado na instituição de destino com a quantidade mínima de créditos exigidos no edital para obtenção do duplo diploma na instituição parceira;
- O estudante assume, desde o ato da inscrição, o compromisso de conclusão do curso em até 3 anos após a aprovação neste processo seletivo, sob pena de não haver emissão do diploma de dupla titulação, por excesso de prazo;
- O estudante deverá apresentar conhecimentos básicos no idioma Alemão (para as universidades alemãs);
- Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital de cada instituição.