null Revista Unifor: internacionalização vai além do intercâmbio

Qui, 11 Janeiro 2024 16:48

Revista Unifor: internacionalização vai além do intercâmbio

14ª edição da revista semestral da Universidade de Fortaleza explora os projetos que ampliam a presença internacional da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Articulando ações existentes e traçando ações para o futuro, a Unifor se torna protagonista no segmento da internacionalização (Foto: Ares Soares)

A Revista Unifor, publicação semestral da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, chega a sua 14ª edição explorando um tema que é fomentado há cerca de 25 anos na Universidade: a internacionalização. O periódico foi distribuído na Colação de Grau 2023.2, que aconteceu no dia 6 de janeiro.

Neste semestre, a revista apresenta, na matéria de capa, os principais projetos que reforçam a liderança internacional da Unifor nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, principalmente por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI). Também destaca-se as visitas de representantes de governos estrangeiros à Universidade em 2023, como as embaixadoras Pavla Havrlíková, da República Tcheca, e Frawley Bagley, dos EUA, além das diversas reuniões e parcerias firmadas com instituições globais.

O periódico também ressalta o protagonismo internacional da Unifor na arte, explorando a agenda de empréstimo de obras da Fundação para museus estrangeiros. Pelo menos oito obras da coleção serão vistas em Berlim, Paris, Berna, Zurique e Bilbao, até 2026.

Ademais, a publicação evidencia o compromisso histórico da Universidade com a responsabilidade social. Nela, é apresentada vidas transformadas pela Orquestra Sanfônica da Escola Yolanda Queiroz, que chega aos dez anos aliando tradição e educação. Também são explorados projetos desenvolvidos na Unifor que apostam na inovação para impactar positivamente a sociedade, especialmente com a utilização de Inteligência Artificial (IA).

Outro destaque da revista é o alto índice de empregabilidade dos egressos da graduação e pós-graduação, que é superior a 85%, reforçando o poder de mercado que possui a Universidade de Fortaleza. Além disso, ressalta-se a excelência dos cursos remotos da Pós-Unifor, que vai lançar, em 2024, seis novas especializações 100% digitais: Tecnologia em Saúde: Inovação e Negócios; Design de Experiência do Usuário (UX); Gestão de Projetos Ágeis e Transformação Digital; Inteligência Artificial; People Analytics: Estratégias de RH baseadas em Dados; e Tecnologia e Inovação na Prática Jurídica.

Nesta edição, os leitores também poderão acompanhar uma entrevista exclusiva com o economista Muhammad Yunus, que foi destaque do Mundo Unifor 2023. Vencedor do prêmio Nobel da Paz, ele fala das primeiras experiências de combate à pobreza, em Bangladesh, e do potencial do empreendedorismo para transformar a realidade social.

Em “Tags”, é possível acompanhar as principais notícias do semestre, como a ação da campanha Doe de Coração no Cristo Redentor. Além disso, livros de discentes, egressos e docentes da Unifor são explorados na coluna “Prateleira”. Também é contada um pouco da história de Mariana Gomes, advogada graduada pela Unifor, que é apaixonada pelas áreas do Direito Digital e do Direito da Criança e do Adolescente. Já na sessão “No Intervalo”, os alunos dizem como  as experiências dentro da Unifor contribuem para cada um deles. Quem também fala sobre a experiência vivida no campus é o formando em Medicina Veterinária, Tayan Rocha, na coluna “Vai Deixar Saudade”.