null Ranking THE: Unifor é 1º lugar no Brasil na área de Ciência da Computação

Qua, 26 Outubro 2022 18:01

Ranking THE: Unifor é 1º lugar no Brasil na área de Ciência da Computação

Na categoria “citações em artigos científicos”, a Unifor ficou na 8ª colocação entre as quase mil universidades avaliadas em todo o mundo


Foram avaliados pelo ranking THE os cursos de graduação, bem como os programas de pós-graduação strictu sensu na área de Ciência da Computação (Foto: Robério Castro)
Foram avaliados pelo ranking THE os cursos de graduação, bem como os programas de pós-graduação strictu sensu na área de Ciência da Computação (Foto: Robério Castro)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor instituição de ensino do Brasil, entre públicas e privadas, na área de Ciência da Computação. É o que diz o ranking britânico Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo. O resultado foi divulgado na última terça-feira (25).

O ranking THE avaliou 974 universidades em todo o mundo, considerando os seguintes critérios: ensino (o ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações em artigos científicos (influência em pesquisa), projeção internacional (equipe profissional, estudantes e pesquisa) e investimento na indústria (inovação).

Entre as instituições privadas do Nordeste, a Unifor ficou em primeiro lugar em todos os critérios avaliados. Na categoria citações em artigos científicos, a instituição conquistou a 8ª colocação geral, entre todas as instituições de ensino, públicas e privadas, do Brasil e do mundo.

“Estar entre os primeiros no ranking de citações representa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA), mas, antes de tudo, indica que nossas pesquisas despertam o interesse da comunidade científica e cumprem seu papel de promover o desenvolvimento e a solução de problemas da sociedade por meio da tecnologia”, celebra a professora Fátima Veras, Reitora da Universidade de Fortaleza.

Foram avaliados pelo ranking britânico os seguintes cursos da Unifor: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, bem como os programas de pós-graduação strictu sensu (Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Computação Aplicada, Sistemas Inteligentes, Visualização e Interação e Redes e Sistemas Distribuídos).

“Computação é uma das principais áreas de atuação da Unifor, temos cursos de graduação, pós-graduação, Mestrado, Doutorado e diversos investimentos em pesquisa. Além disso, temos extensa lista de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos junto a empresas e setor público, baseados nas pesquisas e no conhecimento gerado na Unifor. O ranking reflete o trabalho de excelência que temos na área de computação”, acrescenta o vice-reitor de Pesquisa, professor Milton Sousa.

Ranking THE: Unifor é melhor universidade privada do Norte e Nordeste também na saúde

Pesquisa em Ciência da Computação

A Universidade de Fortaleza tem investimento constante nas mais diversas áreas de pesquisa, dentre elas a Ciência da Computação, por meio do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA). Segundo a coordenadora do PPGIA, professora Vládia Pinheiro, as pesquisas e projetos desenvolvidos no programa têm impacto por estarem alinhados à busca pelo avanço científico e por soluções inovadoras para problemas da sociedade em diversos segmentos, como as áreas da justiça, saúde, segurança pública, indústria e gestão pública.     

Além disso, de acordo com ela, a formação dos mestres e doutores em informática aplicada é pautada na inserção dos discentes em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desde o primeiro ano, o que possibilita aos alunos publicações de alto impacto com os docentes e pesquisadores da Unifor.

"Destacamos ainda que o ecossistema de inovação da Vice-Reitoria de Pesquisa, em especial o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor), proporciona ambiente de integração ideal para que os docentes e discentes do PPGIA desenvolvam suas investigações científicas'', complementa.

Confira abaixo as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelo PPGIA.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Investiga técnicas, modelos, métodos e ferramentas para coleta, exploração, modelagem, integração e análise de dados para aplicações em negócios, além dos desafios relacionados a aplicações em Inteligência Artificial, como inferência e previsão. A natureza do curso é essencialmente prática, de forma a capacitar os profissionais para carreiras em Fintech, Inteligência de Negócios e Analítica, bem como para posições governamentais que exigem habilidades em análise de dados e modelagem de aplicações inteligentes.

Engenharia de Software
Pesquisa e desenvolve técnicas, métodos e ferramentas que suportem o ciclo de vida, facilitem a interação humano-computador e promovam a qualidade do desenvolvimento de software, inclusive em ambientes distribuídos, móveis e convergentes com a TV digital.

Computação Aplicada
Pesquisa e desenvolvimento de modelos, técnicas e ferramentas computacionais, objetivando a resolução de problemas de natureza multidisciplinar. As áreas de aplicação incluem Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Pesquisa Operacional e Computação Simbólica.

Sistemas Inteligentes
Relaciona os aspectos ligados à aquisição, representação e descoberta do conhecimento para a produção de sistemas inteligentes. As principais áreas de investigação são sistemas baseados em conhecimento, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, mineração de dados, web semântica, inteligência computacional bioinspirada e sistemas multiagentes.

Visualização e Interação
Aborda modelagem, desenvolvimento e análise de ferramentas e sistemas de visualização e de interação, voltados para diversos tipos de dispositivos e usuários. Técnicas e métodos fundamentados em teorias que tratam as experiências dos usuários, bem como as melhores formas de realizar a modelagem desses tipos de sistemas aplicados e/ou desenvolvidos. Engloba as áreas de Computação Gráfica, Realidade Virtual, Animação por Computador, Jogos, Interação Humano-Computador, Usabilidade, Acessibilidade, TV Digital.

Redes e Sistemas Distribuídos
Pesquisa e desenvolve técnicas, métodos e ferramentas para resolução de problemas nas áreas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, com ênfase em segurança, redes convergentes, redes de sensores sem fio, tecnologias de middleware, computação orientada a serviço e computação em nuvem.

Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela Unifor e acompanhar futuros editais, fique atento à página de Pesquisa e Inovação.

Estude na MELHOR do Norte/Nordeste

Confira as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área.

+ Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo