null Unifor é sede do Curso de Formação de Treinadores, da CBF Academy

Seg, 21 Agosto 2023 17:24

Unifor é sede do Curso de Formação de Treinadores, da CBF Academy

Estudantes e professor da Universidade de Fortaleza foram contemplados com bolsa acadêmica da Confederação Brasileira de Futebol


Promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, a formação aconteceu de 13 a 20 de agosto e contou com o apoio do curso de Educação Física da Unifor (Foto: Julia Donato)
Promovida pela Confederação Brasileira de Futebol, a formação aconteceu de 13 a 20 de agosto e contou com o apoio do curso de Educação Física da Unifor (Foto: Julia Donato)

A Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz —, dentre muitas coisas, destaca-se também pela promoção e incentivo à prática desportiva de forma ativa. Por meio de espaços destinados ao esporte, instalações e eventos, ela busca enriquecer a experiência da comunidade acadêmica com possibilidades. 

Em vista disso, a CBF Academy, escola da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), selecionou a Unifor para ser sede da parte presencial do Curso de Formação de Treinadores, que aconteceu de 13 a 20 de agosto. A iniciativa teve apoio da graduação em Educação Física e contemplou dois alunos e um professor da Universidade com bolsas de formação.

Com carga horária de 100h/aula (divididas entre 60 horas online e 40 horas práticas), o curso explorou áreas psicológicas e fisiológicas, metodologias de ensino relacionadas ao futebol, além de outros tópicos.

Importância da formação

Docente da graduação em Educação Física, Wilson Saboia foi um dos contemplados com a bolsa. Após o curso, ele comenta que irá processar as metodologias de ensino aprendidas e traduzir em um aprendizado mais científico e prático para os alunos da Unifor.

“A Universidade tem um campus muito interessante. Temos campo society, piscina, pista de atletismo, quadra de tênis e beach tennis. Então o grande ganho para a Unifor é poder produzir ciência, e isso faz com que a nossa sociedade, de forma geral, seja assistida com profissionais que chegam no mercado tendo capacidade e qualidade para ensinar”, destaca Wilson, que também é técnico da Seleção Feminina Brasileira de Futsal.


Além de professor de Educação Física na Unifor, Wilson Saboia também é técnico da Seleção Feminina Brasileira de Futsal (Foto: Julia Donato)

Edson Palomares, coordenador das licenças B, A e Pro, comenta que o mundo tem se preocupado em criar as próprias academias de treinadores. Declara ainda que a formação profissional no esporte é exigência a nível mundial.

“Quem está aqui fazendo parte desse grupo? Treinadores, preparadores físicos, analistas de sistemas do Fortaleza, Ceará e de mais 15 clubes do Brasil e do exterior. Eu queria mostrar algo muito bom que nós temos aqui em Fortaleza, que é a Unifor”, finaliza o profissional.


Edson Palomares é coordenador adjunto da CBF Academy e está ministrando o curso de formação de técnicos (Foto: Julia Donato)

Experiência ainda na graduação

Além do professor Wilson, dois alunos da graduação em Educação Física da Unifor também receberam a bolsa. Héracles Paiva, ex-atleta profissional, é um dos contemplados. Para ele, a oportunidade foi uma surpresa interessante, já que realizou uma qualificação com validade a nível nacional.


Desde que eu parei de jogar profissionalmente, comecei a me dedicar aos estudos e qualificações para agregar à experiência prática conquistada por meio da minha carreira. Fico muito feliz de conseguir realizar esse meu objetivo pelos cursos de Educação Física e da licença B da CBF, tudo isso por meio da Unifor.” — Héracles Paiva, ex-atleta profissional e aluno de Educação Física da Unifor contemplado com a bolsa da CBF Academy

Anderson Saraiva é outro estudante contemplado pela bolsa. Segundo ele, a infraestrutura de ponta da Universidade contribui para um melhor ensino do conteúdo programático da formação. O aluno cita como exemplo os dois campos de futebol da Unifor, que contemplam as exigências da CBF.


A qualidade do gramado já foi aprovada pela FIFA em 2014 para sediar os treinos oficiais das seleções que participaram da Copa do Mundo de Futebol naquele ano. As seleções da Espanha, do México e da Colômbia realizaram seus treinos na Unifor.” — Anderson Saraiva, aluno do curso de Educação Física da Unifor contemplado com a bolsa da CBF Academy

Estrutura completa 

A Universidade de Fortaleza disponibiliza o complexo esportivo universitário mais completo das regiões Norte e Nordeste. Com cinco mil metros quadrados de área, o Parque Desportivo é um convite para quem quer praticar esporte em um local seguro e moderno, contendo pista de atletismo, quadras de futebol, basquete e vôlei, além das quadras de tênis.

Ao corpo acadêmico, o complexo proporciona acesso a equipamentos e instalações que incentivam a prática e o aprimoramento das atividades esportivas, além de complementar atividades acadêmicas e servir de sede para diferentes projetos sociais.


Com 5 mil m² de área, o Parque Desportivo da Unifor é um dos mais modernos do país e abriga diversos equipamentos (Foto: Ares Soares)

Sua estrutura moderna e tecnologicamente avançada atende aos requisitos exigidos pelas federações esportivas brasileiras e internacionais para cada modalidade. Esses espaços também são utilizados para sediar eventos de alcance regional, nacional e internacional.

O Parque Desportivo da Unifor conta com: Ginásio Poliesportivo, piscina semiolímpica, quadras de tênis e beach tennis, campos de futebol oficial e society, Academia e o Estádio de Atletismo.