null Exército Brasileiro realiza o plantio de 50 ipês em novo estacionamento da Unifor

Qui, 21 Março 2024 15:50

Exército Brasileiro realiza o plantio de 50 ipês em novo estacionamento da Unifor

A iniciativa faz parte do projeto “Uma árvore pra cada soldado” e pretende plantar 231 mil árvores em todo o território nacional


O plantio dos ipês brancos e roxos, típicos do bioma da região Nordeste, fez parte também do encerramento da 28ª edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional 2024 (Foto: Ares Soares)
O plantio dos ipês brancos e roxos, típicos do bioma da região Nordeste, fez parte também do encerramento da 28ª edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional 2024 (Foto: Ares Soares)

O Exército Brasileiro deu continuidade ontem na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, ao projeto “Uma árvore pra cada soldado”, com o plantio de 50 mudas de ipês no novo estacionamento da Unifor, localizado ao lado do Bloco F. O projeto, que tem o objetivo de plantar em todo o território nacional uma espécie vegetal para cada um dos 231 mil militares que integram o Ministério do Exército, teve início em 18 de agosto de 2023. Já o novo estacionamento da Unifor terá 342 novas vagas, divididas entre gerais, acessíveis e para motos, e será inaugurado na próxima terça-feira, 26 de março.

A solenidade de plantio contou com a participação da comandante da Escola Superior de Defesa, major brigadeiro Carla Lyrio Martins, do diretor de patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Ministério do Exército, general de brigada Jorge Luiz Abreu do Ó, e do comandante do 23º Batalhão de Caçadores, coronel Alisson Alencar David, além da Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professora Adriana Helena Moreira, e de alunos do Colégio Militar de Fortaleza.

O plantio dos ipês brancos e roxos, típicos do bioma da região Nordeste, fez parte também do encerramento da 28ª edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional 2024, oferecido pela Escola Superior de Defesa do Ministério da Defesa e realizado no auditório da Biblioteca da Unifor de 18 a 21 de março. 

O principal objetivo do curso foi promover o estímulo à reflexão e aos estudos de temas que envolvem defesa nacional, em cumprimento ao 6º Objetivo da Política Nacional de Defesa. A iniciativa aconteceu em formato de palestras e debates, com renomados especialistas civis e militares de todo o Brasil, incluindo o professor Rafael Mota, do curso de Direito da Unifor.

A major brigadeiro Carla Lyrio Martins ressaltou a importância do plantio: “Essa solenidade acontece justamente ao final de um evento tão importante e num momento tão especial. Ainda hoje, na nossa jornada científica, abordamos o tema da sustentabilidade ambiental. Então nada mais apropriado do que fechar essa manhã e esse início de tarde com um evento simbólico, que, muito mais do que uma plantação de 50 árvores, significa mudança de filosofia, sinalização do rumo que nós pretendemos tomar”.

E complementou: “Fico muito satisfeita porque aqui estão presentes pessoas de todos os postos e graduações e também alunos, porque a ideia é que este evento se multiplique, se dissemine e que ganhe força por meio da ação de cada um dos senhores e que se projete pelo nosso país, que é um país continental. Parabéns a todos! Cinquenta árvores foram plantadas e espero que em meu próximo retorno a Fortaleza outras cinquenta já estejam plantadas. Desejo sucesso e que essa mentalidade faça parte do nosso dia a dia”.

Novo estacionamento

O novo estacionamento da Unifor será aberto a todos os públicos, com sinalização adequada e segurança no horário de funcionamento do campus. O novo equipamento será arborizado e terá também mesas e bancos, proporcionando espaço de descontração para estudantes e colaboradores – especialmente os dos Blocos F, O e do NAMI – e aproximando-os ainda mais da Unifor.

Em 2020, a Unifor instalou em seu campus o 2º maior estacionamento solar do Brasil. No início de 2021, a instituição ativou a usina solar instalada na “cobertura” do equipamento, que conta com 5.580 placas solares instaladas em uma área de aproximadamente 22 mil m², com capacidade para gerar uma economia de energia de 2.1 MWp. Em meados de 2023, o estacionamento, que possui 735 vagas, foi aberto para alunos e colaboradores.