null Universidade de Fortaleza realiza parceria com os projetos Somos Um e Trilha Florescer

Seg, 5 Outubro 2020 11:00

As ações sociais são desenvolvidas pelos cursos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda da Unifor

Cursos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda da Unifor realizam ações que auxiliam empreendedoras do bairro Bom Jardim (Foto: Divulgação)

Os cursos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizam parceria com a Somos Um, negócio de impacto social que tem por propósito proporcionar o empoderamento das pessoas a partir do empreendedorismo.

O bairro Bom Jardim, localizado em Fortaleza, é a principal área de atuação para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Fundado por Ticiana Rolim Queiroz, a Somos Um realiza um programa denominado Trilha Florescer, que visa incentivar o empoderamento, fortalecer o comércio local e tem como público prioritário mulheres chefes de família que pretendem conciliar atividades domésticas: as mães com seu próprio negócio. As participantes empreendem nas áreas de gastronomia, costura, artesanato, beleza e comércio no próprio bairro.

Segundo Priscila Medeiros, professora do curso de Design de Moda da Unifor, o contato com a Trilha Florescer iniciou por meio da própria Universidade. “A equipe da Somos Um já trabalhava em parceria com a Unifor. Recebemos o convite para participar do programa e abraçamos esta causa tão importante e relevante, que nos motiva diariamente”, afirma.

O curso de Design de Moda oferece cursos de capacitação para as mulheres que fazem parte do Programa. “As mulheres trabalham com costura, empreendem na moda e necessitam de mais conhecimento. Dessa forma, elaboramos vários cursos de capacitação, para que elas possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível. Os cursos envolvem temáticas diversas: precificação de produtos, planejamento e desenvolvimento de coleção, pesquisa de moda, vendas pelo Instagram. Os cursos estão acontecendo de forma online e as participantes são muito engajadas. É gratificante acompanhar a garra dessas mulheres empoderadas e empreendedoras”, destaca.

Além dos cursos específicos, acontecem mentorias individuais e coletivas. “Muitas mulheres são responsáveis até pelo sustento da casa e mesmo diante dessa situação da pandemia, elas não pararam. Se reinventaram e muitas trabalham com confecção de roupas, produtos de decoração e cursos que auxiliam em como fazer com que um produto se diferencie no mercado”, completa a professora.

As atividades com o grupo de mulheres beneficiados pela Trilha Florescer iniciaram presencialmente em fevereiro deste ano, mas atualmente seguem de forma virtual, devido à pandemia causada pela Covid-19.

Já as ações realizadas pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, acontece por meio da 365LAB, agência experimental coordenada pelos professores Claudio Sena, Jari Vieira, Diego Henrique e Ariana Melo. A agência aproxima os alunos das atividades contemporâneas e futuras do mercado de trabalho.

O professor Diego Henrique explica que o Somos Um e Trilha Florescer foram apresentados à equipe do 365LAB pela direção do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade. “Foi por meio da diretora do centro, professora Danielle Coimbra e do coordenador do curso de Publicidade, Tarcísio Bezerra, que o cliente chegou ao laboratório de práticas do curso”, completa ele.

Segundo Nathália Xavier, head de atendimento na 365LAB, a equipe está conhecendo as mulheres participantes da Trilha Florescer a partir dos núcleos existentes. “Começamos pelas Flores da Costura, grupo de mulheres que se dedicam a esse núcleo. Desenvolvemos algumas identidades visuais, com o objetivo de profissionalizar as marcas e melhorar a apresentação visual para o mercado. A proposta é que a identidade visual estampe cartões de visitas, embalagens e etiquetas dos produtos. Dessa mesma forma, faremos com as flores do núcleo de gastronomia e beleza”, explica.

Nathália destaca ainda as contribuições da 365LAB para o futuro: “a proposta é que o Florescer se transforme em uma loja colaborativa no Instagram, onde possamos expor os trabalhos das flores, servindo de vitrine para o trabalho delas. Este planejamento ainda está em andamento”, finaliza.