null Unifor marca presença em mais uma edição do Pint of Science

Unifor marca presença em mais uma edição do Pint of Science

O festival, que chega a Fortaleza de 13 a 15 de maio, promove a ciência de forma descontraída, com palestras simultâneas em bares 


Nesta edição, as palestras serão no Hoots Gastropub, no Meireles, Cantinho do Frango, na Aldeota, e Bulls Beerhouse, na Parquelândia (Foto: Ares Soares)
Nesta edição, as palestras serão no Hoots Gastropub, no Meireles, Cantinho do Frango, na Aldeota, e Bulls Beerhouse, na Parquelândia (Foto: Ares Soares)

De 13 a 15 de maio, o Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, chega a Fortaleza. A iniciativa, que conta novamente com a participação da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, promove a disseminação de conhecimento de forma descontraída, com palestras simultâneas em bares.

Criado na Inglaterra, em 2012, o festival atua em 25 países diferentes. O Brasil é o que terá o maior número de cidades participando do festival este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência. Em Fortaleza, onde o festival ocorre desde 2018, as palestras serão no Hoots Gastropub, no Meireles, Cantinho do Frango, na Aldeota, e Bulls Beerhouse, na Parquelândia, com temas diversos.

Nesta edição, os trabalhos são pesquisas da Universidade de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Embrapa Agroindústria Tropical. A coordenação geral será, mais uma vez, da professora Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor. Além disso, o evento conta com o patrocínio da Funcap, CGV Oftalmologia, ⁠Clínica Conceptus, Metrix Imóveis, Instituto Emergência, Biotec, Alltechs e Cetrede.

Abrindo o festival, às 19h da segunda-feira (13), o professor Daniel Brito, da UFC, sobe ao palco do Hoots Gastropub com a palestra “Uma Máquina do Tempo Chamada JWST”. Será um convite para contemplar a grandiosidade e a complexidade do Universo revelada por essa máquina, que transcende as barreiras do tempo, conectando-nos ao passado, presente e futuro do Cosmos. 

Na sequência, será a vez de “Cyberhate e uso nocivo de redes sociais”, apresentada pela professora Kaline Lima, da Unifor. Preocupação crescente em todo o mundo, Ciberhate refere-se a comportamentos que envolvem discurso de ódio, agressão e discriminação na internet e redes sociais.

Já ma terça-feira (14), às 19h, a programação segue no Cantinho do Frango. O primeiro tema será “Desertificação no semiárido brasileiro desafios, causas e consequências”, com o professor Fred Holanda, da UECE. O assunto é complexo e tem tido atenção especial pela comunidade científica, em função dos danos ambientais e elevado contingente populacional envolvido no processo de degradação da terra em ambientes secos. 

Fechando a segunda noite, Tommaso Giarrizzo, professor visitante na UFC, aborda a origem do plástico que polui praias e ameaça a vida marinha. “Mensagem em uma Garrafa: O Lixo Africano como Visitante Inesperado nas Praias do Ceará” é uma palestra emocionante e cheia de revelações.

O festival encerra na quarta-feira (15), no Bulls Beerhouse. Nivia Dias, pesquisadora da Embrapa, abre a discussão, às 19h, sobre o desequilíbrio de gênero na comunidade científica com a palestra “Mulheres cientistas: por que ainda somos minoria?”. Em seguida, a professora Juliana Melo, da Unifor, apresenta “Apague essa ideia”, com explicações, dados epidemiológicos, influências do hábito, mitos e verdades sobre o cigarro eletrônico. 

Sobre o Pint of Science 

Aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível é o principal objetivo do festival, que busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida. 

“Em um mundo pós-Covid, a importância de discutir ciência se torna mais fundamental do que nunca. A pandemia destacou a necessidade urgente de compreensão científica, informação precisa e colaboração global”, afirma Luiz Almeida, coordenador nacional do evento.

Em 2023, o festival já alcançou um recorde de participação no Brasil, com 120 cidades se unindo à iniciativa, marca que será superada este ano, com a inclusão de 41 municípios que nunca sediaram o evento, e o retorno de vários que haviam deixado de participar da edição anterior. 

Entre os estreantes desta edição, estão os cearenses Brejo Santo e Juazeiro do Norte. “Isso mostra que o festival continua em plena ascensão. E desta vez sairemos dos bares e restaurantes e vamos também para praças públicas e outros locais a céu aberto”, revela o coordenador. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.

Confira a programação

13 de maio (Segunda-feira)

Horário: 19h
Local: Hoots Gastropub (Av. Desembargador Moreira, 125 - Meireles) 

Palestras:  

  • Uma Máquina do Tempo Chamada JWST (Daniel Brito – Universidade Federal do Ceará)
  • Cyberhate e uso nocivo de redes sociais (Kaline Lima – Universidade de Fortaleza)

14 de maio (terça-feira)

Horário: 19h 
Local: Cantinho do Frango (R. Torres Câmara, 71 - Aldeota) 

Palestras: 

  • Desertificação no semiárido brasileiro desafios , causas e consequências” (Fred Holanda – Universidade Estadual do Ceará)
  • Mensagem em uma Garrafa: O Lixo Africano como Visitante Inesperado nas Praias do Ceará (Tommaso Giarrizzo - Professor Visitante na UFC

15 de maio (quarta-feira)

Horário: 19h
Local: Bulls Beerhouse (R. Gustavo Sampaio, 800 - Parquelândia) 

Palestras: 

  • Mulheres cientistas: por que ainda somos minoria? (Nivia Dias – Embrapa Agroindústria Tropical) 
  • Apague essa ideia (Juliana Melo – Universidade de Fortaleza) 

Serviço

Pint of Science 2024
Data: 13 a 15 de maio
Horário e local: conferir programação
Mais informações: Site do evento no Brasil (https://pintofscience.com.br)