null Docente da Unifor, ministro do STJ Teodoro Silva Santos defende pós-doutorado em Portugal

Ter, 7 Maio 2024 11:25

Docente da Unifor, ministro do STJ Teodoro Silva Santos defende pós-doutorado em Portugal

O magistrado apresentou pesquisa sobre a imparcialidade judicial na Universidade do Minho, em Braga


Teodoro é graduado e pós-graduado em Direito pela Unifor, onde concluiu também o mestrado e o doutorado em Direito Constitucional (Foto: Divulgação)
Teodoro é graduado e pós-graduado em Direito pela Unifor, onde concluiu também o mestrado e o doutorado em Direito Constitucional (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (7), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, docente do curso de Direito da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - conquistou o título de pós-doutor pela Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Na ocasião, o magistrado apresentou sua pesquisa intitulada “Imparcialidade judicial no âmbito do juiz das garantias: um estudo comparado entre Brasil e Portugal”

O trabalho de conclusão de pós-doutorado teve a orientação do Prof. Dr. Mário João Ferreira Monte. Além do orientador, compuseram a banca os professores Fernando Conde Monteiro e Flávia Loureiro. O momento foi prestigiado pelo reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, e pela coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), professora Gina Pompeu.

Graduado e pós-graduado em Direito pela Unifor, onde concluiu também o mestrado e o doutorado em Direito Constitucional, Teodoro Silva Santos tomou posse como ministro do STJ em novembro de 2023. Natural de Juazeiro do Norte (CE), o magistrado ingressou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça (integrante do Conselho Superior do Ministério Público).


Da esquerda para a direita: Randal Pompeu, Teodoro Silva Santos, Gina Pompeu, Fernando Monteiro, Mário João Monte e Flávia Loureiro (Foto: Divulgação)

Atualmente professor licenciado da Unifor, onde ministrava a disciplina de Direito Processual Penal II, o ministro enaltece sua experiência como docente e sua formação no PPGD, que tem 25 anos de história e nota 6 (de um máximo de 7) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

“O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor é formidável. É um dos mais estruturados que nós temos no Brasil, porque há uma grande preocupação com a qualidade no quadro de docentes e com a relação internacional com diversos países, sempre atualizando as temáticas mais importantes da América Latina, da Europa, dos Estados Unidos”, destaca.

+ Mestrado e doutorado em Direito se consolidam como um dos melhores do Brasil