null Semana de Moda Unifor traz vasta programação com debates, oficinas e desfile

Seg, 4 Abril 2022 15:07

Semana de Moda Unifor traz vasta programação com debates, oficinas e desfile

Evento acontece de 5 a 7 de abril e foi idealizado pelos alunos da disciplina de Produção de Moda


Desfile de encerramento apresenta criações autorais de alunos do curso de Design de Moda da Unifor (Foto: Ares Soares)
Desfile de encerramento apresenta criações autorais de alunos do curso de Design de Moda da Unifor (Foto: Ares Soares)

A Semana de Moda é um dos eventos mais aguardados do mundo. Seja na Europa, nos Estados Unidos ou no Brasil, os desfiles reúnem críticos, estudiosos e amantes do mundo fashion, e os looks desfilados por modelos em passarelas ao redor do globo invadem as redes sociais, colocando em destaque os designers responsáveis por sua criação e execução. 

Atualmente, as Fashion Weeks foram introduzidas no ambiente virtual, o que leva a experiência do presencial à era digital e expande ainda mais o universo fashion. Sabendo da importância desse aclamado evento expositivo para o mundo da moda, os cursos de graduação tecnológica em Design de Moda e Bacharelado em Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizarão, nos dias 5, 6 e 7 de abril, a Semana de Moda Unifor 2022.1. 

O evento é pensado e produzido pelos alunos da disciplina de Produção de Moda do curso tecnológico, ministrada pela professora Renata Santiago. Em sua programação, a Semana traz mesas redondas, Cine Moda, lançamento de livro, oficinas de criação e um desfile final com peças criadas pelos estudantes dos cursos, que acontece presencialmente no último dia do evento, às 20h, em uma estrutura montada no bosque do Bloco G, localizado no campus da Unifor. 

Nova identidade visual 

O curso de graduação tecnológica em Design de Moda foi criado em 2014 e, desde a sua origem, era realizado o UMI - Unifor Moda Integra, evento no qual os alunos desfilavam os projetos mais interessantes desenvolvidos nas disciplinas ao longo do semestre. O objetivo do UMI, de acordo com Luciana Jorge, docente do curso, era apresentar para a comunidade acadêmica e convidados do mercado local os projetos dos alunos, por meio de desfiles e exposições.  
 
Agora, o evento evoluiu para uma Semana de Moda, e, além de desfiles e exposições, traz oficinas, mostra de cinema e outras ações relacionadas ao universo da moda. A docente Renata Santiago explica que essa evolução faz parte de uma transição de identidade visual, que se fez necessária principalmente após a chegada do curso de bacharelado em Moda, e que a Semana será posicionada de uma forma diferente do UMI. 


 
“Algo que estamos trabalhando nessa edição é um formato que abrange várias áreas, pensando em novidades na programação, como o Cine Moda, unindo cinema e debate. Essa Semana de Moda é uma transição para uma outra identidade visual, e a gente também está encarando [o evento] como um lugar de experimentação e de debate das questões que estão acontecendo neste momento, tanto no mundo como dentro de nós, com o intuito de pensar e colocar esses acontecimentos em circulação de várias formas diferentes”, Renata Santiago, professora do curso de Design de Moda da Unifor.

Nessa nova formatação do evento, os alunos dos cursos de Moda poderão expor criações diversas que já tenham desenvolvido ou estejam em desenvolvimento, além de projetos elaborados nas disciplinas. “A semana de moda está focando muito nessa questão autoral, e de dar oportunidade para esses alunos de vivenciar a experiência de uma passarela e ter um espaço para mostrar o seu trabalho”, acrescenta a professora, que também é consultora de imagem e estilo.

Ver a teoria ganhar corpo

A Semana de Moda Unifor atua tanto no âmbito profissional, ao possibilitar uma vitrine para que os alunos apresentem suas criações para o mercado, quanto no estudantil. A iniciativa pode ser encarada como uma estratégia de formação acadêmica, e, para Jorge, o evento é um diferencial dos cursos de moda da instituição.
 
“Além de promover o engajamento do aluno nos eventos e ações do curso, a Semana promove experiências que capacitam e contribuem para a formação acadêmica do futuro designer de moda”, afirma Luciana, que além de professora de Tecnologia Têxtil de ambos os cursos, é Bacharel em Estilismo e Moda.
 
De acordo com Santiago, o intuito principal do evento é justamente mostrar para a sociedade, para o mercado de trabalho e para a academia a potência dos cursos de Moda da Unifor e tudo o que eles são capazes de produzir. Assim, a Semana de Moda surge com a proposta de mostrar essa potência em diversas formas. 

Em adição aos conhecimentos práticos adquiridos com essas iniciativas, os alunos desenvolvem diversas competências e soft skills, como a criatividade, a liderança, o espírito de equipe, a resiliência, a organização e a capacidade de resolver problemas com agilidade. Jorge reforça que a participação dos discentes impulsiona a divulgação, para os públicos interno e externo, das ações e produções realizadas pelos cursos ofertados pela Unifor 

Para Renata, a importância da Semana de Moda Unifor se estende a muitos aspectos, e um deles é a possibilidade de “colocar a intercessão da moda com outras áreas” e “posicionar a moda como uma expressão artística muito potente”, como ela mesma explica. Para ela, os alunos são os mais beneficiados com iniciativas como essas, porque é a partir delas que todos podem, de fato, experimentar, colocar a mão na massa e ver a teoria ganhando corpo. 

“Des-Vestir”

Além de servir como espaço para trocas, exposições e experimentações, a Semana de Moda Unifor 2022 também vai contar com o lançamento do livro “Des-Vestir”, escrito pela professora Renata Santiago. De acordo com a autora, a obra é uma tessitura entre moda, psicanálise e consultoria de imagem e estilo, e traz, na teoria e na prática, a sua experiência de mais de uma década na área. 
 
O livro está dividido em duas partes: “conceito” e “técnica”. A primeira é composta por cinco capítulos teóricos, e traz questionamentos acerca do que é a moda, como acontece a junção da área com a psicanálise, o que é a imagem e o estilo, e o que faz o personal stylist. A parte seguinte possui um teor mais prático, com capítulos sobre os tipos físicos, coloração pessoal, visagismo e análises técnicas em geral. 

“O livro é um convite realmente para se Des-Vestir, para se questionar, para refletir sobre o próprio corpo, sobre sua personalidade, suas intenções, seu estilo de vida. É uma jornada de autoconhecimento, e eu convido o leitor a criar junto comigo uma imagem para si, autoral, com uma escrita que fale dos seus desejos, que fale daquilo que você almeja, tanto a nível subjetivo, mas também a nível social”, recita Santiago.
 
Renata explica que a obra documenta todo o seu percurso metodológico, além de uma caminhada de anos de trabalho, e traz muitos escritos da sua dissertação de mestrado e da sua experiência como professora e pesquisadora. “Eu estou muito feliz, não só com o que está escrito, mas também com a estética do livro. As pessoas têm relatado muito que a obra é um ‘livro-objeto’, mais voltado para o lado artístico, e eu fico muito contente com isso”, finaliza a autora.