null Leitura de imagens da Exposição Pau de Arara acontece nesta sexta-feira

Leitura de imagens da Exposição Pau de Arara acontece nesta sexta-feira

Na ocasião, os alunos que participaram do projeto vão explorar e apresentar suas impressões sobre as fotografias que produziram

A mostra Pau de Arara está em exibição na Biblioteca da Unifor (Foto: Ares Soares)

No dia 5 de abril, o projeto Pau de Arara, vinculado a Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, vai promover um momento de leitura de imagens da sua exposição “Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”. A iniciativa, que visa explorar o olhar artístico dos alunos/autores, acontecerá de 11h30 às 13h, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor.

A exposição contempla as melhores imagens produzidas na última edição do projeto, realizada em dezembro de 2023. Nela, os estudantes tiveram a oportunidade de passar por uma imersão artística e cultural nas cidades de Nova Olinda e Juazeiro do Norte, por meio da fotografia. A mostra, em exibição no hall da Biblioteca Central, conta com 30 imagens produzidas pelos alunos na ocasião, além de registros dos curadores Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, e Jari Vieira, coordenador do Pau de Arara e professor da disciplina de fotografia.

Para Adriana Helena, o projeto Pau de Arara é um espaço de confluência entre a instituição e a sociedade, e tem um poder transformador, visando uma articulação de saberes, dialogando ensino e pesquisa por meio da cultura. “A educação é feita da cognição, mas, também de experiências, valores, emoções, que são desenvolvidas nas vivências e experiências em comunidades oportunizadas pelas ações extensionistas” afirma a vice-reitora.

Participantes da exposição Pau de Arara (Foto: Ares Soares)

Sobre a leitura de imagens

A leitura de imagens é um conceito aplicado em diversas exposições ao redor do mundo, por  fotógrafos e profissionais da área, no qual possibilita que o artista explore e apresente suas impressões sobre as fotos que produziram. Dessa forma, o projeto Pau de Arara trouxe a ideia para sua exposição, que contará com a participação dos estudantes e docentes. Cada aluno fará a leitura de sua respectiva imagem.

O momento também vai contar com a participação de dois fotógrafos convidados, Igor de Mello e Thais Mesquita, que vão fazer um comentário geral sobre a leitura que os alunos realizaram das suas imagens. O evento terminará com uma leitura do coordenador Jari Vieira.“Queremos tornar essa exposição algo vivo, que a gente possa movimentar, ou seja, comentar as fotos, trazer os fotógrafos que as fizeram para comentá-las” destaca o docente.

O Pau de Arara 2023 aconteceu em Nova Olinda e Juazeiro do Norte (Foto: arquivo pessoal)

Projeto Pau de Arara

A iniciativa teve início em 2004, com o objetivo de unir a fotografia e a cultura da região nordeste. Com o passar das edições, o projeto semestral tornou-se um pilar crucial para os cursos de comunicação da Unifor, possuindo uma importante participação na formação acadêmica dos alunos. Atualmente, o Pau de Arara faz parte da programação oficial da Renovação da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, onde é montada e exibida pelos participantes uma exposição com as fotos produzidas no ano anterior.

O coordenador Jari Vieira comenta que as fotografias mostram a vivência dos alunos em dois dias por Nova Olinda e Juazeiro do Norte, no Cariri, e tem como objetivo retratar a essência da cultura do local em suas diversas formas. “A leitura movimenta a fotografia, movimenta o projeto Pau de Arara, além de fazer com que os alunos vejam fotografia por outro ângulo”, declara.

A estudante de Jornalismo e participante da edição do Pau de Arara 2023.1, Clarisse Maciel conta que a experiência na iniciativa foi incrível. “Foi algo que eu não imaginava que iria viver quando entrei na faculdade. Além de ter aprendido muita coisa sobre fotografia fora da sala de aula, eu ainda criei muitas memórias com meus amigos que eu tenho certeza que a gente vai levar para vida”, afirma a estudante. Segundo ela, as expectativas para a leitura de imagens são altas: “Acho que vai ser algo diferente, além de ser muito legal de ver a visão de cada um sobre suas fotos”.

As inscrições para participação no projeto ocorrem semestralmente mediante inscrição, em que participam em média 45 alunos, prioritariamente dos cursos do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), sendo aberto também aos demais cursos.

Leitura de Imagens – Mostra Pau de Arara
Data: 5 de abril de 2024 (sexta-feira)
Local: Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogos