sex, 1 fevereiro 2019 08:51
Reforma da Biblioteca vai melhorar atendimento aos usuários
As obras de ampliação, climatização e acessibilidade devem ser concluídas em abril
Com o objetivo de melhor atender seus usuários, a Unifor deu início, em dezembro, à reforma em algumas áreas da Biblioteca Central. A expectativa é que em abril a obra seja entregue com as adaptações concluídas.
Entre as mudanças está a ampliação do guarda-volumes, melhoria na climatização do espaço e acessibilidade nos balcões de atendimento, além de reforma e modernização do elevador interno para pessoas portadoras de deficiência.
Como está funcionando
Em função dessa reforma, e para não prejudicar o atendimento aos alunos e colaboradores da Unifor, a direção da Biblioteca fez pequenas mudanças em alguns setores do prédio. O setor de Consulta de Catálogo, Empréstimo e Devolução de Livros, por exemplo, está funcionando no hall de entrada.
Os demais serviços, como treinamento de base de dados, levantamento bibliográfico e consulta aos periódicos, continuam acontecendo no piso superior da Biblioteca Central.
O acesso às áreas de estudo individual e em grupo, localizadas no piso superior do hall da Biblioteca, também continua normal. Além disso, houve acréscimo de um espaço alternativo na videoteca para grupos de estudo.
A Unifor agradece a compreensão de todos e ressalta que tais mudanças são para melhorar o serviço oferecido.
Coleção Rachel de Queiroz
O espaço destinado à Coleção Rachel de Queiroz, com publicações do acervo particular da escritora e que se encontra na Biblioteca desde 2017, também passará por melhorias em sua estrutura e na climatização para melhor receber alunos e comunidade externa.
“Acolher a coleção Rachel de Queiroz é motivo de orgulho para todos nós, cearenses. Afinal, esse acervo não é apenas para os alunos da Unifor, é também para a comunidade externa, que pode visitá-lo via agendamento”, ressalta a bibliotecária Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central.
Maior acervo do Norte/Nordeste
Na Biblioteca Central da Unifor, o aluno encontra um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
São mais de 315 mil obras físicas e digitais nas áreas de ciências jurídicas, tecnologia, saúde, comunicação e gestão.
O acervo é composto por livros, teses, dissertações, anais, periódicos, TCCs, vídeos analógicos e digitais.
Biblioteca Digital
Por meio do Unifor Online, os alunos podem consultar a Biblioteca Digital, que disponibiliza mais de 23 mil títulos, sem limite de acesso simultâneo. É possível realizar consultas online dentro dos textos, inserir anotações e criar estante de livros favoritos.
Por meio do aplicativo Unifor Mobile, o aluno também pode consultar o acervo digital da Universidade, utilizando, para isso, a ferramenta “Busca Integrada”, além de poder renovar livros e consultar o catálogo de livros digitais e físicos da Unifor.
A Unifor capacita a comunidade acadêmica na utilização das ferramentas disponíveis na Biblioteca Digital. Os treinamentos são gratuitos e realizados conforme o curso, o nível e os objetivos dos participantes.
A bibliotecária Leonilha Lessa ressalta a importância da Biblioteca Digital Unifor: “É um grande recurso para aqueles que buscam conteúdos relacionados às disciplinas cursadas. É a Biblioteca da Unifor em casa e em qualquer lugar, através do smartphone”.
Em fevereiro de 2019, a Biblioteca oferece mais um serviço digital: a “Busca Integrada Periódicos”, disponível no Unifor Online e Unifor Mobile. A ferramenta integra o portal de periódicos da Capes, EBSCO e VLEX, dentre outras.
Nunca usei a Biblioteca Unifor, e agora?
Neste período de reformas os alunos no primeiro semestre farão seus empréstimos com apresentação de documento oficial com foto e os veteranos com seus Uniforcards.
Os usuários terão acesso a bancada de consulta para verificar a classificação dos livros, entregarão aos funcionários que localizarão a obra na estante. De posse das obras os empréstimos serão realizados.
Para os alunos novatos, o UniforCard só será entregue em abril, quando a Biblioteca terá seu funcionamento presencial totalmente restabelecido.