null Conheça os cursos de saúde ranqueados em 1º lugar no RUF 2023

Ter, 21 Novembro 2023 18:36

Conheça os cursos de saúde ranqueados em 1º lugar no RUF 2023

Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária ocupam posição de destaque entre instituições particulares do Ceará

Dois cursos do Centro de Ciências da Saúde da Unifor também conquistaram a primeira colocação entre as particulares do Norte e Nordeste (Foto: Roberio Castro)

Os cursos de Educação Física, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária e Enfermagem da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foram avaliados em primeiro lugar entre as instituições privadas do Ceará, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023. Os dois últimos também conquistaram a primeira colocação entre as particulares do Norte e Nordeste.

Além das cinco graduações, doze outros cursos da Unifor alcançaram posição de destaque no ranking. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Diferenciais dos cursos

Educação Física

Criada há 50 anos e pioneira no estado do Ceará, a graduação em Educação Física da Universidade de Fortaleza forma profissionais aptos a atuar nas mais diversas áreas ocupacionais, do ensino ao próprio negócio. O curso possui uma estrutura de ponta, contemplando um dos maiores parques esportivos da América Latina, corpo docente de excelência e matriz curricular pautada em competências demandadas pelo mercado.

Até o quarto semestre, o estudante de Educação Física da Unifor tem uma etapa base a ser cumprida. Depois, faz uma escolha pela etapa específica, que definirá a formação dele em bacharelado ou licenciatura. Posteriormente, a Universidade oferece essa segunda formação de maneira facilitada. Isso significa que, em dois semestres a mais, o aluno consegue sair com os dois diplomas: bacharelado e licenciatura.

+Meio século de pioneirismo em Educação Física

Enfermagem

O curso de Enfermagem da Unifor possui 50 anos de tradição, englobando mobilidade acadêmica e uma matriz curricular inovadora, pautada na inclusão de metodologias educacionais modernas. A graduação conta ainda com professores qualificados, diversos campos de estágio disponíveis para a prática em ambientes de trabalho reais e estrutura dotada de equipados laboratórios.

+Meio século de Enfermagem na vanguarda do cuidar

Farmácia

Com uma formação pautada em princípios éticos e científicos, a graduação em Farmácia da Unifor desenvolve em seus alunos competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos. O curso conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular.

O curso dispõe de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como o Programa de Educação Tutorial – PET-Farmácia, o serviço de Cuidados Farmacêuticos no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), e o Projeto Saliva Artificial, ação que proporciona melhor qualidade de vida dos pacientes com câncer de boca e garganta.

Medicina

Avaliado com nota máxima (5) pelo MEC, o curso de Medicina da Unifor conta com uma estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada a um corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível. Além de ser referência no país, a graduação possui matriz curricular 69% prática e a uniu ao método Problem Based Learning (PBL) — aprendizagem baseada em problemas, em português —, desafiando alunos desde o primeiro semestre a resolver problemas clínicos complexos.

+Por que somos referência em educação médica no Brasil?

Medicina Veterinária

A graduação em Medicina Veterinária da Unifor capacita os alunos em todas as áreas de atuação, desenvolvendo competências técnico-científicas em uma postura ética que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação. O curso possui currículo inovador associado a metodologias modernas, corpo docente altamente qualificado e estrutura completa constituída por laboratórios equipados, além de fazendas e outros ambientes facilitadores da integração entre as diversas áreas do conhecimento.

Um dos diferenciais mais importantes da graduação é o Laboratório de Habilidades em Veterinária. No local, alunos e professores discutem e desenvolvem habilidades necessárias ao exercício da profissão, desde a ética profissional até o ensino de técnicas de contenção e exames físicos. O curso conta ainda com um laboratório morfofuncional em veterinária, onde teoria e prática de anatomia, histologia, diagnóstico por imagem e fisiologia são integrados.

+Conheça o Complexo da Medicina Veterinária

Entenda o RUF

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012 e conta com dois produtos principais: o Ranking de Universidades e o Ranking de Cursos de Graduação. No primeiro, foram avaliadas as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Já no segundo, os indicadores levados em consideração abrangem avaliação do mercado, qualidade de ensino, doutorado/mestrado, nota dos concluintes, professores com dedicação integral e parcial e avaliação dos docentes

Estude na Melhor em 2024.1!

A Unifor ainda está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2024.1. O interessado pode escolher entre quatro modalidades de ingresso: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); notas de vestibulares anteriores da Unifor; transferência e segunda graduação