null Programa de Intercâmbio Acadêmico: veja como está funcionando durante a pandemia

Seg, 24 Maio 2021 10:06

Programa de Intercâmbio Acadêmico: veja como está funcionando durante a pandemia

Alunos selecionados para o segundo semestre de 2021 estão à espera de suas cartas de aceitação


Experiência internacional: Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor tem convênio com mais de 125 instituição de ensino ao redor do mundo (Foto: Getty Images)
Experiência internacional: Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor tem convênio com mais de 125 instituição de ensino ao redor do mundo (Foto: Getty Images)

Iniciado em 2002.2, com uma viagem de 10 alunos, o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a oportunidade perfeita para acadêmicos de todos os centros da instituição vivenciarem a imersão em outras culturas e ampliarem os conhecimentos relacionados à sua profissão enquanto estudam fora do país. 
 
O programa tem como objetivo principal promover o intercâmbio acadêmico dos estudantes de graduação da universidade durante um período de seis meses a um ano. O aluno que deseja participar pode escolher dentre as universidades internacionais parceiras relacionadas ao seu curso
 
Atualmente, a Unifor tem convênio com mais de 125 instituições de ensino superior ao redor do globo. O setor responsável por auxiliar o estudante nessa jornada é a Assessoria para Assuntos Internacionais, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da universidade. 
 
Até o primeiro semestre de 2020, o aluno viajava para o país de sua escolha para estudar na instituição desejada. Porém, com a pandemia da Covid-19, voos internacionais cancelados e lockdowns em vários países, isso mudou. Em 2021.1, a seleção para a edição do segundo semestre chegou a acontecer, mas, devido à segunda onda da pandemia, a incerteza sobre a abertura das fronteiras para os brasileiros ainda paira no ar. 
 
Cerca de 30 alunos se inscreveram no último processo seletivo, finalizado em março de 2021. De acordo com Lina Sena, orientadora do Escritório EducationUSA/Unifor, os alunos que passaram já foram nomeados e estão aguardando as cartas de aceitação das universidades escolhidas. "A esperança é de que agora em julho e agosto eles consigam viajar, mas a gente não tem como prever se vai dar certo", declara. 
 
A Assessoria para Assuntos Internacionais da Unifor continua oferecendo os seus serviços, e orientando os alunos que desejam embarcar nessa experiência, porém, sempre levando em consideração a situação atual. "A gente continua oferecendo sempre na esperança de que as coisas estejam melhores", diz a orientadora.  
 
O intercâmbio acadêmico é, em sua essência, uma troca de experiências culturais, conhecimentos, comportamentos e valores. É um conviver que engrandece o âmbito profissional e o pessoal, e permite ao aluno entrar em contato com novas perspectivas e visões de mundo. 
 
Em agosto de 2021, o processo seletivo para o Programa de Intercâmbio Acadêmico abrirá para o primeiro semestre de 2022. Enquanto isso, é necessário esperar e ficar na expectativa da abertura das fronteiras e dos voos internacionais. Para Lina Sena, "o momento que o mundo está passando é exatamente para a gente viver um dia de cada vez”. 
 
A Assessoria para Assuntos Internacionais continua funcionando no formato virtual, embora já tenha retomado as atividades presenciais na Universidade de Fortaleza. Todos os atendimentos estão sendo realizados por meio de plataformas online, como o Google Meet e Zoom, ou por telefone. 

Para mais informações sobre o Programa de Intercâmbio Acadêmico, o setor pode ser contatado pelo número (85) 3477-3127 ou pelo endereço de e-mail: international@unifor.br