null 99 anos do chanceler Edson Queiroz: homenagem in memoriam reafirma seu importante legado

Ter, 16 Abril 2024 16:53

Fundação Edson Queiroz promoveu programação especial, que incluiu bate-papo sobre o livro “Edson Queiroz – Uma Biografia”, do escritor, jornalista e biógrafo Lira Neto

Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, dá as boas-vindas aos convidados (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza, realizou na manhã do último dia 12 de abril, uma programação especial em homenagem in memoriam aos 99 anos do industrial Edson Queiroz (1925-1982). A celebração aconteceu no Espaço Cultural Unifor/Sala Diálogo, com a presença de representantes da Reitoria e Vice-Reitorias da Unifor, funcionários, familiares, convidados e alunos do curso de Jornalismo/1º semestre da universidade.

A presidente da Fundação Edson Queiroz e filha do industrial, Lenise Queiroz Rocha, deu as boas-vindas aos convidados, relembrando como dona Yolanda Queiroz, sua mãe, tinha alegria em comemorar a data do aniversariante com festa e surpresas.

“Em 2025, ano em que o papai faria 100 anos, estamos com a belíssima proposta de inaugurar o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. Esperamos finalizar esse projeto juntamente com a celebração do seu centenário. Minha mãe sempre apoiou meu pai em todas as ações e eles formaram o par perfeito, o permitindo chegar onde chegou e a construir tanto em tão poucos anos. Ele sempre teve essa visão além do tempo, em fazer algo que atendesse a outras pessoas, em trazer ensino, tecnologia e emprego para o maior número de pessoas. E essa visão de encorajamento persiste até hoje e queremos disseminá-la não só na nossa família, mas também para nossos alunos e para quem trabalha conosco”, afirmou Lenise Queiroz Rocha.

A programação do encontro ainda incluiu apresentações do Coral Unifor; do aluno Davi Moura, da Escola Yolanda Queiroz, que leu um cordel de sua autoria, inspirado na vida do chanceler Edson Queiroz; e do ator Eurico Mayer, integrante do Grupo Mirante de Teatro da Unifor, interpretando a peça “O Amor é Filme”, encenando, de forma lúdica, a história do casal Edson e Yolanda Queiroz, com direção de Hertenha Glauce.

O encontro foi encerrado com um bate-papo sobre o  livro “Edson Queiroz - Uma Biografia” (Bella Editora, 2022), do jornalista Lira Neto, com participações da vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar, e a professora e escritora Aíla Sampaio

“Grandes histórias precisam ser contadas e o livro do jornalista Lira Neto narra a história de Edson Queiroz com maestria. Ele não se formou engenheiro como queria, mas era um autodidata porque empreendeu sempre, trabalhando com o pai Genésio a partir dos 10 anos. E foi visionário por começar a comprar gás aos 26 anos, em um mercado que não tinha fogão a gás em quantidade”, avaliou a professora Aíla Sampaio durante a conversa.

Vida em livro

Edson Queiroz nasceu em Cascavel (CE) no dia 12 de abril de 1925 e foi o segundo de seis irmãos e o primeiro filho do casal Cordélia Antunes Ferreira e de Genésio Clementino de Queiroz.

A obra "Edson Queiroz – Uma biografia", de autoria do jornalista, escritor e biógrafo Lira Neto, conta a trajetória desse cearense que, com outros empresários, ajudou a lançar as bases do desenvolvimento socioeconômico do Ceará. O intenso processo de pesquisa para produção do livro durou um ano e meio, e o autor teve amplo acesso aos acervos empresariais e familiares que documentaram a vida de Edson Queiroz.

Edson Queiroz trouxe prosperidade para o Ceará e para o Brasil quando, aos 26 anos, adquiriu uma distribuidora de gás de cozinha em Fortaleza. Em 1959, abriu uma rede de lojas de eletrodomésticos e inaugurou o primeiro terminal oceânico de gás do nordeste. Após 70 anos, a Nacional Gás tornou-se uma das maiores distribuidoras de gás do País. Nos anos seguintes, o empresário adquiriu a Rádio Verdes Mares AM, a Indaiá, fundou a Esmaltec e a Universidade de Fortaleza, a primeira particular do Ceará.

O fundador do Grupo Edson Queiroz esteve à frente dos negócios até 1982. Devido à sua morte precoce, vítima de um acidente aéreo na Serra de Aratanha/Pacatuba-CE, a empresa passou a ser gerida pela esposa, Yolanda Queiroz, e posteriormente pelos filhos e filhas, que foram responsáveis pela prosperidade dos negócios dos pais. Atualmente, o Grupo Edson Queiroz já está na terceira geração.