null Unifor promove Ciclo de Atualização em Nutrição e Saúde Coletiva

Unifor promove Ciclo de Atualização em Nutrição e Saúde Coletiva

Encontro debaterá sobre a ação de profissionais da área no tratamento de populações ribeirinhas no Amazonas


Profissional nutricionista tem papel fundamental na promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável da população
Profissional nutricionista tem papel fundamental na promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável da população

O curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, realiza, no próximo dia 9 de abril, o Ciclo de Atualização em Nutrição e Saúde Coletiva. O encontro traz como tema “Atuação do profissional nutricionista em populações Ribeirinhas no Amazonas”, voltando atenção para essas comunidades que desempenham um papel indispensável na preservação ambiental e na conservação dos ecossistemas aquáticos. As atividades serão realizadas no auditório A4 da Unifor, das 17h20 às 19h. 

Populações ribeirinhas são grupos de pessoas que habitam áreas próximas a rios e outras fontes de água doce. Essas comunidades geralmente se estabelecem ao longo das margens desses corpos d'água e dependem deles para diversos aspectos de suas vidas, como subsistência, transporte, agricultura, pesca e acesso à água potável. 

Devido à sua proximidade com essas áreas, as comunidades ribeirinhas também podem estar sujeitas a desafios específicos, como inundações sazonais, erosão das margens, poluição da água e acesso limitado a serviços básicos, como a saúde. 

Pensando nisso, o evento visa abordar a importância da preparação profissional e a inclusão social e econômica, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento, pois essas comunidades também desempenham um papel indispensável na preservação ambiental e na conservação dos ecossistemas aquáticos, muitas vezes mantendo conhecimentos tradicionais sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

O encontro vai receber a nutricionista Francylene Barbosa Cavalcante, egressa da Unifor e com experiência em saúde comunitária, com mediação da professora Daniele Souto Galeno, mestre em Saúde Coletiva e orientadora da Liga de Estudo e Pesquisa em Perinatologia (LEPP) da Universidade de Fortaleza.

“Vale ressaltar a importância do profissional nutricionista que busca contribuir para a garantia da saúde por meio da alimentação e nutrição, e tem papel fundamental na promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável da população”, destaca a professora Daniele Souto.

Sobre as palestrantes

Francylene Barbosa
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Graduação com Bacharelado em Nutrição pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Atuou na saúde pública do estado do Ceará na função de Agente Comunitária de Saúde - ACS, em Fortaleza por 12 anos, atuando na promoção da saúde, prevenção de doenças e seus agravos. Atuou também, na linha de frente nos anos 2020 e 2021, época agravante à população brasileira em virtude do COVID-19. Atualmente é residente pelo Ministério da Saúde e Escola de Saúde Pública do Ceará - ESPCE, em São Gonçalo do Amarante, com ênfase em Saúde da Família e Comunidade.

Daniele Souto
Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Fortaleza (2012). Especialista em Nutrição Materno Infantil (Estácio de Sá) (2016). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018). Docente do Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. Professora orientadora da Liga de Estudo e Pesquisa em Perinatologia (LEPP) da Universidade de Fortaleza. Pesquisa nas áreas de Nutrição e Doenças Crônicas/ Letramento em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Serviço

Ciclo de Atualização em Nutrição e Saúde Coletiva
Data: 09 de abril de 2024
Horário: 17h20 às 19h
Local: Auditório A4
Inscrições aqui.