null Por que ser Unifor?

Seg, 13 Fevereiro 2023 10:45

Por que ser Unifor?

Estudantes de diversas áreas contam por que escolheram a Unifor na graduação. No topo da lista, estão a estrutura de ponta, programas e professores antenados com o mercado e as mil possibilidades do campus


A Universidade de Fortaleza foi eleita a melhor universidade particular do Brasil, de acordo com o Times Higher Education (THE) em 2022 (Foto: Ares Soares)
A Universidade de Fortaleza foi eleita a melhor universidade particular do Brasil, de acordo com o Times Higher Education (THE) em 2022 (Foto: Ares Soares)

À primeira vista, é a grandeza do campus que salta aos olhos de quem está desembarcando agora na Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, para realizar o sonho da graduação.

Os bosques verdes, com seus vários espaços para ter um momento e conversar com os colegas não passam despercebidos, juntamente com blocos e blocos de cursos das mais variadas áreas, repletos de salas e laboratórios de ponta, e das tantas atividades extraclasse possíveis — da Academia aos centros esportivo e cultural, passando pelos projetos de extensão.

Alunos de diversos ramos do conhecimento contam, porém, que os motivos que os levaram até a Unifor vão além da estrutura e das mil possibilidades oferecidas aqui. Passam, também, pelos programas e professores antenados com o mercado de trabalho, pelas oportunidades de internacionalização e pela universidade estar tão bem colocada em rankings internacionais conceituados.

Se todos concordam que estudar na melhor universidade particular do Brasil pesa no currículo, cada história é única e traz sonhos próprios de concluir o ensino superior. Por isso, com a palavra, nossos mais novos estudantes!

Na busca por realização profissional, a maior universidade

O desejo de estudar Educação Física já acompanhava Maria Araruna, de 27 anos, desde o colégio, mas as circunstâncias da vida a levaram a cursar administração em outra instituição. Ela dedicou os últimos anos a cuidar do filho, que teve aos 23, e a trabalhar na pousada que mantém em Canoa Quebrada, até que decidiu retornar para Fortaleza. Arrendou o empreendimento e aproveitou para buscar um sonho antigo.

“Consegui realmente entender o que eu queria mesmo e precisava fazer pra me realizar profissionalmente. Já tenho uma profissão, mas ainda faltava fazer uma coisa que eu amasse de verdade”, conta, sobre os caminhos que a levaram até o curso atual.

A experiência na primeira graduação em administração, que estudou em outra universidade, não foi muito positiva. Maria revela que, diante da baixa oferta de disciplinas e da dificuldade de preencher a grade de cada semestre pela carência de alunos, ela trancou o curso. “Quando decidi cursar Educação Física, falei: quero ir para a melhor e a maior universidade de Fortaleza, que é a Unifor. Não queria passar por isso novamente”, explica.

Nos primeiros dias de aula, o tamanho do campus a impressionou, apesar de já ter frequentado a Universidade por ter uma irmã graduada pela instituição. É que, com blocos que abrigam muitos cursos, Maria está animada com a possibilidade de interagir com pessoas das mais diversas áreas do conhecimento. 

E se ela entrou na Unifor querendo atuar especialmente em academia, o olhar já se abriu para a vastidão da área de educação física no contato com um Parque Desportivo robusto e na oferta de tantos esportes diferentes. 


“Um dos diferenciais da Unifor é que muitos professores são filhos da própria Universidade: ou se formaram aqui ou fizeram pós-graduação aqui, e isso é muito interessante. Também vejo muito incentivo ao esporte, a recrutar atletas. Achei tudo muito legal. Pela conversa com os docentes, já vi que tem um mundo aqui dentro que eu ainda preciso descobrir”Maria Araruna, aluna do primeiro semestre de Educação Física

Melhor estrutura para mergulhar na Moda

Fortaleza é uma cidade da moda, que aguça a criação e abraça eventos que reúnem estilistas, marcas locais e muita personalidade. Encantada com este universo que desbravou ao participar do Dragão Fashion Brasil (DFB), maior encontro de moda autoral da América Latina, a estudante Maria Luiza Lopes, de 19 anos, decidiu trocar a graduação tecnológica em design de moda que fazia na cidade de João Pessoa e migrar para o bacharelado em Moda da Unifor. 

“No DFB, conheci um rapaz que tinha uma loja e lembrei que ele falou que fazia Unifor. Fui pesquisar e gostei muito, muito, muito da universidade”, relata. Depois de dois meses coletando informações, convenceu os pais de que esta seria a melhor escolha para seu futuro profissional. Não foi difícil convencer a si mesma e à família: a estrutura da Universidade já chamava atenção nas buscas pela internet, mas a grade curricular esvaiu quaisquer dúvidas de Maria Luiza.

Eu me encantei porque tem muita disciplina que não estudava. Comecei a estudar design de moda sem saber se queria trabalhar com isso mesmo, mas me apaixonei. Então, antes de decidir com o que vou trabalhar, acho importante explorar todas as áreas e descobrir realmente o que eu gosto. A Unifor vai me dar isso”, conta.

Faz duas semanas que Maria Luiza foi presencialmente conhecer a Unifor. A visita e os primeiros dias de aula já encheram seus olhos, especialmente pelos laboratórios. Ela diz estar ansiosa para usar os equipamentos, com os quais pode fazer serigrafias e estampas nos tecidos. O diálogo estreito com o mercado e ter um campus integrado também lhe deixaram contente com a instituição que escolheu. “Não esperava tudo isso”, afirma.


“Vi que a Unifor oferece muitas oportunidades e apoio para as pessoas se inserirem no mercado. Ainda estou no começo do curso, mas vendo as oficinas e sabendo dos vários eventos que teremos e da existência da Central de Carreiras, espero que a Universidade possa ajudar a me inserir no mercado aqui em Fortaleza, que é um lugar de muitas oportunidades em moda no Nordeste”Maria Luiza Lopes, estudante do Bacharelado em Moda

Professores antenados com o mercado, inclusive o financeiro

Rafael Perez, de 17 anos, acaba de concluir o ensino médio para desembarcar no curso de Ciências Econômicas. Quer se dedicar ao mercado financeiro e sonha em trabalhar em uma grande empresa, mas não sem antes fazer um intercâmbio fora do Brasil para desenvolver competências de um cidadão global. Qual o melhor lugar que achou para isso? A Universidade de Fortaleza!


“A Unifor tem muitos professores ligados ao mercado, vários projetos de empreendedorismo e oferece muitas oportunidades de intercâmbio. A estrutura é perfeita, e minha expectativa é adquirir muito conhecimento e logo começar a estagiar” Rafael Perez, estudante de Ciências Econômicas.

O “combo” na Unifor está mesmo completo. A Universidade tem a Assessoria para Assuntos Internacionais, com muitas oportunidades e estímulos a quem quer estudar fora do país. E, nas mais diversas áreas, os professores são conectados ao mercado de trabalho. Não faltam projetos para incluir os alunos neste universo.

Por enquanto, Rafael ainda está conhecendo a Universidade e se adaptando aos horários. Afinal, sair do colégio para o ambiente acadêmico é como desbravar um novo mundo, e é a isso que ele tem se dedicado.

Já percebi que o campus da Unifor é bem diferenciado, tudo é muito estruturado, e o jeito dos professores explicarem as matérias tem um método bem diferente, mas didático”, conta. E nessa saga, ele já está fazendo Academia lá mesmo, por enquanto um dos seus locais extraclasse favoritos na instituição.

Paixão pelo campus e sede de criar projetos na Arquitetura

Agora, uma parada em Arquitetura e Urbanismo. Lá encontramos Vinícius Sucupira, de 18 anos, muito animado com a graduação que acaba de começar. É que ele passou boa parte da vida em dúvida se faria odontologia ou arquitetura, mas foi só acompanhar de perto o trabalho de uma profissional e assumir as escolhas durante uma reforma na sua casa que decidiu abraçar o curso. 

“Tomei a frente da reforma e tive certeza de que minha paixão era a arquitetura. Quero criar e colocar meus projetos para fora”, diz. Escolha do curso ok, era hora de pesquisar as universidades. A arquiteta da obra em sua casa indicou a Unifor, e ele correu para conhecer mais a instituição. “Eu me apaixonei primeiro pelo campus e agora pelas aulas, por tudo. Fui em outra faculdade mais em conta, mas me identifiquei com a Unifor”, expõe. 


“Estou amando estudar na Unifor. As aulas são bastante didáticas e os professores são incríveis e acolhedores. A variedade do campus me chamou muito a atenção. Tem videoteca, espaços de convivência, academia, locais pra você só sentar e conversar ao ar livre. Sempre que posso, fico por ali para aproveitar”Vinícius Sucupira, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo

Com toda a estrutura de ponta que a melhor do Brasil oferece, a expectativa de Vinícius ao longo da jornada acadêmica é de aprender bastante e se tornar um profissional renomado na cidade. “A Universidade oferece uma estrutura enorme. Lá, cabe todo tipo de pessoa. Isso facilita contatos. Fora isso, ter o nome da Unifor no currículo pesa para o mercado”, acredita.

Aprender com muita prática e “mão na massa”

Taiane Souza, de 19 anos, está cursando Estética e Cosmética na Unifor. Ela, que sempre gostou muito da área da beleza, a via somente como um hobby, mas logo percebeu que poderia transformar a atividade, que a faz sentir calma, em uma profissão de fato. “Encontrei o curso e me encontrei”, ela diz.

“Escolhi a Unifor porque é uma Universidade com muitas avaliações positivas e foca muito nas práticas. Gosto de colocar a ‘mão na massa’ e aprender. Sei que o aprendizado da Unifor é muito diferenciado porque foca muito no paciente, no cuidado com o outro” Taiane Souza, aluna do curso de Estética e Cosmética

Mas a simpatia pela Universidade vem desde os tempos de criança, quando fazia sessões de fisioterapia no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). E o sonho de estudar na Unifor não decepcionou agora que se tornou realidade.

“Esse início de semestre superou todas as minhas expectativas. O acolhimento dos professores, as aulas realmente sendo bem aproveitadas, as práticas já começaram. O curso é mais do que eu esperava”, compartilha. Agora, a expectativa de Taiane é realmente adquirir mais aprendizado e conseguir aplicá-lo para fora da sala de aula, no seu trabalho na área!

Quem já está há mais tempo também conta porque escolheu a Unifor

Não são só os calouros. Quem está há mais tempo na Unifor também conta porque escolheu a Universidade como alicerce para construir o futuro profissional. Estudante do último semestre de Engenharia de Produção, Lohana Rios optou pela Unifor duas vezes.

Ela se formou na instituição em Engenharia Civil pela primeira vez e celebra ter conseguido concluir o curso com uma gravidez na reta final graças ao apoio dos docentes e da Universidade. Mas o mercado de trabalho não lhe rendeu como esperava com uma criança pequena, e ela decidiu recalcular a rota profissional e cursar Engenharia de Produção.

Lohana menciona que conseguiu oportunidades de estágio e de emprego com a ajuda dos professores. Hoje, prestes a concluir a segunda graduação, trabalha em uma empresa multinacional. 

“A Unifor é a melhor particular, sem sombra de dúvidas. Aqui recebi força na parte profissional e pessoal. Os professores são muito acolhedores. Dentro do curso, consegui publicar vários artigos, inclusive em congresso internacional. É uma Universidade conhecida. E o nome pesa, agrega no nosso currículo”Lohana Rios, egressa do curso de Engenharia Civil e aluna de Engenharia de Produção

A estudante Shayra Melissa, de 22 anos, concorda. Transferida de outra instituição, ela cursa Engenharia Civil na Universidade há cerca de um ano, desde que se mudou do Cariri. “Sempre vi notícias sobre a Unifor, o campus, tanto o espaço físico quanto a qualidade de ensino, e é a melhor particular do Brasil. Então, quando voltei para Fortaleza, não pensei duas vezes em escolher a Unifor”, conta.

Ela relata que o curso a surpreende a cada dia e que foi na Unifor que descobriu quão amplas são as oportunidades de segmentos da engenharia civil. Para a aluna, a Universidade possui um modo diferenciado de preparar o corpo discente no âmbito profissional.


“Costumo dizer que a Unifor nos prepara de maneira diferenciada para o mercado de trabalho, para que você, aluno, realmente saia com um ‘pézinho’ na efetivação ou empreendimento próprio. Os professores ajudam de toda forma possível, nos preparando para o mundo real, com dicas valiosas para que sonhemos com os pés no chão” Shayra Melissa, estudante de Engenharia Civil