null Núcleo de Inovação e Pesquisa, do Centro de Comunicação e Gestão, divulga programação para alunos

Ter, 26 Março 2024 10:35

De abril a junho, o núcleo promoverá oportunidades de capacitação para estudantes interessados

Aberto a alunos e professores o núcleo realiza atividade diversas (Foto: GettyImages)

O Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP), do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, está oferecendo uma programação especial de aulas dedicadas à pesquisa para os alunos da Universidade de Fortaleza.

Os eventos, realizados às quartas-feiras e aos sábados, tiveram início em fevereiro e prosseguem até junho, com objetivo de desmistificar a produção de artigos científicos aos estudantes tanto na modalidade ensino a distância (EAD) quanto presencial, além de incentivar a inovação e aprimorar as competências acadêmicas.

De acordo com  a professora Anna Beatriz Maia, coordenadora do NIP/CCG, a programação oferecida é uma extensão do projeto Trilha de Formação em Iniciação Científica e Tecnológica, da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), trazendo aos alunos de comunicação e de gestão, novos assuntos que consideram ser interessantes e necessários.

Entre os assuntos tratados na programação, abordando temas como inovação acadêmica e tecnologia, há palestras da Trilha IC/CCG com análise de dados (qualitativos e quantitativos), ministrado pela professora Ana Rita e pelo professor Rômulo; e a Trilha IC/VRP, com o professor Bruno Lessa tratando sobre meios de divulgação científica e redação acadêmica.

Além dos temas analíticos, a programação conta com o CineDeBateBola, que tem como objetivo trazer reflexões acadêmicas partindo do estudo de casos que acontecem no futebol.

Ainda na programação, foram incluídas visitas técnicas ao Parque Tecnológico e a instituições externas, com o objetivo de “despertar a curiosidade inquietante e criatividade inerentes a qualquer pesquisador ou pesquisadora”, segundo a coordenadora Anna Beatriz Maia.

Visita técnica à rádio da Assembleia  (Foto: Nicole G. - ALECE)

O Núcleo de Inovação e Pesquisa do CCG conta com diversos projetos, como a Trilha de Formação de Bolsistas de Iniciação Científica e o Programa Aluno Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PAVIC).

Além dos eventos, o NIP/CCG também realiza atendimento, presencial ou virtual, a alunos(as) e professores(as) que desejam se inserir na pesquisa científica. O núcleo oferta serviços como auxiliar nas dúvidas quanto à elaboração do Currículo Lattes, cadastro de Grupo de Pesquisa na Unifor e no CNPQ.

A iniciativa conta com a participação dos cursos de comunicação e gestão e participação de alunos de outros centros, como os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A professora Anna Beatriz ressalta a importância do projeto que vai muito além da pesquisa, pois inclui a inovação como parte essencial do processo. “Como professora do primeiro ao último semestre de diferentes cursos da gestão, percebi a demanda latente aos nossos alunos por capacitações, oficinas e experiências que os provocassem ainda mais para desenvolver as competências cognitivas, comportamentais e atitudinais”, afirma.

Visita técnica à Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Nicole G./ALECE)

Ainda de acordo com a coordenadora, os eventos realizados pelo NIP/CCG são fundamentais para enriquecer a formação acadêmica dos(as) alunos(as) e promover o desenvolvimento contínuo dos professores. Além de ressaltar a importância das oficinas de iniciação científica, que capacitam os estudantes a realizar pesquisas de forma rigorosa e eficaz, e oferecem oportunidades de aprofundamento em áreas específicas, estimulando a criatividade e a inovação.

Durante a semana dos dias 18 a 22 de março, os inscritos no programa realizaram visita técnica à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com o objetivo de ampliar os horizontes, inspirando novos projetos e pesquisas. Os alunos relataram que foi uma experiência incrível de aprendizado. “A aula foi excepcional, desde a visita até a execução”, relata Victória Eduarda, estudante do curso de Ciências Contábeis.

Para mais informações, acesse aqui.