null Biblioteca da Unifor celebra o Dia do Bibliotecário

Sex, 26 Abril 2024 16:34

Biblioteca da Unifor celebra o Dia do Bibliotecário

Evento também homenageou a funcionária Lucineide Araújo por seus 30 anos de serviço na Biblioteca


Equipe da Biblioteca Central se reuniu para celebrar o Dia do Bibliotecário (Foto: Gustavo Lima)
Equipe da Biblioteca Central se reuniu para celebrar o Dia do Bibliotecário (Foto: Gustavo Lima)

A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, prestou uma homenagem à sua equipe pelo Dia do Bibliotecário no último dia 18 de abril. O evento teve como objetivo destacar a relevância da função dos bibliotecários na Unifor e condecorar Lucineide Araujo, pelos seus 30 anos de serviço como auxiliar de Serviços Bibliotecários no Setor de Processamento Técnico da Biblioteca da Unifor.

Na ocasião, Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Unifor, falou sobre a importância da função do bibliotecário e das mudanças ocorridas no espaço no passar dos anos - bem como destacou a relevância do trabalho de Lucineide. “Lucineide é uma funcionária aclamada por nós da Biblioteca e, assim, decidimos realizar essa homenagem especial feita por todos nós de coração”, ressalta a gerente.

Em meio a homenagem, a auxiliar de Serviços Bibliotecários Giza Melo recitou o texto “Um livro especial” afirmando a importância da colega e elogiando seu trabalho durante os anos. “Num mundo que às vezes parece uma vasta biblioteca de experiências, você se destaca como o livro raro e querido que traz calor e sabedoria a cada página”, destaca Giza Melo.

Além dos atuais colaboradores da Biblioteca, algumas ex-funcionárias foram chamadas para a homenagem. Fátima Regina, que se aposentou trabalhando no setor, afirma: “A gente sai da Unifor, mas a Unifor não sai da gente, e vice-versa também”. E sua ex-colega de trabalho, Angela César, ressalta: “A gente tem muita saudade, e voltar agora é melhor ainda porque a gente pode ver como a Biblioteca está mais linda”.


Leonilha Lessa condecorou a funcionária Lucineide Araujo por seus 30 anos de serviço na Biblioteca (Foto: Gustavo Lima)

A homenageada do dia

Lucineide Araujo Ribeiro começou a trabalhar na Universidade de Fortaleza no dia 4 de junho de 1993, e desde então, segue no mesmo setor, na Biblioteca Central, onde exerce sua função de auxiliar de Serviços Bibliotecários no Setor de Processamento Técnico. 

Durante seu período de 30 anos trabalhando com excelência em sua função, Lucineide conviveu com diversos funcionários e ressalta a importância de alguns em sua jornada. “Estou com 30 anos aqui, graças a Deus me dou muito bem com minha chefe, Leonilha, e os outros, como o Márcio Nunes, Thailana e a Rosana”, comenta a funcionária. 

Lucineide dedicou-se a vida toda ao trabalho e, apesar de não ser bibliotecária por formação, é natural ter se apaixonado pela área e aprendido com seus colegas de trabalho. “Graças aos meus colegas e à Heloísa, que foi minha chefe, e me ensinou tudo que sei”, ressalta.

Os bibliotecários que a moldaram

No ambiente da Biblioteca os profissionais atuam de acordo com divisão dos setores: Gerência, Setor de Periódicos, Processamento Técnico, Desenvolvimento de Coleções, Videoteca, Treinamentos e Empréstimos. No evento em homenagem ao Dia do Bibliotecário, todos os funcionários foram convidados e incentivados a conversar sobre o ambiente de trabalho e as histórias vivenciadas nele.

A homenageada, Lucineide Araújo, comenta sobre seu espaço de trabalho e as mudanças que viu nos seus 30 anos de serviço. “Onde estamos agora (Sala Raquel de Queiroz) era a videoteca, tínhamos um balcão na entrada também e hoje em dia tudo é digital”, afirma a funcionária.

Além das mudanças físicas sofridas pela Biblioteca, o setor está passando, desde 2023, por alterações no ramo digital por conta do sistema SophiA, o novo software de gestão da Biblioteca. Ele é uma solução para aprimorar a descrição bibliográfica do acervo e na administração das atividades virtuais de pesquisa no catálogo, proporcionando maior liberdade e eficiência na busca por materiais. 

A Biblioteca ao longo dos anos

Criada para ser uma gestora do conhecimento gerado dentro e fora da Universidade, como também compartilhar informação de qualidade para a comunidade acadêmica, a Biblioteca da Universidade de Fortaleza, localizada no centro do campus, foi inaugurada em 1973, e conta atualmente com um acervo de mais de 300 mil obras, além de uma sala para acervos especiais, localizada no prédio da Reitoria. 

Em seu período inicial, entre 1980 e 1981, o acervo foi todo catalogado em fichas e os exemplares organizados manualmente conforme o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU). Na época, o acesso direto aos livros, nas estantes, não era disponível aos alunos. 

Já em 1990, a Biblioteca passou por uma reforma física, removendo o balcão e ampliando o espaço para estudo; e por uma reforma organizacional, que se deu com a chegada do microcomputador na universidade. A partir de 1996, após a chegada da Internet, o sistema de microcomputador mudou para o sistema interno e integrado com os outros serviços da própria Unifor e, em 2010, foram assinadas as primeiras bases de dados digitais.

Atualmente a Biblioteca conta com 11 bases de dados, incluindo o Portal de Periódicos CAPES e diversos serviços como, a Biblioteca Digital, uma coleção digital dividida em diversos tipos de conteúdo essenciais para manter as bibliografias dos cursos sempre atualizadas; a Videoteca que dispõe de três salas de vídeo com 61 lugares e duas com 24 lugares; cursos de capacitação presenciais e online; e Serviço de “Esclarecimentos e Orientações sobre Normalização de TCC”, que tem o objetivo de apoiar a escrita acadêmica dos discentes quanto à aplicação das normas acadêmicas. 

Serviço

Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55 | sábado, de 8h às 14h10 | sala de estudos até 16h25
Local: Praça Central do Campus
Mais informações: (85) 3477.3257 (WhatsApp)