null Grupos de pesquisa em Nutrição promovem evento de conscientização sobre a endometriose

Grupos de pesquisa em Nutrição promovem evento de conscientização sobre a endometriose

Promovido pela Unifor e pela UECE, a iniciativa une estudos e informações acerca do tema, além de ser ponto de arrecadação de kits de higiene


A dor pélvica intensa é um dos sintomas debilitantes da endometriose, que causa ainda sangramento irregular, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar (Foto: Getty Images)
A dor pélvica intensa é um dos sintomas debilitantes da endometriose, que causa ainda sangramento irregular, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar (Foto: Getty Images)

No dia 15 de março, das 8h às 17h30, será realizado o Summit da Saúde: Perspectivas no Enfrentamento da Endometriose, no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz. O objetivo do encontro é orientar mulheres portadoras de endometriose quanto ao tratamento e enfrentamento da doença. Além disso, visa divulgar informações científicas para estudantes da área da saúde, abordando condutas aplicadas no tratamento em uma perspectiva multiprofissional.

A manhã será reservada para o público de pessoas portadoras de endometriose, e a tarde para estudantes de Nutrição da Unifor, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e de outras instituições e áreas da saúde. As inscrições são gratuitas, mas, para participar, é necessário preencher o formulário online abaixo. O evento emitirá certificado para os participantes.

A organização é resultado de parceria dos grupos de estudo Grupo de Estudos em Nutrição e Saúde da Mulher (GENUSM), coordenado pela professora Denise Oliveira, da Universidade de Fortaleza, Grupo de Pesquisa em Nutrição Materno Infantil (GPNUMI) e Liga Acadêmica em Nutrição e Saúde da Mulher (LANSAM), ambos coordenados pela professora Nara Parente, da Universidade Estadual do Ceará. 

Mais informações sobre a Endometriose

A endometriose é uma condição médica em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce em outros lugares do corpo, como nos ovários ou nas trompas. Este tecido pode causar uma variedade de sintomas debilitantes, incluindo dor pélvica intensa, sangramento irregular, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar. 

Embora a endometriose não tenha cura definitiva, existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas, incluindo medicamentos, terapias hormonais e cirurgias. É importante procurar um médico se você tiver esses sintomas para obter ajuda no manejo da endometriose.

Serviço

Summit da Saúde: Perspectivas no Enfrentamento da Endometriose
Data: 15 de março 
Horário: 8h às 17h30
Local: Auditório da Biblioteca (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Inscrições aqui