null Aluno de Publicidade e Propaganda é finalista do Festival Young Lions Brazil 2024

Qua, 10 Abril 2024 09:38

Bernardo Justi se classificou em quarto lugar a partir da elaboração de plano empresarial para o projeto Bike Itaú

Bernardo Justi (à esquerda) participou do evento em dupla com Mateus Lima, estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, destaca-se por estimular a criatividade e inovação entre os alunos. Por meio de programas, projetos de extensão e atividades extracurriculares, os estudantes têm a chance de ampliar horizontes e aplicar conhecimentos de forma prática e inovadora.

Alinhado com essa perspectiva, o estudante de Publicidade e Propaganda, Bernardo Justi foi finalista do festival Young Lions Brazil 2024, um dos principais programas nacionais de incentivo à criatividade e inovação do setor de comunicação e marketing. Organizada pelo grupo Estadão, a iniciativa seleciona quatro jovens com idades entre 18 e 30 anos para competir em Cannes, na França, como parte do Festival Internacional de Criatividade.

Bernardo conseguiu sua colocação na shortlist na categoria “Marketer” por meio do plano empresarial desenvolvido para o sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Itaú, chamado de "GO Orange".

Sobre o projeto

O desafio lançado às equipes consistiu em estabelecer novas parcerias com a empresa Itaú e reformular o programa Bike Itaú para que se tornasse uma solução de mobilidade urbana mais abrangente, indo além das entregas no modelo de delivery.

A proposta elaborada por Bernardo e seu colega de equipe, Mateus Lima, estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC), surgiu por meio da reflexão sobre a poluição urbana, na qual diversos trabalhadores lidam diariamente com congestionamentos, poluição sonora e outros fatores estressantes.

Considerando isso, a abordagem adotada pela dupla foi a de oferecer um plano de benefícios direcionado a empresas de médio e grande porte. Esse plano envolve conceder acesso livre às bicicletas para os colaboradores, além de oferecer recompensas pela utilização delas.

Ao pedalar cada quilômetro, os colaboradores acumularão tokens virtuais, os quais poderão ser trocados por benefícios tangíveis, tais como milhas aéreas, descontos em eventos culturais, dentre outros.

Para realizar o projeto, Bernardo destaca que aplicou os conhecimentos adquiridos durante sua graduação, contribuindo significativamente para a melhoria do processo criativo no desenvolvimento do plano empresarial solicitado pelo festival.

"É essencial compreender o que é solicitado no briefing e dominar os termos específicos da área, muitos dos quais estão em inglês e podem confundir os iniciantes. O curso nos proporcionou uma compreensão mais profunda desses elementos. Ao invés de agir apenas com base na intuição, aprendemos a embasar nossas decisões, seja por meio de fundamentos técnicos ou referências filosóficas”, afirma o estudante.

Desbravando o início da carreira

Bernardo optou por estudar Publicidade e Propaganda porque percebeu que essa área compartilha alguns segmentos semelhantes ao Design, área em que teve seu primeiro contato durante a graduação. Para ele, a publicidade foi uma escolha natural devido aos seus interesses em comum, como a criação de artes visuais, escrita de histórias, poesias e outros temas relacionados

O estudante desempenha o papel de diretor de arte e já atuou em várias vertentes da publicidade. Bernardo ressalta que essa exposição a várias áreas é um diferencial da formação para estudantes que ainda estão indecisos sobre suas futuras áreas de atuação.

"No curso, tive a oportunidade de explorar todas as vertentes da publicidade em diferentes disciplinas, desde direção de arte, redação, atendimento até produção gráfica, conteúdo audiovisual e fotografia. Consegui ter contato com todos os aspectos da publicidade que consigo me lembrar, graças às cadeiras introdutórias oferecidas”, declara.