Biblioteca Central

  • 218617 livros
  • 5000
  • 722 assentos
Vista aérea das prateleiras de livros da Biblioteca da Unifor.

 

Na Universidade de Fortaleza, você tem acesso a um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares do Estado e da região Norte e Nordeste.

A Biblioteca da Unifor encontra-se instalada em uma área de 5 mil m², oferecendo diversos ambientes para que o usuário possa desfrutar. Contamos com dois tipos de ambientes: climatizados e de ventilação natural, buscando atender as necessidades de todos os usuários e tornar sua experiência mais agradável.

No piso térreo encontram-se o acervo disponível para empréstimo domiciliar; mesas para estudo em grupo ou  individual distribuídas em torno  do acervo; duas bancadas com computadores  para consulta, além de uma equipe de funcionários à disposição para auxiliar quando necessário .

No piso superior encontram-se nossos acervos de periódicos impressos; consulta local;  mesas para estudo distribuídas em torno do acervo; além da Coleção Rachel de Queiroz e a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel. Conta também com  ambientes de estudo em grupo e individual ambos climatizados, sala de treinamento individual, duas bancadas com computadores para consulta e funcionários à disposição.  

São mais de 140 mil títulos, em um total de mais de 330 mil documentos/obras nas áreas de Ciências Jurídicas, Tecnológicas, da Saúde, da Comunicação e Gestão. O vasto acervo é composto por livros, teses, dissertações, anais, vídeos analógicos e digitais, além de periódicos, que subsidiam de forma completa a busca por informações para auxiliar na sua formação. 

 

Tipo da obra

Títulos

Volumes

Livros

86.131

217.516

Livros Digitais

29.202 

 

Teses

1.000

1.020

Dissertações

5.189

5.208

Periódicos

1.781

57.978

Cordéis

1.890

3.721

Vídeos (DVD, VHS)

4.817

5.149

Vídeos (Digitais)

11.593

11.589

 

Fonte: Relatório RBCC070. Atualização: 31.08.2022.

 
 

Dúvidas Frequentes

São publicações popularmente chamadas de revistas(informativas ou científicas) ou jornais, são publicadas obedecendo uma periodicidade, podem ser diários, semanais, mensais, bimestrais, anuais, irregular.

É um conjunto de recursos digitais que podem ser acessados em vários dispositivos, podendo ser: textos, áudios, vídeos.

O Portal possui diversos títulos de periódicos científicos e outros conteúdos em áreas multidisciplinares. O acesso na Universidade é livre. Para acessar ao conteúdo completo em sua residência realize a autenticação na página www.periodicos.capes.gov.br através do ícone "Acesso CAFe". Insira um "0" antes da sua matrícula de aluno. Para maiores informações, assista ao tutorial em Biblioteca Digital/Tutorias.

São coleções eletrônicas que armazenam e disponibilizam conteúdos digitais (livros, artigos, TCCs, dissertações, vídeos e etc.), tornando mais rápido e fácil o acesso aos diversos tipos de documentos. 

São princípios de boas práticas científicas e profissionais relativos aos padrões éticos de pesquisa. Busca combater as más condutas de pesquisa como manipulação de dados, adulteração de resultados e o plágio. 

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser entregue na coordenação do seu curso. São eles os responsáveis pelo envio dos trabalhos para a Biblioteca.

Informações para contato

Biblioteca Central da Unifor - Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 21h55. Sábado, de 8h às 14h10, com a sala de estudos funcionando até 16h25

  • E-mail de contato: bib@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3257 (WhatsApp)
  • Endereço de contato: Praça central do campus