null Unifor sedia festival sobre projetos inovadores do jornalismo

Unifor sedia festival sobre projetos inovadores do jornalismo

Evento vai reunir estudantes e jornalistas em um dia de debates, cases e workshops sobre o jornalismo digital brasileiro

O evento é o primeiro do Brasil que aborda questões essenciais para quem quer empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo (Imagem: Divulgação)

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) abriu as inscrições para o Festival 3i Nordeste. Pela primeira vez, a edição regional do evento de discussão e networking do jornalismo digital brasileiro acontece em Fortaleza, no Ceará. Graças a uma parceria com o curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, o festival será realizado no campus da universidade no dia 1º de dezembro, das 9h às 19h.

As atividades do evento serão divididas em “mesas”, formato típico de debates entre convidados, e “oficinas”, encontros práticos temáticos com número limitado de participantes. Além disso, o formato de “cases”, apresentações rápidas de casos de sucesso, vai acontecer pela primeira vez em uma edição regional. A programação completa está disponível no site do Festival 3i. O evento contará com transmissão online gratuita das mesas pelo canal do Youtube do Festival 3i.

“Estamos muito felizes de poder levar este espaço de networking e aprendizado entre estudantes e jornalistas para o Ceará, estado que é casa de diversas iniciativas inovadoras de jornalismo associadas à Ajor. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores na região e estamos ansiosos para novamente aprender com a experiência de profissionais que estão inovando no jornalismo em todo o Nordeste”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da Associação.

O evento, que conta com o apoio da Fundação Ford e da Fundação Heinrich Böll, já está com inscrições abertas, disponíveis para estudantes e jornalistas interessados, por meio da plataforma Sympla. Os ingressos custam R$ 80 inteira e R$ 40 meia entrada. As vagas são limitadas.

Programa de bolsas

Para garantir um evento mais acessível e diverso, a Ajor vai oferecer 6 bolsas para que estudantes e comunicadores populares dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará possam participar do evento. No caso do Ceará, são elegíveis pessoas que atuam e residem fora da cidade de Fortaleza e região metropolitana.

Para participar da seleção, é necessário: ser estudante regular da graduação em jornalismo em universidade dos estados nordestinos mencionados acima ou fazer parte de algum coletivo de comunicação popular na região. Entre os critérios de seleção estão: diversidade regional, de gênero, raça, orientação sexual e, caso sejam estudantes de universidades particulares, adesão ao PROUNI ou FIES. Os candidatos serão avaliados ainda com base em uma reflexão, em texto, sobre como o evento contribuirá para sua formação.

A bolsa para participar do Festival 3i cobre ingresso, duas diárias com café da manhã em hostel, translado via terrestre, seguro viagem e ajuda de custo para a viagem, com valor a ser depositado dias antes do embarque. A bolsa não cobre deslocamentos entre a residência do selecionado e a rodoviária de sua cidade ou outros gastos não previstos no edital.

O prazo para solicitar a bolsa é até o dia 22 de novembro neste link. Os nomes dos selecionados serão divulgados até o dia 24 por e-mail e via site da Ajor.

Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas por meio do e-mail festival3i@ajor.org.br.

Sobre o Festival

O 3i é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Associação de Jornalismo Digital, que representa mais de 130 organizações de mídia no País.

Em 2022, o Festival 3i Nordeste aconteceu no Recife, Pernambuco, reunindo mais de 150 estudantes, empreendedores, pesquisadores e filantropias. Já o 3i Nacional ocorreu  em maio deste ano, no Rio de Janeiro, em sua primeira edição presencial realizada pela Ajor.

Festival 3i Nordeste - Fortaleza
Data: 1º de dezembro de 2023
Horário: 9h às 19h
Local: Campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE)