null Prêmio de Literatura Unifor registra número recorde de inscritos: 593 obras e trabalhos inéditos

Ter, 30 Janeiro 2024 18:17

Prêmio de Literatura Unifor registra número recorde de inscritos: 593 obras e trabalhos inéditos

O anúncio dos vencedores acontecerá dia 21 de março


O Prêmio de Literatura Unifor objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito da leitura (Foto: Ares Soares)
O Prêmio de Literatura Unifor objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito da leitura (Foto: Ares Soares)

E o grande dia de conhecermos os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor está chegando. Precisamente em 21 de março, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, vai divulgar o nome dos ganhadores nas duas modalidades da edição deste ano: “Obra inédita” e “Trabalhos inéditos”. O gênero literário escolhido foi o conto, um dos estilos narrativos mais comuns na tradição literária brasileira, caracterizado por uma narrativa curta que, geralmente, apresenta apenas um conflito.

De certa forma, a escolha pelo conto também contribuiu para o número recorde de inscritos: 593, sendo 98 obras inéditas e 495 trabalhos inéditos. A comissão organizadora do Prêmio de Literatura Unifor registrou inclusive inscrições de escritores de diversos países de língua portuguesa, o que evidencia o caráter internacional adquirido pela iniciativa.

Criado em 2006, o Prêmio de Literatura Unifor objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito da leitura, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de suas obras. Trata-se de um concurso bienal, e em cada edição alterna entre conto, poesia e crônica. Essa premiação é fundamental para a Unifor, visto que amplia o espaço de formação humana, aproximando, cada vez mais, a instituição das artes e da cultura em geral.

Segundo a Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professora Adriana Helena Moreira, o Prêmio de Literatura Unifor desempenha papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da criação literária na região, possibilitando o reconhecimento de escritores locais, dando-lhes visibilidade e validação.

“Isso não apenas eleva o perfil dos autores premiados, mas também inspira outros escritores locais a buscar suas ambições literárias. Destaco também o incentivo à experimentação e à exploração de novos gêneros literários, bem como o fato de dar voz a jovens escritores, enriquecendo o cenário literário. Nessa direção, o Prêmio de Literatura Unifor atua como um catalisador para a criação literária, oferecendo apoio, visibilidade e incentivo aos escritores não só da região, mas também a escritores nacionais e internacionais, além de fortalecer o tecido cultural da região e oferecer uma janela para o mundo, através da literatura”, salienta.


Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão da Unifor (Foto: Ares Soares)

Para a Vice-Reitora de Extensão, ser indicado ou ganhar o prêmio da Unifor significa um reconhecimento significativo para os autores cearenses: “Isso eleva o perfil do autor no cenário nacional e pode abrir portas para oportunidades mais amplas, como publicação em grandes editoras, convites para eventos literários e maior visibilidade na mídia, além de validar o talento e a qualidade da escrita que emerge do Ceará. A participação no Prêmio de Literatura Unifor serve como um forte incentivo para os futuros escritores, mostrando que a literatura produzida na região pode competir e se destacar em um palco maior, incentiva a continuidade e o crescimento da tradição literária no Ceará, contribuindo para a diversidade e a riqueza da literatura brasileira como um todo”.

O chefe da Divisão de Arte e Cultura da Fundação Edson Queiroz, professor Thiago Braga, afirma que o número recorde de inscrições nas duas modalidades desta edição “representa o reconhecimento da relevância e da credibilidade do Prêmio de Literatura Unifor no meio literário cearense, mas também em âmbito regional e nacional, tendo em vista a participação de escritores dos diversos estados brasileiros. O sucesso desse certame é reflexo da atuação de excelência da Unifor na arte e cultura em suas múltiplas manifestações”.


Thiago Braga, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)

Já sobre a presença de escritores de outros países, o professor Thiago Braga é taxativo: “sem dúvida, a participação expressiva de escritores nascidos ou residentes em outros países é evidência de internacionalização do Prêmio de Literatura Unifor, o que por sua vez reflete a premissa de internacionalização da Unifor não apenas no segmento de arte e cultura, mas também na extensão como um todo, na graduação, na pós-graduação e na pesquisa”.

A professora e escritora Aíla Sampaio, presidente da Comissão Julgadora do Prêmio de Literatura Unifor, cita os três principais legados da iniciativa da Fundação Edson Queiroz: “ver o nome da Unifor circular pelo Brasil inteiro, como instituição comprometida com a leitura e a escrita, com a produção literária, receber renomados escritores laureados pelo prêmio e, sobretudo, encontrar nomes de alunos e ex-alunos contemplados e com textos seus publicados, a maioria, pela primeira vez”. Ela adianta os critérios que serão levados em consideração pelos jurados: “a leitura atenta da banca leva em conta, inicialmente, o que o edital estabelece, como por exemplo, número de páginas. Depois, observa o domínio da escrita, a capacidade de fabulação e a inventividade”.


Aíla Sampaio, presidente da Comissão Julgadora do Prêmio de Literatura Unifor (Foto: Ares Soares)

As produções literárias serão avaliadas por comissão julgadora composta por três professores de Literatura em Língua Portuguesa, escolhidos pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor. O(a) autor(a) da melhor obra literária inédita ganhará passagens aéreas para visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em São Paulo (SP), bem como terá sua obra publicada, com tiragem de 300 (trezentos) exemplares.

Na categoria “Trabalho inédito”, serão selecionadas 30 (trinta) produções, que serão classificadas do 1º ao 30º lugar. O(a) autor(a) que ficar na primeira colocação, receberá o prêmio de uma viagem (passagens aéreas) ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional. Além disso, os textos dos classificados do 1º ao 30º lugar serão reunidos e publicados em forma de livro intitulado “Coletânea”, com tiragem de 15 (quinze) exemplares para cada autor(a).

Os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor 2023 serão conhecidos em solenidade a ser realizada no dia 21 de março de 2024, no auditório da Biblioteca. Na ocasião, ocorrerão a entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros.

Serviço

Prêmio de Literatura Unifor - Divulgação dos vencedores
Data: 21 de março de 2024 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor