Espaço exclusivo para o aluno Unifor encontrar todas as informações referentes ao Programa de Intercâmbio Acadêmico.
 
 

Alunos Unifor

Que tal viver uma experiência acadêmica em outro país?

Clique aqui e saiba tudo sobre o intercâmbio acadêmico!

Quer ajudar na transição de adaptação de alunos de outros países que vêm fazer intercâmbio na UNIFOR? Se a resposta for sim, você pode se inscrever no Buddy Program, o programa de integração de alunos estrangeiros da UNIFOR.

  • O programa representa uma excelente oportunidade para os alunos da UNIFOR em trocar experiências, conhecer outras culturas, fazer amizades, desenvolver suas habilidades sociais e praticar uma língua estrangeira. Para participar do Buddy Program, é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:
  • Estar regularmente matriculado e cursando a UNIFOR;
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;
  • Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferência, certificado de proficiência na língua;
  • Dispor de, no mínimo, 5 horas/semanais, para desempenho das atividades do Programa.
  • A seleção é composta por uma entrevista em língua estrangeira.

Atenção! É importante conhecer as exigências contidas em Edital e no Regulamento do Programa.

A Unifor, em parceria com instituições nacionais e internacionais, lança editais de bolsa de estudos internacionais. 

Os alunos interessados devem ler com atenção os editais lançados e ficar atento aos prazos de inscrição. 

EDITAIS

Edital VRGRAD/VREX Nº 01/2020 - Processo Seletivo para Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional - Top Espanha

As universidades estrangeiras parceiras da UNIFOR lançam programas de férias nas mais diversas áreas, muitos deles com desconto a alunos de universidades conveniadas. 

Nessa área você poderá encontrar as oportunidades para cursos de curta duração. 

Alemanha:

Berlin School of Economics and Law:

HWR Berlin Summer & Winter School

OsnabrÜck Uniersity of Applied Sciences:

Summer and Winter Programs and Intensive German

Espanha

Universidad de Salamanca

Cursos Internacionales

Spanish Language and Culture

França

ISC Paris – Grande Ecole de Commerce de Paris:

Grande Éscole Program

Holanda

Rotterdam University of Applied Sciences:

International study programmes

Portugal

Uporto:

Cursos de Verão

Ulisboa:

Verão na ULisboa

RAFAS COLLEGE

A operadora de viagens e intercâmbio, promove programas de intercâmbio de curta duração nacionais e internacionais em parceria com a Vice Reitoria de Extensão. 

Intercâmbio Jurídico em Londres para Alunos e Professores

Programa de verão/inverno

O programa de verão / inverno no Brasil e na Holanda tem como alvo estudantes interessados em aprender sobre as Políticas Urbanas, Ambientais e de Transporte que foram implementadas na Holanda no passado e as políticas que precisam ser implementadas no futuro. Essas políticas incluem desafios e inovações em transporte e infraestrutura sustentáveis, políticas urbanas compactas, gerenciamento de água, resiliência, energia renovável e desenvolvimento regional.

A primeira parte do curso ministrado em estreita cooperação com a Universidade de Brasília em Brasília, Brasil. A segunda parte do curso será realizado na cidade de Groningen, na Holanda. Ambas as partes fornecem e discutem não apenas ideias teóricas e opções de intervenção, mas isso é especialmente verdade para a segunda parte em Groningen, também conhecimentos aprofundados das paisagens urbanas e regionais planejadas holandesas por meio de visitas guiadas e excursões.

Mais informações

A Universidade de Fortaleza  foi a primeira universidade do Ceará a ofertar disciplinas em inglês para seus alunos regulares e alunos internacionais.

Atualmente, os estudantes têm à disposição 28 disciplinas em inglês, nas quais os conteúdos são ministrados totalmente ou parcialmente na língua inglesa, possibilitando o exercício do idioma estrangeiro sem custo adicional.

> Saiba mais

Todos os alunos participantes do Programa de Intercâmbio Acadêmico da UNIFOR devem retirar o visto de estudante após a sua aceitação junto a universidade estrangeira. 

Todos os tramites relacionados à esse processo são de responsabilidade do aluno e ele deve contatar o consulado responsável pelo seu processo. 

Lista de contato dos consulados

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior e Engenharia Civil, tem a possibilidade de participarem de um programa de dupla titulação internacional. 

O programa proporciona aos alunos a possibilidade de uma vez formados pela UNIFOR também receberem um diploma de graduação das universidades conveniadas participantes. 

O programa tem duração de 1 ano e programa de estudos fechado, diferente do Programa de Intercâmbio Acadêmico. 

EDITAIS 2023

EDITAL VRE - VIREX Nº 01/2023 - Berlin School of Economics and Law (Alemanha)

EDITAL VRE - VIREX Nº 02/2023 - Deggendorf Institute of Technology (Alemanha)

EDITAL VRE - VIREX Nº 03/2023 - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
+ Anexo IV - Plano de Estudos

EDITAL VRE - VIREX Nº 04/2023 - Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia)

EDITAL VREGRAD/VIREX Nº 05/2023 - Instituto Politécnico de Bragança
+ Anexo I - Orientações de Inscrição
+ Anexo II - Formulário de Inscrição
+ Anexo III - Modelo de Carta de Recomendação
+ Anexo IV - Plano de Estudos

 

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, é uma das seis instituições de ensino superior (IES) da América Latina selecionadas pela Comissão Europeia para discutir e fortalecer políticas de internacionalização, voltadas para alunos, professores e servidores técnico-administrativos. 

O projeto I-MAT (Innovative Mobility Attracting Tools for Latin America) é patrocinado pela União Europeia e tem como principal objetivo capacitar, através do know-how das universidades europeias, as instituições de ensino superior latino-americanas para atrair estudantes, docentes e pessoal técnico-administrativo a iniciativas de mobilidade internacional, por meio de abordagens digitais e inovadoras.

Além da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Brasil, foram selecionadas duas instituições do Peru (Pontificia Universidad Católica del Perú e Universidad Católica San Pablo) e duas da Colômbia (Universidad de los Andes e Pontificia Universidad Javeriana). Já as representantes europeias são AGH University (Polônia), Vilnius Tech (Lituânia) e Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (Portugal)

As atividades do projeto se dividem em fases ao longo dos próximos três anos, sendo a Unifor uma das instituições responsáveis por sediar uma conferência internacional em 2025 para as universidades parceiras e não-parceiras. Ao final do projeto, espera-se criar ferramentas inovadoras que atraiam estudantes, docentes e pessoal técnico-administrativo para as universidades latino-americanas.

Atividades e Notícias do Projeto:

Quais os pré-requisitos?

Todos os alunos de graduação regularmente matriculados na Unifor podem fazer intercâmbio acadêmico. Para a participação, são observados os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado na Unifor
  • Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*
  • Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada universidade
  • Comprovar rendimento acadêmico (Performance Média Global) com média global igual ou superior a 7,0
  • Não possuir disciplinas reprovadas no histórico

*Algumas exceções se aplicam. Mais informações na Assessoria para Assuntos Internacionais.

Quando devo fazer a inscrição?
A inscrição deve ser realizada com seis meses de antecedência ao período previsto do início do intercâmbio. Os períodos de inscrição são:
  • De 1º de Fevereiro a 31 de Março para cursar o segundo semestre letivo (agosto-dezembro)
  • De 1º de Agosto a 15 de Setembro para cursar o primeiro semestre letivo (janeiro-junho)
Tenho FIES. posso participar do intercâmbio?

Sim. Alunos que tenham FIES podem participar do programa de intercâmbio acadêmico da Unifor. O financiamento pode ser suspenso por até um ano. Mais informações podem ser obtidas junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

Quais são os custos? 

No semestre em que estiver participando do programa de intercâmbio, o aluno intercambista paga somente a matricula institucional (valor referente ao trancamento do curso durante o semestre em intercâmbio) e não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter de arcar com taxas acadêmico-administrativas relativas à mesma. 

O aluno intercambista assume despesas relativas a:

  • Passagens aéreas;
  • Hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais;
  • Visto e seguro de saúde.
Como decidir o país e a Universidade estrangeira de destino?

A Unifor possui convênio com mais de 120 instituições de ensino superior, distribuídas em mais de 26 países. Você pode procurar a lista completa no site da Unifor e também vir à Assessoria Internacional para receber a lista específica de universidades conveniadas com o seu curso.

Uma das melhores formas de decidir o destino é avaliar quais são os seus principais interesses e objetivos na realização do intercâmbio: ganhar fluência em um idioma específico, ter acesso à cultura e modos de vida de um determinado país e garantir o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, entre outros.

É também importante explorar os sites de algumas universidades de interesse, bem como obter informações acerca da localização escolhida.

Aproveitamento de disciplinas

Ao retornar do programa, os alunos poderão solicitar, junto à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), o aproveitamento dos estudos desenvolvidos no período de intercâmbio, conforme normas da Unifor. O aluno deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, bem como a tradução juramentada desses documentos.

Qual o valor da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição para o Programa de Intercâmbio Acadêmico custa R$ 556,00 (o valor referente a 2024 e não é reembolsável).

Qual a documentação necessária?
  • Formulário de inscrição da Unifor
  • Formulário da universidade estrangeira
  • Carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso*
  • Carta de motivação*
  • Três fotos 3x4 atuais
  • Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
  • Curriculum Vitae*
  • Histórico escolar atualizado (com tradução juramentada no idioma oficial do país de destino)
  • Termo de responsabilidade assinado pelo aluno e por um responsável
  • Comprovação de proficiência do idioma de acordo com a exigência de cada universidade**
  • Confirmação da criação de conta no Campus France Brasil (para universidades francesas)
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do intercâmbio acadêmico (favor verificar valor na DAE: a taxa de inscrição não é reembolsável e sofre reajuste anual)

* No idioma oficial do país de destino.
** Universidades de língua inglesa exigem comprovação de proficiência. Atentar para a especificidade do teste de língua solicitada pela instituição estrangeira de seu interesse.

Toda a documentação deverá ser entregue na Assessoria Internacional em duas vias, com exceção do Formulário de Inscrição da Unifor, comprovante de pagamento da Taxa de Intercâmbio e do Termo de Responsabilidade.

Como decidir as disciplinas a serem cursadas na Universidade estrangeira?

Ao preencher o formulário de inscrição da universidade estrangeira, o aluno deverá indicar as disciplinas que cursará durante o período em que estiver no intercâmbio. É aconselhável que o aluno, depois de ter escolhido a instituição de destino, vá até o seu coordenador mostrar as disciplinas que pretende cursar e pedir parecer do mesmo no que diz respeito ao aproveitamento.

Posso aproveitar as disciplinas a serem cursadas na Universidade estrangeira?

Sim. Caso deseje, ao retornar do intercâmbio, o aluno poderá solicitar o aproveitamento dos estudos cursados no exterior. Ele deve ter em mãos o histórico da universidade estrangeira e a ementa das disciplinas cursadas, trazer a documentação à Assessoria Internacional para ser chancelada e posteriormente mandar fazer a tradução juramentada desses documentos e levá-los à Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) para solicitar o aproveitamento.

O aproveitamento das disciplinas é garantido?

Não. O aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior é opcional por parte da Unifor, estando geralmente condicionado à frequência e nota do aluno na universidade estrangeira, e, sobretudo, à equivalência da matriz curricular de seu curso.

Fiz minha inscrição e agora?

Depois que toda a sua documentação for entregue à Assessoria Internacional, a mesma será enviada para a universidade de destino. A instituição estrangeira enviará uma carta de aceitação e com ela o aluno solicitará o seu visto estudantil. A maioria das universidades estrangeiras envia a carta de aceitação via e-mail para o aluno, mas todas elas chegam impressas à Assessoria Internacional.

Existe a chance de não ser aceito pela Universidade estrangeira?

Sim. Mas a probabilidade é muito pequena e está geralmente relacionada a condições pontuais das universidades estrangeiras.

Como faço para obter meu visto?

Uma vez com a carta de aceitação da universidade estrangeira, o aluno deve entrar em contato com o consulado do país de destino para saber sobre os documentos e trâmites para solicitar o seu visto estudantil.

Preciso fazer seguro de saúde para viajar?

Sim. Todo aluno deve possuir um seguro de saúde internacional. É preciso verificar junto à universidade de destino, bem como ao consulado, as exigências específicas.

Equipe do Núcleo de Estratégias Internacionais

Profa. Gina Pompeu

Profa. Gina Pompeu

Coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais
Telefone: +55 85 3477-3834
E-mail: nei@unifor.br

Cremilda Moreira

Cremilda Moreira

Assessora de Relações Internacionais
Telefone: +55 85 3477-3405
E-mail: cremilda@unifor.br / nei@unifor.br

Brito Junior

Analista de Relações Internacionais
Telefone: +55 85 3477-3834
E-mail: jfbjunior@unifor.br / nei@unifor.br

Ana Gabriela Falcão

Ana Gabriela Falcão

Analista de Relações Internacionais
Telefone: +55 85 3477-3834
E-mail: anagabrielafalcao@unifor.br / nei@unifor.br

Andrelina Sena

Responsável pela Assessoria para Assuntos Internacionais/Orientadora EducationUSA
Telefone: +55 85 3477-3127 / 3477-3481
E-mail: linapsena@unifor.br /internacional@unifor.br / educationusa@unifor.br

Giselle Viana

Assistente da Assessoria para Assuntos Internacionais/EducationUSA
Telefone: +55 85 3477-3127
E-mail: giselle.viana@unifor.br / international@unifor.br

Rayanne Bezerra

Assistente EducationUSA/Assessoria para Assuntos Internacionais
Telefone: +55 85 3477-3481
E-mail: rayanne@unifor.br /international@unifor.br

Informações para contato

Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI)

  • E-mail de contato: nei@unifor.br
  • E-mail de contato: international@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3127
  • Endereço de contato: 1º andar da Reitoria | Segunda a sexta-feira: 8h às 11h30 / 13h30 às 17h30