null Coletivo Negrada propõe positivação da cultura preta em programações na Universidade de Fortaleza

Coletivo Negrada propõe positivação da cultura preta em programações na Universidade de Fortaleza

Intervenções culturais, mostra de cinema, mesas de conversa e uma aula de antirracismo compõem o evento de tema "ConheciPreto e Antirracismo".


O Coletivo defende que o racismo é um dos principais problemas mundiais que precisam urgentemente de intervenções antirracistas e decoloniais no âmbito teórico e, principalmente, prático. (Foto: divulgação)
O Coletivo defende que o racismo é um dos principais problemas mundiais que precisam urgentemente de intervenções antirracistas e decoloniais no âmbito teórico e, principalmente, prático. (Foto: divulgação)

O Coletivo Negrada, grupo de alunos negros da Unifor, planejou um Novembro Negro com dinâmicas inspiradas em práticas antirracistas, como a de valorizar a cultura negra. A Mostra “Mundo Black Fortal”, instalada no hall do Centro de Convivência, estará em exposição até o dia 30 de novembro com cartazes exibindo personalidades e projetos de pessoas negras.

Em uma programação audiovisual, parceria com o curso de Cinema, a Mostra “Afrovisual” de filmes e curta-metragens dirigidos e protagonizados por pessoas negras e indígenas acontecerá a partir do dia 20 de novembro nas videotecas da Universidade. Já II Semana da Consciência Negra traz, nos dias 21 a 23 e 29 do mês, arte, música, história e consciência antirracista.

O mês de novembro é simbólico para a comunidade negra devido ao 20 de novembro; memorado como dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder Quilombola, que foi assassinado por por lutar pela liberdade do povo negro escravizado.

Programação especial

Com tema geral “ConheciPreto e Antirracismo”, a programação busca a valorizar a produção e cultura negra; apoiar o afroempreendedorismo; promover o conhecimento da história dos movimentos negros; reconhecer o racismo internalizado; incentivar a apropriação do respectivo lugar de fala da comunidade.

A abertura do evento aconte na terça-feira (21), na praça aberta ao lado do Centro de Convivência, em uma mesa de conversa sobre “Resistência Cultural Negra e suas Manifestações”, com o professor Hilário Ferreira; o artista, produtor cultural e pesquisador Jovem Èsù, vindo de Redenção (CE); Alexia Ferreira, do Colagem Negra; e a presença da cantora Lorena Nunes.

A Feira Negra de Fortaleza, projeto de mulheres negras empreendedoras, também estará presente na abertura do evento.

No segundo dia, quarta-feira (22), acontece a segunda edição da aula aberta de Educação Antirracista, na praça aberta ao lado do Centro de Convivência, com o tema “Consciência pra quem? ConheciPreto e Antirracismo na Prática”, debatido por professores e pesquisadores do movimento negro.

Quinta-feira (23), haverá comemoração aos 50 anos do Hip Hop, movimento cultural de base negra e periférica, em parceria com o projeto “Hip Hop Fortal”, portal de notícias sobre a cena local.

No dia 29 de novembro, às 14h30, o Espaço Cultural Unifor recebe o Encontro de Fóruns Negros Universitários: Articulações dentro da Academia, encerrando a programação.

Sobre o Coletivo Negrada Unifor

A coordenação do Coletivo Negrada Unifor – primeiro coletivo de alunos negros promovendo cultura negra e consciência antirracista no campus da Universidade de Fortaleza – atualmente é constituída por Dhara Amorim (Jornalismo), Magi do Carmo (Cinema), Vinicius Pereira (Psicologia), Vinícius Pires (Jornalismo), além de contar com o apadrinhamento do professor de Administração Bruno Lessa, bem como o apoio institucional da TV Unifor e do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES). O coletivo promove ações desde 2022.

Neste semestre (2023.2), o Coletivo Negrada junto ao Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES) concluiu o grupo de estudos “Negritude e Antirracismo”, com enfoque no letramento racial para alunos negros e brancos de vários cursos.

Programação completa

Mostra Mundo Black Fortal

O que: exposição 
Onde: hall do Centro de Convivência
Quando: 16 a 30 de novembro


Mostra de cinema Afrovisual

O que: filmes com direção e protagonismo afrocentrado
Onde: Videotecas
Quando: 20, 21, 23 e 28 de novembro


Feira Negra

O que: bancas de produtos afrocentrados
Onde: praça ao lado do Centro de Convivência
Quando: 21 de novembro, a partir das 9h30


II Semana de Consciência Negra

O que: mesas de conversa e Aulão Antirracista 
Onde: praça ao lado do Centro de Convivência
Quando: 21, 22 e 23 de novembro


Encontro de Fóruns Negros 

O que: Encontro de Fóruns de Estudantes Negros de Todas as Universidades
Onde: Espaço Cultural Unifor
Quando: 29 de novembro, às 14h30

Mesa: “Resistência Cultural Negra e suas Manifestações”

Com: Hilário Ferreira, Alexia Ferreira, Jovem Èsù e Lorena Nunes
Local: praça aberta ao lado do centro de convivência
Horário: 9h30


FEIRA NEGRA

Local: praça aberta ao lado do Centro de Convivência
Horário: 9h-13h

Aulão Antirracista: “Consciência pra Quem? Conhecipreto e Antirracismo na Prática”

Com: Izabel Accioly, JPreto e Vera Rodrigues com mediação de Bruno Lessa
Local: praça aberta ao lado do Centro de Convivência
Horário: 9h30

Especial Hip Hop Fortal: Roda de Conversa “Quem Faz O Hip Hop!”

Com: BAKKARI, Má Dame, Rizzi
Local: praça aberta ao lado do Centro de Convivência
Horário: 9h30

Encontro de Fóruns Negros Universitários

Local: Espaço Cultural Unifor
Horário: 14h30