null Último dia para visitar a exposição Render-ce

Qui, 11 Fevereiro 2021 17:55

Último dia para visitar a exposição Render-ce

O projeto marca o lançamento de parceria para capacitação de artesãos que trabalham com a renda de bilro

Os produtos ficarão expostos somente até esta terça, 16 de fevereiro

Uma "troca rica" entre alunos do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, assim avalia a coordenadora do curso Fernanda Moriconi, sobre o trabalho desenvolvido entre os graduandos da instituição e as rendeiras da Prainha.  Dessa parceria nasceu a exposição Render-ce, na qual foram criados os produtos feitos com a tradicional renda de bilro que ficarão expostos até esta terça, 16 de fevereiro na Loja do Bem, iniciativa do Shopping Iguatemi Fortaleza.

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, se uniu à Loja do Bem e ao Iguatemi no projeto que capacitar artesãos e leva mais visibilidade para o artesanato cearense. O primeiro fruto dessa união é a coleção Render-ce, que exalta o artesanato com a renda de bilro, e marca o lançamento da parceria. Cada produto criado e colocado à venda foi desenvolvido por uma dupla formada por uma rendeira do Centro de Rendeiras da Prainha Luiza Távora, em Aquiraz, e por um aluno do curso de Moda da Unifor.

"Sobre a importância do trabalho dos alunos com as rendeiras, o que posso dizer é que foi uma troca muito rica em relação a verem a realidade delas. Porque eles (graduandos) fizeram encontros presenciais com elas. Viram o centro de rendeiras da Prainha. Além disso, conheceram o ofício da renda de bilros, pois as viram fazendo o trabalho ao vivo. Fizeram uma troca de conhecimentos. Elas explicaram como faziam os desenhos, como escolhiam as cores. Os alunos, por sua vez, quando fizeram as suas criações, solicitaram alguns tipos de desenho e mudanças de cores. Então houve uma troca entre eles, numa sensibilização", explica a professora Fernanda Moriconi.

Entre os produtos apresentados e colocados para comercialização nesta primeira coleção estão bolsas, mochilas, sobretudos, blusas, shorts, saias, calças, brincos, colares, maiôs, roupas infantis e até vestido de noiva. Há ainda artigos de decoração para o lar desenvolvidos com a renda de bilro, como espelhos, jarros, almofadas, cortinas e porta-retratos.

Parcerias

A gerente de Marketing do Shopping Iguatemi Fortaleza, Rachel Mendonça, explica que a parceria com a Unifor foi firmada com o intuito de capacitar artesãos de diversas tipologias da cultura cearense. "Esse projeto nasceu do desejo de desenvolver o artesanato por meio da capacitação dos artesãos, para ajudá-los a ter um negócio sustentável. Estamos conectando conhecimentos, promovendo encontros dos artesãos com alunos da Unifor para terem esta troca, onde cada um entregará o que tem de melhor, e assim, agregar ainda mais valor para cada peça desenvolvida", conta Rachel.

A exposição montada na praça do elevador panorâmico do shopping, piso térreo em frente à Meia Sola, é provisória. Os produtos ficarão expostos até 16 de fevereiro, próxima terça. Os itens que forem vendidos serão entregues aos compradores após a exposição e também serão feitos sob encomenda. Peças da coleção continuarão a ser comercializadas no espaço fixo da Loja do Bem no Iguatemi Fortaleza e no e-commerce da loja.

Sobre a Loja do Bem

A Loja do Bem foi criada em 2015 pelo Shopping Iguatemi Fortaleza, com o intuito de ajudar as pessoas e envolver os seus clientes em uma corrente solidária. A cada edição de produtos comercializados no espaço, uma instituição era ajudada com o valor das vendas. Atualmente, a Loja do Bem tem o objetivo de desenvolver o artesanato cearense, comercializando produtos de artesãos de 48 municípios do estado, que utilizam o espaço para expor seus trabalhos. Os produtos podem ser comprados na loja física no Shopping Iguatemi Fortaleza ou por meio do site lojadobemceara.com.br.

Sobre o Shopping Iguatemi Fortaleza

O Shopping Iguatemi Fortaleza tem 38 anos e faz parte do grupo JCC – Jereissati Centros Comerciais, que também controla shopping centers em Belém (PA) e Campo Grande (MS). O Iguatemi Fortaleza possui números bastantes positivos: são mais de 450 lojas e quiosques que reúnem o mais completo mix de compras, lazer, gastronomia e serviços de Fortaleza, em mais de 90 mil metros quadrados, distribuídos por corredores amplos e projetados para melhor aproveitamento da iluminação natural. Fazer um passeio pelo Iguatemi é experimentar conforto, comodidade e aproveitar o que a vida tem de melhor. Saiba mais em www.iguatemifortaleza.com.br.

Sobre a Unifor

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino particular do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) pelo oitavo ano consecutivo. A qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Universidade também é reconhecida internacionalmente. A Unifor entrou para as melhores universidades do mundo para estudar de acordo com dois rankings de âmbito mundial: o “World University Rankings 2021”, feito pela entidade britânica Times Higher Education (THE), e o QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS).