null Inscrições abertas para a 19ª edição do programa Para Mulheres na Ciência

Qua, 27 Março 2024 10:43

Inscrições abertas para a 19ª edição do programa Para Mulheres na Ciência

Realizado pelo Grupo L’Oréal, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco, o projeto já contemplou mais de 120 pesquisadoras brasileiras com bolsas de 50 mil reais


O programa contempla as áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática (Foto: Divulgação)
O programa contempla as áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do programa Para Mulheres na Ciência. Realizado pelo Grupo L’Oréal no Brasil, o projeto premia anualmente sete pesquisadoras com uma bolsa-auxílio de 50 mil reais, nas nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática. As interessadas devem se inscrever até o dia 8 de maio. 

A iniciativa acontece em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, conta com o apoio de diversas instituições de ensino superior, incluindo a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz

Para participar do programa e concorrer ao prêmio, é preciso ter concluído o doutorado a partir de 2016, caso a candidata não tenha filho, e o prazo se estende para as mães de acordo com o número de filhos. O projeto submetido deve estar inserido em uma das categorias do programa destacadas acima, e é preciso ter o currículo lattes atualizado.

A seleção das sete candidatas vencedoras será feita por um júri composto por 22 pesquisadores, membros da Academia Brasileira de Ciências, um representante do Grupo L’Oréal no Brasil e um representante da Unesco no Brasil.

> Confira o regulamento do programa para mais informações

Por mais mulheres na ciência 

De acordo com a Unesco, as mulheres representam apenas 30% dos cientistas no mundo. No Brasil, o cenário é mais favorável: segundo a Capes, 54,2% dos alunos matriculados no stricto sensu são do gênero feminino. 

Apesar disso, o equilíbrio não se estende para os cargos de liderança acadêmica. Um estudo feito pelo Laboratório de Estudos sobre Educação Superior (LEES) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que o número de mulheres docentes nas universidades cresceu apenas 1% em 18 anos. Dentre os principais problemas enfrentados na carreira estão barreiras invisíveis do gênero como a falta de financiamento dos estudos e a maternidade. 

Pensando nisso, desde 2020, o Grupo L’Oréal no Brasil estendeu o prazo de conclusão do doutorado do programa para cientistas que passaram pela gestação. Há uma janela de um ano a mais para as mães que tiveram um filho e de dois anos para as que tiveram dois ou mais filhos. Hoje, de todas as inscritas no Para Mulheres na Ciência, mais de 50% são mães, um aumento de 5% desde a implementação da iniciativa.

Ao todo, o Para Mulheres na Ciência, que foi criado em 2006, já premiou 124 mulheres cientistas, somando mais de 6 milhões de reais. 

Serviço 

Inscrições 19ª edição do programa Para Mulheres na Ciência
Prazo: Até 8 de maio
Inscreva-se aqui
> Confira o regulação do programa